TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto Matemática

Por:   •  17/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  4.645 Visualizações

Página 1 de 3

PRÉ- PROJETO

Integrantes: Adirislaine  Antunes de Sá Silveira     1316435

Alcione Martins de Sousa Antunes                          1330238

 

Tema: Materiais didáticos manipuláveis no ensino aprendizagem de matemática  

Introdução

A Matemática tem representado para muitos alunos dificuldade na aprendizagem o baixo rendimento é facilmente observado ao final do ano letivo, nos relatórios finais das escolas ou até mesmo nas avaliações externas que tem por objetivo identificar necessidades, problemas e demandas do sistema e das escolas, auxiliando no planejamento de ações em diferentes níveis e momentos que objetivam a melhoria da educação pública. Contudo, esses não são os únicos problemas atrelados ao ensino de Matemática, pois é

possível ainda perceber certa limitação pedagógica no corpo docente que atua nessa área, já que muitos se restringem apenas ao uso da lousa e giz, método esse que na maioria das vezes evidencia a dificuldade que os alunos possuem em absorver e compreender determinados conteúdos matemáticos.

Essas circunstancias mencionadas anteriormente acabam por justificar a escolha do tema Materiais Didáticos Manipuláveis para o Ensino e aprendizagem da Matemática, principalmente porque demonstram claramente a necessidade de adotar metodologias alternativas para concretizar as situações de aprendizagem, dando oportunidade a todos os alunos de aprenderem a partir de experiências concretas.

Diante da necessidade de alcançar resultados satisfatórios o professor busca cada vez mais alternativas para melhorar o esino aprendizagem sendo assim acredita que os materiais ou jogos são importantes para o ensino-aprendizagem da matemática .Geralmente costuma-se justificar a importância desses elementos apenas pelo caráter "motivador" ou pelo fato de se ter "ouvido falar" que o ensino da matemática tem de partir do concreto, ou ainda, porque através deles as aulas ficam mais alegres e os alunos passam a gostar da matemática.

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico independente da criatividade e a capacidade de resolver problemas. Sendo assim, este ensino requer superação de alguns obstáculos que comumente estão relacionados a palavra matemática.

Este estudo fala da importância do uso de materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos essenciais, apontando que tais materiais contêm riqueza e diversidade, o que propicia uma abordagem de maneira clara e sucinta, tornando o trabalho da matemática prazeroso e dinâmico.

OBJETIVO GERAL:

  • Investigar sobre a importância da utilização de materiais didáticos   manipuláveis para o ensino de conceitos da matemática ensinada na escola.

Objetivos específicos

  • Investigar a história dos materiais concretos com foco em ‘para que ‘ ‘ porque e como utilizá-los.
  • Pesquisar sobre a importância dos materiais concretos para a aprendizagem de conceitos matemáticos.

Justificativa:

Atualmente, o ensino da Matemática tem sido relatado por muitos estudantes como um ambiente de monotonia, onde o professor é o detentor do conhecimento e tem o papel de transferir os conceitos por meio de aulas cansativas, distanciando-se dos recursos concreto e lúdico, gerando, muitas vezes, ensino e aprendizagem sem significados, pois não há uma associação entre a teoria e a prática.

Com o olhar nas dificuldades de aprendizagem de alunos e na potencialidade dos materiais concretos pretende se neste trabalho dissertar sobre a importância e possíveis contribuições do uso desses recursos didáticos ao ensino e à aprendizagem da matemática, direcionado pela inquietação: “Qual a importância em utilizar os materiais concretos e sua contribuição nos processos de ensino e de aprendizagem?.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com