TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de estatistica

Por:   •  23/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA

LICENCIATURA EM INFORMÁTICA EDUCACIONAL

A usabilidade dos laboratórios de Informática na rede pública de ensino em Santarém

[pic 1]

        

Santarém – PA

 2016

A usabilidade dos laboratórios de Informática na rede pública de ensino em Santarém

[pic 2]

Santarém – PA

 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ..............................................

2. JUSTIFICATIVA .........................................................................................................

3. OBJETIVOS .................................................................................................................

3.1 GERAL ............................................................................................................

3.2 ESPECÍFICOS ................................................................................................

4. METODOLOGIA DA PESQUISA .............................................................................

5. A USABILIDADE DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM SANTARÉM ....................................................................

6. TABELAS ......................................................................................................................

7. GRÁFICOS ...................................................................................................................

8. CONCLUSÃO ...............................................................................................................

REFERÊNCIAS ................................................................................................................

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMIZAÇÃO

A observação a nível tecnológico coloca a cidade de Santarém em um patamar abaixo do esperado para a rede de ensino local. A ausência de laboratórios de informática equipados ou até mesmo a inexistência nas escolas públicas da cidade torna-se um problema a mais para todos que desejam a modernização e melhoria no ensino de seus estudantes. A partir dessa problemática que se tornou um comum costume para todos, buscaremos compreender como estão distribuídos os laboratórios de informática em nossas escolas e buscar melhorias para esta situação.

Como podemos tonar aceitável a usabilidade dos laboratórios de informática em nossa rede pública de ensino?

2. JUSTIFICATIVA

A rede pública de ensino em Santarém é muito abrangente, diversas são as escolas encontradas em todos os pontos na cidade. Observa-se o vazio que se é encontrado nos laboratórios de informática, que quando não inexistentes, funcionam de modo precário. Poucas são as escolas que podem ser encontradas com um equipado laboratório pronto para uso de seus estudantes.

3. OBJETIVOS

Identificar escolas com a inatividade de seus laboratórios de informática e analisar através de pesquisas nas secretarias SEMED e SEDUC os principais motivos pelos quais ocorre a inoperância desses espaços.

        3.1

        Realizar a verificação para identificar o real motivo para a atual inutilização da maioria dos laboratórios de informática nas instituições públicas de ensino em Santarém.

        3.2

        Evidenciar a problemática, identificar os motivos nas escolas para a situação em questão, levantar dados para a comprovação da pesquisa.

 

5. Metodologia da Pesquisa

O projeto visa estabelecer o porquê da inatividade da maioria dos laboratórios de informática de das escolas públicas de Santarém.

Serão realizadas visitas aos órgãos responsáveis, como Seduc, Semed e 5ª Ure, onde serão coletados os dados necessários para gerar informações condizentes com as realidades dos laboratórios de Informática das redes municipal e estadual de Santarém.

A partir das informações coletadas serão desenvolvidos comentários relevantes, tabelas e gráficos para ajudar na interpretação final da problemática.

A Usabilidade dos Laboratórios de Informática na Rede Pública de ensino em Santarém

A pesquisa teve duração de um mês, no qual foram realizadas visitas aos órgãos responsáveis pelo controle do uso e desuso dos laboratórios de informática na rede pública de ensino do município de Santarém. A infraestrutura precária dos laboratórios ou a sua inexistência inviabiliza que os estudantes tenham acesso a uma educação mediada pelo uso de novas tecnologias (computadores).

O estudo foi organizado em dois eixos principais: rede municipal e rede estadual de ensino.

  • Rede Municipal

Os laboratórios de informática configuram um novo instrumento pedagógico que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando para os usuários a possibilidade de inserção no mundo das tecnologias. Os alunos mostram-se mais interessados e participativos diante da aula de informática ou o uso dos laboratórios.

Dados coletados pela Secretaria Municipal de Ensino revelam que entre as mais de 500 escolas, do município de Santarém, apenas 83 escolas possuem laboratórios de informática funcionais, com ou sem o uso de Internet, demonstrando a existência de uma infraestrutura rudimentar.

As escolas que possuem laboratórios funcionais dispõem de aulas de informática básica pelo menos uma vez na semana com professor qualificado.

Escolas Municipais com Laboratório de Informática em Santarém 2016

Com Internet

Sem Internet

Quantidade

Cidade

40

02

42

Planalto

13

18

31

Rio

02

08

10

TOTAL

55

28

83

Fonte: SEMED

Ao analisarmos a tabela acima, podemos levar em consideração alguns pontos interessantes para uma melhor compreensão:

  • A quantidade de escolas com laboratório        

Á primeira vista parece suficiente à relação de 83 escolas distribuídas entre todas as áreas de Santarém (cidade, planalto e rio), possuírem laboratório de Informática. No entanto, essa realidade é assombrosa, se comparada com o número total escolas municipais em Santarém. Sendo 503 escolas municipais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com