TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade e Estatística

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.690 Palavras (35 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MATEMÁTICA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Victor Omura Kawai

TRABALHO 1 - INDIVIDUAL

CURITIBA

2018

Victor Omura Kawai

TRABALHO 1 - INDIVIDUAL

Trabalho individual apresentado à disciplina de Probabilidade e Estatística, do Curso Superior de Engenharia Mecânica do Departamento Acadêmico de Mecânica – DAMEC- da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, como requisito parcial para a aprovação na matéria.

Professora: Silvana Heidemann Rocha

CURITIBA

2018

01) Assinale V para verdadeiro e F para falso. Justifique as sentenças falsas:

a) (V) Uma das finalidades principais da Estatística é conhecer certas características de uma população ou universo, com base nos dados de uma amostra representativa dessa população.

b) (V) Se os objetivos de uma pesquisa não forem elaborados de forma bastante clara, há um grande risco dela ser inviabilizada a qualquer momento, pois todas as etapas da pesquisa tomam esses objetivos como base.

c) (F) Na elaboração de um questionário para entrevistas é preferível fazer questões abertas, ou seja, aquelas que podem ser respondidas livremente pelo entrevistado, não sendo, portanto, oferecidas alternativas por parte do entrevistador; pois esse tipo de questão é mais fácil de ser elaborada e mais fácil das respostas serem apuradas.

R.: É recomendável que o entrevistador dê algumas alternativas e também que sejam deixados espaços em aberto para possíveis novas respostas.

d) (F) Pesquisa-piloto é uma pesquisa prévia que deve ser feita numa pequena amostra da população em estudo, antes da coleta geral dos dados, a fim de detectar possíveis falhas nos instrumentos de coleta de dados (formulários, questionários, aparelhos de medição, por exemplo) ou no próprio processo de coleta dos dados.

R.: A pesquisa-piloto tem por finalidade avaliar a viabilidade em questão de tempo e recursos para a realização da pesquisa como um todo.

e) (V) Os gráficos e tabelas são ferramentas estatísticas utilizadas para apresentar de forma resumida, objetiva e clara os dados coletados e apurados.

f)   (F) Um gráfico bonito e bem apresentado esteticamente é um gráfico confiável.

R.: Não. A disposição dos dados e a distância entre os mesmos é mais importante para a confiabilidade dos dados.

g) (V) Em amostragem, não se pode dar garantia de que a estimativa tenha valor igual ou mesmo um valor próximo do parâmetro que se pretende estimar. No entanto, se a amostra for suficientemente grande e obtida por meio de técnica de amostragem adequada, a estimativa será próxima do parâmetro, na maioria das vezes. Ainda, amostras sucessivas e criteriosas da mesma população tendem a fornecer estimativas similares entre si e com valores em torno do parâmetro.

h) (V) Num estudo estatístico de estimação, tendência, viés ou vício é uma diferença sistemática entre as estimativas e o parâmetro que se quer estimar.

i) (V) Do ponto de vista científico, é preferível o estudo cuidadoso de uma amostra do que o estudo rápido de toda a população que se deseja investigar.

j) (F) Em Estatística, a preocupação central é com o estudo de fenômenos coletivamente típicos, ou seja, aqueles que apresentam regularidade na massa de observações, não necessariamente nos casos isolados. Dessa forma, estudos de caso obtidos de amostras muito pequenas não servem de base para se estimar o comportamento da população de onde esses casos provieram, pois, quando a amostra é pequena, a probabilidade de obter uma estimativa que se desvia muito do parâmetro aumenta.

R.: Dependendo dos dados que se desejam obter e do tipo de amostragem, amostras pequenas podem representar a população como um todo de uma forma confiável.

k) (V) Do ponto de vista científico, geralmente é mais relevante o tamanho absoluto da amostra do que a porcentagem que ela representa da população, pois não é o tamanho, apenas, que determina se a amostra é representativa da população de onde a amostra proveio.

l) (F) Na maioria das pesquisas estatísticas, a pessoa a ser entrevistada geralmente não sabe o uso que se fará das informações que ela fornecerá. Essa prática está eticamente correta, pois, afinal, as conclusões proporcionadas pela pesquisa importam, sobretudo, para aqueles que pagaram para obter as informações.

R.: O entrevistado pode, sim, saber para qual fim serão utilizadas as informações coletadas na entrevista. No entanto, caso não solicitado, o entrevistador não tem a obrigação de dar essa informação.

m) (F) Nas pesquisas com seres humanos, como os testes de medicamentos, é permitido que o pesquisador investigue suas hipóteses científicas em grupos de pessoas que não saibam que estão participando de uma pesquisa. Isso porque a investigação somente a partir de voluntários não garantiria ao pesquisador conclusões confiáveis para fazer inferências, isto é, estender as conclusões retiradas com base na amostra para toda a população de onde essa amostra proveio.

R.: Nas pesquisas com seres humanos, os participantes devem saber a finalidade daquela pesquisa. Assim, como nos testes com medicamentos, pode-se evitar que o voluntário tenha danos à integridade física/mental.

2) Dê dois exemplos de pesquisas realizadas sobre amostras não-probabilísticas, por exemplo, aquelas amostras obtidas por amostragem de conveniência. Em cada um deles, justifique como foi determinado o tamanho da amostra e se ela pode ser utilizada para se fazer inferências, isto é, generalizações para toda a população de onde a amostra foi retirada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (660.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com