TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Habilidades De Interpretação Criticas No Ensino Da Arte Hoje

Dissertações: Desenvolvimento E Habilidades De Interpretação Criticas No Ensino Da Arte Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento e habilidades de interpretação criticas no ensino da arte hoje

Desde a pré-história a Arte faz parte da vida do homem, onde ele já se expressava por meio de desenhos e pinturas, quando este vivia nas cavernas, acompanhado de suas fantasias, expressões de ansiedades, medo enfim sentimentos. Ensino de Arte no Brasil, onde seus trabalhos se estendem além dos adultos, atrai também as crianças por meio de músicas, canto, dança teatro, com o objetivo de estabelecer os padrões de comportamento pela igreja católica. Os padres praticavam a catequese, principalmente com a música, que é um elemento fundamental da pedagogia jesuíta. Os cantos gregorianos e os instrumentos de sopro são introduzidos pelos religiosos do antigo continente na cultura de percurso dos índios.

A Arte como linguagem expressiva delega ao artista o desafio de dialogar, questionar, refletir, analisar, criticar, maximizar o contexto do mundo vivido. Sendo assim é possível compreender o pensamento do artista deslocado do movimento tempo-espaço e, com isso, o apreciador deverá exercitar sua capacidade criativa considerando o tempo e o espaço, buscando compreender a intencionalidade manifestada pelo artista.

Hoje a Arte Contemporânea trabalhada na escola de forma atraente e descomplicada propiciando diversas situações e provoca o olhar critico do aluno, tem a capacidade de gerar discussões e confronto de ideias que trazem para os educandos grandes benefícios em relação o estudo das artes, os mantém concentrados e voltados para a atualidade, reforçando sua curiosidade e sua impressão do mundo que o cerca , desenvolvendo sua inteligência e poder de compreender sua própria vida e o desempenho escolar que ocupa, só vêm a contribuir para sua cultura e senso estético. A arte faz parte da cultura diária da escola e da família. O ambiente escolar deve estar ligado na questão de enfatizar a arte com respeito, pois ela é merecedora para ensinar nossos alunos uma formação como pessoa criativa e envolvida com sua identidade. O professor como conhecedor de seus alunos e de todo o contexto que o envolve é quem sabe melhor trabalhar com o conceito de Arte contemporânea no ambiente escolar.

O professor de arte deve buscar um planejamento colaborativo que possa abrir espaço para as crianças participarem e que seja uma experiência significativa para o educando e para o educador. Assim, tomando como principio o fato de que o processo criativo baseia-se em experiências pessoais, que deve ser intenso, que envolve comprometimento e dedicação, que seja dinâmico e determinado pela interação entre sujeito, criatura e criador, a aula de arte deve conduzir o processo criativo no sentido de complementaridade e personificação entre obra e criador.

A finalidade da arte no ensino fundamental na Contemporaneidade

Quando se fala em arte contemporânea não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma analise critica da teoria visual. Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da historia da arte, mas também as que habitam o cotidiano.

A arte contemporânea ao ser trabalhado no espaço educativo possibilita a crianças, jovens e adultos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com