TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM 

Por:   •  23/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1.        ANALISE COMBINATÓRIA        2

1.1.        PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM        2

1.2.        TIPOS DE COMBINATÓRIA        2

1.2.1.        ARRANJOS        3

1.2.2.        COMBINAÇÕES        3

1.2.3.        PERMUTAÇÕES        4

1.3.        EXERCICIOS RESOLVIDOS        5

BIBLIOGRAFIA        7


  1. ANALISE COMBINATÓRIA

A análise combinatória, ou simplesmente combinatória, são cálculos que permitem a formação de grupos relacionados à contagem. Permitindo fazer análise das possibilidades e das combinações possíveis entre um conjunto de elementos e por isso, é muito utilizada nos estudos sobre probabilidade e lógica.

  1. PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM

O princípio fundamental da contagem diz:

Quando um evento é composto por n etapas sucessivas e independentes, de tal modo que as possibilidades da primeira etapa é x e as possibilidades da segunda etapa é y, resulta no número total de possibilidades de o evento ocorrer, dado pelo produto (x) . (y)”.

Sendo assim, no princípio fundamental da contagem, multiplica-se o número de opções entre as escolhas que lhe são apresentadas. Como exemplo, podemos pensar na combinação de roupas de uma garota, se ela possui 3 tipos de calças, 4 tipos de blusas, 2 tipos de sapatos e 3 tipos de bolsas, logo, para saber quais as diferentes possibilidades que a garota possui basta multiplicar o número de peças: 3 x 4 x 2 x 3 = 72. Então é valido dizer que a garota possui 72 possibilidades de combinações diferentes para o uso das peças de roupas e dos acessórios apresentados.

  1. TIPOS DE COMBINATÓRIA

A combinatória utiliza de importantes ferramentas, ou seja, há três tipos básicos de agrupamento dos elementos: arranjos, combinações e permutações. Todas utilizam o fatorial.

  1. ARRANJOS

        Nos arranjos, os agrupamentos dos elementos dependem da ordem e da natureza dos mesmos. Para obter o arranjo simples de n elementos tomados, p a p (p ≤ n), utiliza-se a seguinte expressão:

[pic 1]

        Um exemplo claro de arranjo são as eleições, sendo 20 deputados concorrentes a 2 vagas no estado de São Paulo, de quantas maneiras distintas a escolha poderá ser feita? Vale lembrar que nesse caso, a ordem é importante, já que altera o resultado final.

[pic 2]

Então, o arranjo pode ser feito de 380 maneiras diferentes.

  1. COMBINAÇÕES

        As combinações são subconjuntos em que a ordem dos elementos não é importante, entretanto, são caracterizadas pela natureza dos mesmos. Sendo assim, para calcular uma combinação simples de n elementos tomados p a p (p ≤ n), utiliza-se a seguinte expressão:

[pic 3]

        Exemplificando, pode-se pensar na escolha de 3 membros para formar uma comissão organizadora de um evento, dentre as 10 pessoas que se candidataram. Para tanto, Maria, João e José são os escolhidos. De quantas maneiras distintas esse grupo pode se combinar?

        É importante ressaltar que ao contrário dos arranjos, nas combinações a ordem dos elementos não é relevante. Os cálculos então serão:

[pic 4]

        Logo, existem 120 maneiras distintas de combinar os 3 membros da comissão.

  1. PERMUTAÇÕES

        As permutações são agrupamentos ordenados, aonde o número de elementos (n) do agrupamento é igual ao número de elementos disponíveis, expresso pela fórmula:

[pic 5]

        Para exemplificar, pode-se pensar de quantas maneiras diferentes poderiam surgir a sequência de resultados dos 5 números que saíram na loteria: 11, 12, 44, 52, 61.

        Sendo assim, os números que compõem o resultado final é uma sequência de 6 números, então:

[pic 6]

        

Logo, o resultado final da loteria, podem ser permutados 720 vezes.

  1. EXERCICIOS RESOLVIDOS

1) De um total de 6 pratos à base de carboidratos e 4 pratos à base de proteínas, pretendo fazer o meu prato com 5 destes itens, itens diferentes, de sorte que contenha ao menos 2 proteínas. Qual é o número máximo de pratos distintos que poderei fazer?

Se não houvesse a restrição das duas proteínas, o cálculo seria simplesmente C10, 5:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com