TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Probabilidade Estatística

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 6

N: Carlos Eduardo Aves Almeida   M: 517134

Estatística descritiva

A estatística descritiva tem como principal função resumir as informações de uma forma direta, pode-se dizer que seu objetivo é mostrar documentos sobre dados em analise para que se possa ter uma compreensão melhor dos fatos, abrevia uma série de valores de mesma natureza, aceitando dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores.

        A estatística trabalha com dados que podem ser obtidos por meio de uma população ou de uma amostra. A população é um conjunto de elementos que tem pelo menos uma característica em comum, e o subconjunto dessa é chamado de amostra. A escolha dos dados que vão fazer parte da amostra pode ser feita de várias maneiras diferentes, e a população vai influenciar diretamente nisso, já que a amostra é um subconjunto da população. Quando se trata da amostra não é a estatística descritiva que fica responsável, mas sim a estatística inferencial. Para auxiliar construção de dados também existe a variável: é a característica que vai ser observada, medida ou contada nos elementos da população ou da amostra e que pode variar, ou seja, assumir um valor diferente de elemento para elemento. Não basta identificar a variável a ser trabalhada, é necessário fazer-se distinção entre os tipos de variáveis:

  • Variável qualitativa

 É uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidades. Também são denominadas variáveis categóricas.

  • Variável quantitativa

É uma variável que assume como possíveis valores, números. Cada uma dessas variáveis pode ser sub-classificada em:

  • Variável qualitativa nominal

 É uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidades e estes não apresentam uma ordem natural de ocorrência

A estática descritiva organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas. A tabela ela vai resumir as principais informações, para uma fácil compreensão onde talvez um grande volume de dados seria algo extremamente demorado e desnecessário pois poderia somente precisar de algumas informações especificas, a tabela ele deve ser a mais simples e direta e possível. A tabela possui um certo padrão a ser seguido, elementos fundamentais que são o título, cabeçalho, coluna principal e corpo. O título tem como função informar ao leitor o que foi estudado nessa tabela, o corpo contém as informações do estudo. E juntamente com a tabela existem os gráficos.

Os gráficos são as formas de como essas informações vão ser apresentadas, e seu objetivo é apresentar esses dados coletados e organizados de uma forma rápida e de fácil entendimento, mas passando menos informações do que a tabela. Existem diversos tipos de gráfico como o gráfico em barras o objetivo desse gráfico é a comparação de grandezas. Os gráficos em setores são indicados quando se deseja comparar cada valor da série com o total. O gráfico Sua aplicação é mais indicada para representações de séries temporais sendo por tal razão, conhecidos também como gráficos de séries cronológicas. Existem também os histogramas que são utilizados para analisar a frequência de vezes que as saídas de um processo estão padronizadas, atendendo aos requisitos estabelecidos e qual a variação que elas sofrem.

 Para pegarmos dados específicos dessas tabelas ou gráficos e também para uma melhor organização existem as medidas de posição e dispersão.

  • Medidas de posição

tem como principal objetivo utilizar, um dado que melhor represente as informações que foram coletadas, existem algumas medidas de posição que são, media, mediana e moda. A média e uma das principais medidas de posição, mais usada atualmente. A mediana ela é aplicada quando ordenamos os valores coletados de forma crescente, e o valor do meio é utilizado como a mediana. A moda é definida como os valores que mais ocorrem nos dados, que aparecem com maior frequência.

  • Média

A média de um conjunto de informações, é a soma de todos os valores, e essa soma é dividida pela sua própria quantidade. A média é o padrão dos dados coletados. por exemplo, temos um conjunto de valores: 1 2 3 4 5 para calcular a média primeiro iremos somar os cinco valores que dá 15 em seguida iremos dividir o valor encontrado pela quantidade de dados, no caso 15/5 que é igual a 3, então a média desses valores é 3, assim calculamos a média.

  • Mediana

A função da mediana é encontrar o valor que irá separar o conjunto de dados em duas partes iguais. Para obter o valor mediano de uma determinada quantidade de dados primeiro iremos ordenar tais dados de forma crescente e encontre o valor o central, se o conjunto de dados for ímpar a mediana vai ser o valor do meio, caso o número seja par vai ser a média dos dois valores centrais. Por exemplo 3 5 2 1 4 primeiro iremos organizar esses dados de forma crescente 1 2 3 4 5 e ver se a quantidades de dados é impar ou par, nesse caso a quantidades de dados é 5, então é ímpar, se é impar pegamos o valor do meio 1 2 (3) 4 5 a mediana seria 3, no caso da quantidade de dados ser par, 1 2 3 4 5 6, ira ser feita a media, que é 3,5, pois seria a soma do 3 e 4, que são os elementos que tem no meio dividindo por dois. Assim calculamos a mediana.

  • Moda

É o valor que mais aparece em um conjunto de dados, que tem mais frequência de ocorrência. Por exemplo: 1 2 3 4 5 3 nessa sequência de dados o que mais se ocorre é o valor 3, então a moda desses dados é o número 3, assim calculamos a moda.

Além das medidas de posição existem também as medidas de dispersão, que são utilizadas para determina algum tipo de variação, usada juntamente com a média em situações que a própria média não consegue passar um alto grau de credibilidade em situações por exemplo que existem vários valores diferentes em um determinado dado. Existem quatro medidas de dispersão que podemos utilizar que são: amplitude total, amplitude interquartílica, desvio médio, desvio padrão e variância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (435 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com