TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema e conceito de Hierarquização

Pesquisas Acadêmicas: Sistema e conceito de Hierarquização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema e conceito de Hierarquização

Com o crescimento e aprofundamento do conhecimento humano, era praticamente impossível para uma única pessoa incorporar as informações e o desenvolvimento maciço dos inúmeros ramos do conhecimento, surgindo assim à necessidade das especializações.

Com a especialização vieram inúmeras vantagens, pois foi possível penetrar a fundo cada uma das ciências. Porem não foram só vantagens, pois a visão global dos problemas ficavam reduzidas quando se penetrava mais a fundo uma determinada área. Mas não deixava de ser necessária, por ser na realidade uma criação do nosso estado de espírito, com a finalidade de compreender a realidade que é complexa, sendo assim os problemas existentes no mundo são antes de mais nada problemas humanos. Para melhor compreensão e resolução o homem as classifica em: educacional, social, econômica, militar, medica, cientifica, tecnológica e etc. No entanto torna-se necessária a síntese, a integração das soluções parciais em soluções globais.

De uma época de analise de isolamento e especialização cada vez mais refinada, pouco a pouco começamos a nos deslocar para uma área de síntese, de agregação de busca do que existe em comum entre as diversas áreas do conhecimento. Emergiu então a teoria dos Sistemas Gerais, formulada e desenvolvida por Kenneth Boulding e Ludwig Von Bertalanffy por volta de 1950, com o objetivo básico de sintetizar as ideias comuns a varias disciplina. Um sistema é qualquer entidade conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, inter atuantes ou interdependentes, dotadas de um objetivo.

Coube a Kenneth Boulding agrupar e hierarquizar os sistemas segundo a complexidade de que se revestem. Sugerindo ele oito níveis:

1. Sistema Estático simples: estrutura – típica pelos padrões dos átomos em uma formula molecular tais como mapas da terra ou do sistema solar.

2. Sistema dinâmico simples: mecanismo de relógio, de desenvolvimento predeterminado, alavancas e roldanas etc, assim como parte considerável da estrutura teórica das disciplinas, física, química e a economia.

3. Sistema cibernético simples: termostato implica a comunicação e integração de informação, permitindo regular-se determinado equilíbrio dentro dos limites estabelecidos.

4. Sistema abeto auto regulável: célula neste nível diferencia a vida e não vida

5. Sistema vida vegetal: divisão de trabalho entre as células formadoras das sociedades de raízes, folhas sementes, etc.

6. Sistema reino animal: receptores especializados de informação, e desenvolve o sistema nervoso, permitindo ao cérebro organizar as informações.

7. Sistema Ser Humano: O homem possui a qualidade de auto-reflexiva. Ele não apenas sabe, mas sabe que sabe.

8. Sistema organização social: o papel desempenhado pelo ser humano, aquela parte dele interessada na organização ou situação em questão.

Devemos nos atentar a dois pontos básicos. Em primeiro só a partir do quarto nível temos sistemas abertos cuja a característica principal é o seu inter-relacionamento com o meio exterior; pois até o terceiro os sistemas são fechados. A segunda observação de extrema importância é no sentido de nos apercebermos de que as organizações estão situadas no nível oitavo, o de maior complexidade.

Componentes e características de um sistema

* Insumos: é a energia importada para o funcionamento do sistema, necessita de maquinas, matéria prima e recursos financeiros.

* Processamento: é a organização interna deverá ter uma certa estruturação que lhe permita transformar os insumos em algo desejável e esperado.

* Exsumos: produtos derivados dos insumos, que será colocado no meio ambiente.

* Entropia: é a tendência de desagregar. A única maneira pela qual a organização pode compensar a entropia é através da frequência de importação de material, energia e informação, transformando e redistribuindo recursos para o meio ambiente.

* Homeostase: o processo homeostático é o oposto da entropia, sempre há um distúrbio no sistema. Exemplo: quando tem um fato de perturbação que atinge o sistema, o organismo geram anticorpos para reequilibrar o sistema.

* Retroalimentação: (realimentação, feedback). É a capacidade do sistema reajustar sua conduta em função de desempenho já movido de modo a manter ou alterar seu desempenho.

* Decomposição do sistema em subsistema: a empresa é considerada como sistema é composta de vários sistemas. Exemplo: os departamentos – que por sua vez são compostos de outros subsistemas, as seções e assim por diante.

Sistema Organizacional e seus Objetivos: Tópicos relevantes para Reflexão.

Um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema o sistema deve necessariamente ter um objetivo, sem objetivo não existe sistema. Deming insiste na necessidade de um sistema criado pelo homem que tenha objetivos claros sem ele o sistema deixa de existir.

Todo o sistema deve ter um administrador, qual a tarefa de um administrador? Eles devem direcionar os esforços de todos os componentes para o objetivo do sistema, a primeira etapa é o esclarecimento, a organização deve compreender o objetito do sistema e direcionar seus esforços em direção a ele, devem entender o perigo, a perda para a organização, que advêm de uma equipe que tenta tornar um centro de lucro.

Charles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com