TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Raquel Raichelis: O Trabalho Do Assistente Social Na Esfera Estatal

Trabalho Universitário: Resumo Raquel Raichelis: O Trabalho Do Assistente Social Na Esfera Estatal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  12.237 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalho do assistente social na esfera estatal

O texto faz uma reflexão sobre o papel do assistente social na esfera estatal trazendo o contexto sobre a mudança do mundo do trabalho, aceleração industrial, das migrações campo-cidade e do intenso processo de urbanização, aliados ao crescimento das classes sociais urbanas, precarização nas condições e relações de trabalho, a reforma conservadora do Estado, os processos de redefinição dos sistemas de proteção social e da política social.

É nesse processo de novas demandas sociais, que cria o espaço ocupacional para o Serviço Social emergir como profissão, no contexto em que a questão social se põe como alvo da intervenção do Estado, por meio das políticas sociais públicas. Neste âmbito, configura-se o mercado de trabalho para o assistente social, quando ele é investido como um dos agentes executores das políticas sociais.

O Estado se coloca respondendo as expressões da questão social através da manutenção precária das políticas públicas sociais e assistenciais. Outra forma de responder à questão social sendo essa direcionada ao terceiro setor é a (re)filantropização, isso se dará na medida em que vários segmentos da população ficarão, de um lado, sem assistência do Estado e, de outro, não poderão ter acesso aos mesmos pela via privada. Dessa forma, essa responsabilidade é repassada para a sociedade civil que irá responder a essas demandas por meio da filantropia e através de práticas caritativas.

Nesse sentido, o Serviço Social está inserido em processos de trabalho nos quais são discutidas as possibilidades e desafios que perpassam a atuação dos assistentes sociais com enfoque para as novas demandas e locais de inserção profissional. Essas novas demandas que surgem para o Serviço Social também implicam mudanças nos sujeitos profissionais, que necessitam de melhor qualificação e capacidade para lidar com novas situações.

A autora finaliza o texto fazendo uma reflexão sobre o trabalho do assistente social na atuação do âmbito executivo, os poderes judiciário e legislativo nos quais o assistente social também se insere, diversificando-se as temáticas com as quais trabalha e as atribuições e atividades que desenvolve.

No caso da esfera judiciária, os assistentes sociais atuam no vasto campo do acesso aos direitos e à justiça, na perspectiva de buscar superar a aplicação discriminatória das leis que se verifica no cotidiano das classes subalternas.

O assistente social é um dos mediadores do Estado na intervenção dos conflitos que ocorrem no espaço privado, diante desse quadro complexo há alguns desafios que se apresentam no cotidiano do trabalho dos assistentes sociais na esfera estatal como: Desafios da interlocução pública do Serviço Social, exigências de profundas mudanças no perfil do assistente social, o caráter interdisciplinar e intersetorial do trabalho profissional no campo das políticas sociais públicas e o desafio de recuperar o trabalho de base junto à população.

Concluímos que os desafios do serviço social estão centrados a partir das questões que envolvem a sociedade atual e a trajetória dos profissionais, que apesar de toda complexidade e obstáculos no exercício da profissão os profissionais são agentes capazes de impulsionar mudanças sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com