TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade e estatitica

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Laura Luisi Antunes. M31

  1. O que é estatística?

A estatística pode ser definida de vários modos por diversos autores.

De acordo com Pereira (1997) a estatística pode ser considerada uma tecnologia da ciência, por ser uma técnica de coleta (amostragem e planejamento de experimentos), apresentação de dados (análise exploratória e descrição: gráficos e tabelas), modelagem (probabilidade e processos estocásticos), análise indutiva (inferência: testes e estimação) e verificação (ajustamento, previsão e controle). Dessa forma, ela auxilia a pesquisa desde seu planejamento até a interpretação de dados.

Segundo Spiegel (1977) a estatística é o campo abrange o conjunto de métodos que cientificamente permite a coleta, organização, resumo, apresentação e a análise de dados, parar obter conclusões válidas.

Conforme Fernandes (1999) a estatística é definida como um objetivo de fornecer informações utilizando quantias numéricas. Sendo assim ela divide o estudo e a análise de dados em três fases. Começando pela obtenção de dados, seguido pela descrição, classificação e apresentação de dados, e por fim pela conclusão da obtenção dos resultados.

Em resumo pode-se dizer que estatística é uma ciência de aprendizagem baseada na análise de dados. Ela investiga e busca soluções em diversas áreas do conhecimento, levando em conta o estudo de uma realidade específica para a tomada da decisão.

  1. Qual a relação entre probabilidade e estatística?

A estatística utiliza a probabilidade para explicar a frequência em que certos eventos ocorrem. Ela procura modelar a aleatoriedade e a incerteza para que consiga estimar ou obter a previsão de futuros acontecimentos, de acordo com o acaso. Devido a isso, pode-se dizer que a estatística não existe sem a probabilidade.

  1. A estatística é confiável? Em quais circunstâncias?

Na maioria dos casos pode-se dizer que sim, apesar de não apresentar resultados exatos, já que trabalha com estimativas, ela apresenta resultados muito aproximados. Devido a isso, o resultado aparecerá mais precisamente quando abranger uma maior parte de seu todo.

  1. Cite algumas aplicações de Estatística no curso de Engenharia de Alimentos?

Em Engenharia de alimentos uma das áreas onde mais se utiliza a estatística é na análise sensorial, principalmente quando se quer saber a aceitação de um produto pelo seu consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com