TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA 2008/2009 VIVENDO A ESTATÍSTICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE GRÁFICOS E TABELAS Autor: GISETE IZELLI DOS SANTOS

Por:   •  20/11/2016  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

O artigo traz uma singular reflexão que é valorizar o ensino de Estatística, destacando a análise e a interpretação de gráficos e tabelas, mostrando a necessidade de ações pedagógicas para efetivá-la, pois a Matemática se faz presente em nosso cotidiano.

A Estátistica é um instrumento muito importante para que as pessoas possam identificar as diversas mudanças que ocorrem em nossa sociedade, ajudando-os a entender melhor diversas situações de sua vida, ajudando assim a comunicação entre as pessoas.

Através de telejornais, revistas e muitos outros materiais fornecidos pela mídia, nota se vários tipos de gráficos e tabelas, bem como a grande variedade de informações que apresentam. São meios que facilitam a interpretação e que também possibilita os meios de comunicação despertando interesse e curiosidade nos leitores e ouvintes.

Sabemos que ler e interpretar diferentes textos em diferentes linguagens, saber analisar informações, fatos e idéias, ser capaz de coletar e organizar dados, além de estabelecer relações, selecionar e mobilizar informações, são habilidades básicas para o exercício da cidadania tanto quanto para a vida escolar, pois desenvolver o senso crítico no educando para que ele construa seu conhecimento e consiga compreender as transformações que acontecem ao seu redor, é algo desafiador para o professor de Matemática.

E por esse motivo devemos dar oportunidades aos alunos para que criem situações que desenvolvam a capacidade de coletar, organizar, ler, interpretar e comparar dados, obtendo conclusões, que colaborem em sua formação como cidadão atuante na sociedade. E é exatamente isso o professor de Matemática deve fazer, so que ao inves de textos utilizar gráficos e tabelas, pois assim o aluno irá se questiona o por que de usá-los e para que servem.

É preciso então possibilitar o acesso aos saberes matemáticos, promovendo ações que faça com que os alunos possa interpretar e comparar, colaborando na sua formação.

Observa-se que a estatística está relacionada a diversas coisas que o ser humano realiza, mas muitas vezes desconhecida por ele, principalmente no seu trabalho e na escola. Nesse sentido, seu ensino na escola, torna-se indispensável aos alunos, pois estes precisam relacionar acontecimentos de sua vida com conteúdos escolares, para que haja um ensino significativo, de qualidade e que possa ser utilizado em seu dia a dia.

E os educadores devem trabalhar os conteúdos e as atividades escolares com metodologias diferenciadas, de modo a proporcionar ao aluno a capacidade de comparar, refletir e discutir sobre um mesmo assunto.

Por esse motivo a importância de desenvolver atividades diversificadas que possibilitem ao aluno a entender e a contextualização dos conteúdos apresentados, de maneira significativa, aliando-as às tecnologias ofertadas pela escola, para que a Estátistica seja usada em situações futuras.

O autor sita um projeto “Vivendo a estatística na escola através de gráficos e tabelas” realizado no Cólegio Estadual Olavo Bilac onde dois grupos realizaram leituras e debates sobre o projeto e o processo de implementação do mesmo. Onde alunos utilizaram laboratório de informática conhecerem a metodologia que seria aplicada nas atividades relacionadas à Estatística, tais como: pesquisa de campo, cálculos sobre médias, porcentagens, construção de gráficos e tabelas.

Começou então o trabalho com diversos gráficos e tabelas, extraídos de revistas, panfletos e jornais que a escola disponibilizou, os alunos mesmo quem recortaram também trocaram idéias com os colegas sobre o material que haviam coletado, analisaram as informações contidas, identificaram o título, a legenda e as figuras. E os resultados de todo o trabalho foi apresentado em um data show.

A apresentação e o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com