TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Este trabalho apresenta um estudo qualitativo sobre a abordagem no componente da disciplina Estudos de Funções/ Introdução á Álgebra conteúdos matemáticos que estão sendo abordados na apostila “Guia do Estudante”, destinada aos Licenciados na área de formação de Matemática do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com a finalidade de propiciar aos professores em formação discussões, reflexões e uma melhor compreensão das questões e conteúdos vinculados ao ensino da álgebra.

O critério usado para a realização dessa análise foi a observação dos seguintes itens: estrutura da apostila, aspectos metodológicos, atividades desenvolvidas e/ou planejadas (situações-problemas, exercícios, desafios...), aspectos formais e lógicos em relação aos conteúdos (definições, propriedades, resultados, ordenação dos conteúdos), linguagem utilizada na abordagem dos conteúdos, aspectos explicitados relativos ao favorecimento da aquisição e desenvolvimento de competências e habilidades em relação aos conteúdos.

Para tal estudo, realizamos uma leitura preliminar da apostila, compartilhando, entre nós, as impressões adquiridas, e fazendo, posteriormente, uma comparação bibliográfica, a fim de analisarmos mais eficazmente o trabalho proposto pelos autores desta apostila.

Estabelecido os critérios de análise, a apostila posto em discussão foi o material componente da disciplina Estudos de funções/Introdução á Álgebra, que integra a matriz curricular proposta para o 5º período .

A apostila está organizada em 2 unidades distribuídas em inúmeras páginas. As unidades por sua vez são divididas em tópicos que nos auxiliam em um melhor aprendizado dos conteúdos abordados na mesma.

Na primeira unidade faz se um estudo da álgebra no ensino básico, divididos em seis tópicos como descritos a seguir:

• Identificar as funções e concepções do ensino de álgebra no ensino básico;

• Simbologia e linguagem algébrica;

• Representações e propriedades algébricas;

• Regularidades, generalizações e variação de grandezas;

• Estudo de equações e inequações e resolução de problemas e métodos de resolução;

• Discussão e reconhecimento da importância do ensino da álgebra em diálogo com o contexto da escola do campo.

Na segunda unidade faz se uma introdução á Álgebra no ensino superior.

Esta apostila dispõe-se de alguns textos que trazem elementos necessários para que possamos pensar e trabalhar metodologicamente o conteúdo da álgebra. Nesta unidade também apresenta exemplos e exercícios, que estão na parte “Trocando Idéias”, que nos faz usar e ampliar nossos conhecimentos adquiridos no nosso estudo. Temos também o “Pra saber mais”, que nos indicam alguns sites que poderão nos subsidiar no nosso estudo. Depois temos a “Bibliografia”, E por último os “Anexos”, contendo mais atividades, alguns textos, como por ex: Ensino de álgebra e formação de professores e Contribuições para um repensar... a Educação algébrica elementar.

Apesar de o sumário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com