TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRÕES E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 2º GRAU

Por:   •  4/4/2016  •  Artigo  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 8

PADRÕES E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

O presente trabalho é uma resenha crítica do artigo “Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico” da autoria de Antonio Borralho e Elsa Barbosa, tal estudo pretende compreender o significado da utilização, na sala de aula, de padrões num contexto de tarefas de investigação de forma a melhorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. O ponto de partida assentou em quatro aspectos: (1) imagem da Matemática; (2) conexões matemáticas; (3) raciocínio algébrico; e (4) comunicação matemática.

No artigo Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico o autor utiliza como metodologia uma abordagem qualitativa e interpretativa, para compreender o significado da utilização em sala de aula de padrões num contexto de tarefas de investigação. Usando uma metodologia, de estudos de caso apresentando o modo como resolviam tarefas de álgebra, nomeadamente envolvendo sequências pictóricas, durante e depois da experiência.

Quanto à estrutura do artigo apresenta uma linguagem de fácil compreensão, por se tratar de artigo cientifico predomina o caráter dissertativo argumentativo na sua estrutura. A metodologia utilizada é de natureza interpretativa, de tipo qualitativo e na modalidade de estudo de caso.

O autor inicia sua abordagem tendo como foco a importância de debater sobre o pensamento algébrico para o domínio da álgebra.

Na busca por conhecer, interpretar e solucionar as atividades propostas, os alunos acabam se envolvendo de forma ativa com a matemática, e esta deixa de ser estática e “chata” para ser dinâmica. As investigações constituem um contexto extremamente favorável para gerar boas aulas de discussão entre alunos e professor, o qual assume papel de moderador, garantido que sejam comunicados os processos mais significativos e estimulando o questionamento contínuo entre os alunos.

De modo a reassaltar a importância da diversificação metodológica de modo a favorecer o pensamento algébrico e o significado de símbolo. O cuidado com a metodologia adotada de modo a favorecer a aprendizagem, através do desenvolvimento e da compreensão da linguagem algébrica. É de suma importância que o professor consiga envolver os alunos em todas as tarefas.

Uma das formas de favorecer o desenvolvimento do pensamento algébrico é incentivar e valorizar diferentes formas de representação de ideias e relações matemáticas usando recursos diversos: linguagem natural, símbolos matemáticos, tabelas e gráficos.

Sendo que os problemas que envolvem raciocínio algébrico podem ter inúmeras resoluções, deste modo os alunos podem explorar diferentes caminhos de resolução. É neste momento que compete ao professor incentivar ao alunos explorar diferentes caminhos para chegar a resoluções, motivando, orientando e promovendo o desenvolvimento do pensamento algébrico.

Por que é importante a competência algébrica? É importante destacar que durante uma investigação matemática, o professor também pode desenvolver uma atitude investigativa em relação à matemática e em relação a sua prática. Em qualquer dos casos, a investigação surge como uma poderosa ferramenta de construção do conhecimento, não dispensando, no entanto, o estudo, o reconhecimento daquilo que já foi feito por outros, a busca por recursos que possam facilitar o trabalho, e a socialização com comunidades de discurso e aprendizagem.

A perspectiva sobre a Álgebra e o pensamento algébrico acima apresentado reforça a ideia de que este tema não se reduz ao trabalho com o simbolismo formal. Pelo contrário, aprender Álgebra implica ser capaz de pensar algebricamente numa diversidade de situações, envolvendo relações, regularidades, variação e modelação. Resumir a atividade algébrica à manipulação simbólica equivale a reduzir a riqueza da Álgebra a apenas a uma das suas facetas.

Diante do estudo realizado evidencia que o desenvolvimento do pensamento algébrico requer uma combinação cuidadosa e adequada das tarefas que promovam a generalização e a progressiva formalização. Este trabalho deve apoiar-se no uso de múltiplas representações tais como símbolos, linguagem natural, tabelas numéricas, gráficos e outras representações informais usadas pelos alunos. No entanto, mais importante do que usar uma única representação, que destaca um aspeto específico, é a capacidade de traduzir uma representação na outra, trazendo mais significado ao trabalho algébrico.

O estudo do artigo citado anteriormente é indicado para estudantes do curso de matemática, professores de matemática e profissionais da área da educação que buscam uma melhor compreensão sobre as questões que envolvem o pensamento algébrico e o domínio da álgebra.

Em suma, a obra de António Borralho e Elsa Barbosa incita a reflexão sobre a introdução de conteúdos algébricos destacando a importância que se deve dar a metodologia adotada para a aprendizagem eficiente, de modo a despertar nos alunos o interesse para solucionar as proposições.

O autor António Manuel Águas Borralho atua na Universidade de Évora. Publicou doze artigos em revistas especializadas e sete trabalhos em atas de eventos, possui vinte e um capítulos de livros e sete livros publicados. Atua na área de Ciências da Educação, nas suas atividades profissionais interagiu com quarenta e seis colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Elsa Barbosa atua no centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora em Portugal. Sendo uma dos grandes estudiosos na área de matemática em especial álgebra.

Trabalho realizado por Renata dos Reis Pinho Santos, acadêmica do Curso Licenciatura em Matemática da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 2º GRAU

O aprendizado da matemática deve ter como principal objetivo contribuir na formação da cidadania. A sua evolução está associada à inserção do indivíduo, no mundo do trabalho, da cultura e das relações sociais.

Ao analisar o texto Modelagem Matemática no ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau de Leonardo Dourado de Azevedo Neto, quando estudante da Universidade Federal de GOIÁS_CAMPUS catalão, propõe em seu texto um breve histórico do ensino da matemática e os propósitos da sua aprendizagem, bem como a importância de metodologias de ensino que se adaptem ao conteúdo a ser ensinado, permitindo relacionar os conteúdos ao cotidiano do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com