TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade e Estatística

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 2

O déficit habitacional refere-se à quantidade de cidadãos sem moradia adequada em determinada região. A questão habitacional está relacionada a diversos fatores, tais como crescimento econômico, distribuição de renda e políticas públicas eficientes. Para o reconhecimento de alguns desses agentes é necessário o estudo do PIB.

O Produto Interno Bruto, conhecido pela sigla PIB, é um método somatório do valor dos bens e serviços finais em determinadalocalidade. Esse dado é o indicadorda atividade econômica e o nível de riqueza de uma região, e seu crescimento significa que quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo.

Esses dados são averiguados frequentemente para comparar suas evoluções e a relação de semelhança entre eles, como se observa nos gráficos de Déficit Habitacional por Região e Participação no PIB nacional por Região extraídos do IBGE, 2006/2007.

O gráfico Déficit Habitacional por Região apresenta o maior déficit na região Sudeste, com aproximadamente 37%, em seguida a região Nordeste com o valor próximo a 32%, a região Sul em torno de 13%, após o Norte com estimativa de 10% e o menor índice encontra-se na região Centro Oeste com aproximado 8%.

No segundo gráfico, Participação no PIB nacional por Região, observa-se que o PIB mais elevado é na região Sudeste com índice próximo a 55%, abaixo está o Sul com aproximadamente 15%, o Nordeste em torno de 13%, o Centro Oeste com valor aproximado de 9% e o menor índice em torno de 5% é a região Norte.

Interligando as informações dos gráficos considera-se que a região Sudeste expôsaltos índices na escassez de moradia e na economia e riquezas.A região Nordeste tem o segundo maior déficit habitacional e a terceira maior participação no PIB, seguido pela região Sul com terceiro maior déficit e segunda melhor participação no Produto Interno Bruto. A região Centro Oeste tem o menor déficit habitacional e o segundo menor PIB, já o Norte tem o segundo menor déficit e o menor Produto Interno Bruto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com