TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Abordagem Estatística

Tese: Processos de Abordagem Estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Tese  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  1.283 Visualizações

Página 1 de 2

1 CONCEITOS BÁSICOS

O termo “estatística” é oriundo da palavra “Estado”, pois era usado na determinação dos dados colhidos com a finalidade de orientar as decisões quanto ao recolhimento de impostos cobrados dos cidadãos, bem como uma nova estratégia em caso de guerra. Era preciso saber o contingente disponível, a quantidade de alimentos para os soldados, assim como a de armas, ou seja, tudo o que necessário para o empreendimento.

Era registrado também o número de habitantes a partir de anotações dos nascimentos, óbitos, casamentos etc., de modo que surgiram as primeiras análises sistemáticas e as primeiras tabelas e os números relativos.

O conceito de estatística teve um desenvolvimento acelerado a partir do século XVII com os estudos de Bernoulli, Fermat, Pascal, Laplace, Gauss e outros. A forma científica se formou com Achenwall, quando surgiram tabelas mais complexas, as primeiras representações gráficas e o cálculo de probabilidades, de forma que deixou de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar um estudo direcionado a conclusões sobre um “todo” partindo da observação de apenas uma parte desse “todo”, isto é, uma “amostra”.

A estatística é, portanto, uma parte aplicada da matemática que tem como objetivo o estudo de fenômenos coletivos, a qual fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados de forma a utilizá-los para a tomada de decisões.

Faz parte da Estatística Descritiva a coleta, a organização e a descrição dos dados, enquanto que a análise, a interpretação dos dados, associada a uma margem de incerteza, compõem a Estatística Indutiva, a qual fundamenta a Teoria da Probabilidade.

1.1 Conceitos fundamentais

• População: conjunto de todos os itens (pessoas ou coisas) que possuem características a serem observadas que sejam de interesse ao estudo de um fenômeno coletivo;

• Amostra: qualquer subconjunto não vazio de uma população;

• Parâmetro: característica numérica adotada para toda a população. Exemplo: verificar a estatura média dos alunos do segundo grau de uma cidade (população) considerando-se duas escolas (amostra) de forma que se considere a predominação da estatura de 1,70 m (parâmetro).

1.2 Processos estatísticos de abordagem

Quando é solicitado o estudo de um fenômeno coletivo podemos optar entre dois processos estatísticos:

1. Censo: avaliação direta de um parâmetro utilizando a coleta de dados de toda a população;

Propriedades:

• Erro processual zero e 100% de confiabilidade;

• Dispendioso;

• Lento;

• Com a demora no processo, ao terminar se torna desatualizado;

• Em cada caso é necessário avaliar sua viabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com