TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de estatísticas no negócio-vida

Pesquisas Acadêmicas: O uso de estatísticas no negócio-vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A estatística nasceu com a necessidade de se construir tabelas de dados para o governo e hoje está presente em quase todos os momentos de nossas vidas, como por exemplo, na infância quando necessitamos de tomar aquelas primeiras vacinas que são obrigatórias, o governo para aplicar estas imunizações realizou e continua a realizar estudos estatísticos que são capazes de apresentar dados de incidência de certas doenças e necessidade de se precaver através das imunizações.

A partir do século XIX, o desenvolvimento dos cálculos de probabilidade e outras metodologias matemáticas foram necessários, o aperfeiçoamento e o estudo mais detalhado sobre a estatística.

A estatística hoje consiste em uma metodologia para obtenção, organização e analise de dados que auxilia na tomada de decisões onde as situações sejam de incerteza. Atualmente está tem sido uma ferramenta muito utilizada nas empresas que vivem em situações desse tipo constantemente.

Estatística descritiva

A estatística pode ser dividida em duas partes, estatística indutiva e estatística descritiva, será abordada neste trabalho apenas a estatística descritiva que tem como objetivo principal descrever os dados coletados de forma clara e objetiva através de gráficos e tabelas.

A estatística descritiva pode ser dividida em algumas etapas como a seguir:

Definição do problema;

Planejamento;

Coleta dos dados – critica dos dados;

Apresentação dos dados – tabelas e gráficos;

Descrição dos dados;

A apresentação dos dados através de gráficos torna a visualização mais rápida e facilitada, porém as tabelas ajudam a ter uma precisão maior na analise dos dados. São vários os tipos de gráficos que podem ser utilizados a fim de apresentar os dados de forma resumida, no entanto é necessário seguir algumas regras para tão execução.

A distribuição de freqüência é uma das formas de se tabular os dados em classes de ocorrência ou às vezes em freqüência acumulada, lembrando-se que quando se constitui uma tabela, ela tem que ser feita com tal clareza que o leitor não necessite obrigatoriamente ler um texto que a acompanhe para entender do que se trata a mesma.

Para se iniciar a distribuição de freqüência obtemos os dados, os mesmos são classificados como dados brutos, pois ainda não estão organizados, ao os ordenar passamos a chamar estes dados de rol, assim sendo rol é uma seqüência ordenada de dados brutos. A freqüência denominou através do numero de elementos que fica relacionado a um determinado valor da variável, constituindo a partir daí uma tabela que recebe o nome de distribuição de freqüência.

Quando se trata de um número grande dados torna-se mais viável o agrupamento dos valores em vários intervalos, para a construção de uma tabela de distribuição de freqüência com intervalo de classes é necessário que se determine alguns dados como:

Amplitude total da distribuição – obtido através da diferença entre o limite superior (LS) e o limite inferior (LS), ou seja, AT =LS – LI.

Número de classes - obtido através da raiz de n (n é o numero de valores da variável).

Limite de intervalos – calculado através da fórmula h = H/k.

Ponto médio de uma classe – ponto que divide o intervalo em duas partes iguais.

Freqüência simples ou absoluta (fi) – o numero de vezes que uma determinada observação aparece em determinada classe.

Freqüência relativa (fri) – a apresentação em porcentagem da freqüência.

Freqüência acumulada (Fi) – é o acumulo obtido através da soma dos limites inferiores aos superiores.

Freqüência acumulada relativa – é a apresentação em porcentagem da freqüência acumulada.

Distribuição de freqüência sem intervalos de classe – feita quando a variável é discreta.

A representação gráfica de uma distribuição de freqüência é feita geralmente através de um histograma, de um polígono de freqüência ou por um polígono de freqüência acumulada.

- Histograma é formado por um conjunto de retângulos justapostos, cujas bases se localizam sobre o eixo horizontal, de tal modo que seus pontos médios coincidam com os pontos médios dos intervalos de classe.

- Polígono de freqüência é um gráfico em linhas, sendo que as freqüências são marcadas sobre perpendiculares ao eixo horizontal, marcadas exatamente nos pontos médios do intervalo de classe.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com