TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem

Por:   •  19/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 6

3.2 Linha I - Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem

 Ementa: Ementa: Estudos e pesquisas sobre formação e desenvolvimento profissional, tendo em vista a análise do trabalho docente em suas diferentes dimensões, práticas e perspectivas, de modo a compreender € a intervir nos processos de ensino-aprendizagem em diferentes contextos, níveis e modalidades.

Temas de pesquisa: Formação e desenvolvimento profissional; Práticas pedagógicas; Ensino-aprendizagem; Didática e metodologias especiais; Trabalho docente; Tecnologias e educação; Subjetividade docente e saúde de professores.

TÍTULO DA PROPOSTA DE PESQU ISA

Em conformidade com o Anexo I, do Edital 046/2023

TEMA (200 caracteres com espaço)

Período pós- pandemia no ensino:

Neste item, o(a) candidato(a) deverá identificar o que pretende investigar, em conformidade com o tema escolhido, selecionando, para tanto, uma parcela delimitada de um assunto da área de Educação.

A saúde do docente é primordial, não havendo condições do sistema ensino-aprendizagem operar sem essa estar em condições. O Estado deve dar todo suporte para que esse profissional tenha condições salutares de trabalhar.

PROBLEMA DA PESQUISA (1000 caract com espaço)

Relacionada ao tema, a questão de estudo consiste em uma interrogação que o(a) pesquisador(a) lança à realidade com a intenção de respondê-la por meio da pesquisa proposta.

O professor é importante em todos níveis de ensino, público ou privado. O cerne dessa categoria é transmitir conhecimento, ensinar.

A pandemia foi um período de emergência sanitária, que dizimou, aproximadamente, 650 mil pessoas e deixou outras com sequelas, em face do contágio da Covid. Os professores de MG passaram a sofrer, também, de doenças mentais. Não dispõem de programa estadual de saúde ocupacional, que possa tratar ou amenizar essas doenças mentais, contraídas antes ou pós covid, e que precisem de um apoio médico ou psicológico, constante. Os docentes não tinham lazer naquele período, apenas trabalho.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) abrange apenas discentes e não docentes, o que é errado. Em MG não existe nenhum tipo de levantamento que visa a saúde dos professores. Se for criado um programa ocupacional, que além de coletar dados, dê suporte aos profissionais, como será que ficarão as condições de ensino nas escolas, sendo investimento para o próprio estado.

 

JUSTIFICATIVA (2500 caracteres com espaço)

Neste item, o(a) candidato(a) deverá refletir sobre o porquê da realização da pesquisa, discorrendo sobre sua importância para a área de Educação e também para a sociedade.

Após a pandemia, o processo de retomada das aulas, envolveu diretamente o empenho dos docentes, todavia, esses, bem antes do período sanitário, já eram acometidos de doenças mentais, como: ansiedade, depressão, síndrome do pânico, estresse, etc. Enfermidades que apareciam em face das diversas dificuldades e situações diuturnas a que eram submetidos.

A classe dos professores, historicamente, sofre: pela falta de reconhecimento governamental, defasagens salariais, falta de amparo de gestores educacionais, problemas disciplinares de discentes, precariedade na participação dos familiares nas rotinas dos alunos, inclusive correcionais, entre outros fatores, que, funestamente, fazem parte do cotidiano desses profissionais.

Quando trazemos essa realidade para o estado de Minas Gerais, observamos que este ente federativo não dispõe de um programa de amparo aos profissionais da educação. Pouco, ou nada, foi investido em pró da saúde ocupacional das classes dos mestres das escolas públicas, Precendemente ao isolamento social, eles já sofriam pelos problemas mentais e psicológicos, licenciando-se, através de atestados médicos, por curtos e até longos períodos, sendo necessário para o estado substituir cada professor que se ausenta da sala de aula, em face de problemas de saúde.

Cada professor que se afasta, gera encargos financeiros para o estado, visto ser necessário ele pagar o docente licenciado, bem como pagar o salário daquele que o irá substituir, ou seja, será necessário manter dois profissionais, simultaneamente, representando um ônus para a administração pública estadual. “A secretaria Municipal de Educação no município do Rio de Janeiro emitiu 3.055 licenças por doenças relacionadas ao estresse e à depressão”, onde “um professor é licenciado a cada três horas por doenças ligadas ao estresse” (D’AGOSTINI, 2019). Isso é um exemplo numérico das consequências das doenças mentais a que o professor está sujeito e como os municípios, estados e União são atingidos, e diretamente alunos, pais e toda uma cadeia ligada ao docente licenciado, inclusive os familiares deste.

Necessita-se que os estados adotem políticas públicas, voltadas para saúde ocupacional dos professores. O cenário considerado é o estado de MG, que deve dar a devida atenção a essa classe, para amenizar e resolver esse problema de saúde mental dos educadores, que prejudica odo o sistema de ensino-aprendizagem e terceiros, de um modo geral.

 

OBJETIVO GERAL (400 caracteres com espaço)

O objetivo geral sintetiza o que se pretende alcançar com o desenvolvimento da pesquisa. Assim, este item relaciona-se diretamente à questão de estudo, esclarecendo e direcionando a pesquisa de maneira ampla.

O objetivo desse trabalho será conceber a necessidade do governo de Minas Gerais criar um programa de saúde ocupacional, que possa assistir efetivamente os professores da educação básica, em todos os níveis. Promover um acompanhamento, de modo que se seja possível tratar a saúde mental dos profissionais, antes que desenvolvam ou piorem qualquer enfermidade que já exista.

 

OBJETIVO ESPECÍFICOS (1000 caracteres com espaço)

Formule os objetivos que evidenciam o desdobramento do objetivo geral

Os objetivos específicos são:

Apresentar os problemas psicológicos e mentais que os docentes já apresentavam antes do período da pandemia, bem como aqueles que surgiram durante e após o período considerado, de modo a comprovar que a classe já sofria de graves doenças psicológicas e mentais e que a pandemia piorou esse cenário; que esses profissionais são propensos a desenvolver esses problemas;

Mostrar as dificuldades que os professores enfrentaram durante a pandemia, para lecionar, elencando todos os fatores dificultadores, os quais os profissionais enfrentaram, cotidianamente, por aproximadamente 2 anos e que comprometeram diretamente, para o aparecimento ou evolução de problemas psicológicos pré-existentes e para o surgimento de outras;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (195 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com