TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de métodos estatísticos

Seminário: Uso de métodos estatísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Seminário  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. ESTATISTICA.............................................3

2. AMOSTRAGEM..........................................4

3. TABELA DE AMOSTRAGEM.....................5

4. AMPLITUDE E FREQUENCIA....................6

5. FREQUENCIA ABSOLUTA.........................6

6. FREQUENCIA RELATIVA..........................7

7. MEDIA,MEDIANA E MODA.......................7

8. CONCLUSÃO..............................................9

9. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS...............10

1. ESTATÍSTICA

Conjunto de técnicas de pesquisas que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, coleta e análise de dados disseminando as informações. Permiteo controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversasáreas do conhecimento. Tem por objetivo fornecer técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais provém de estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados pela mídia, são exemplos de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos, tanto na área governamental como na iniciativa privada. Na prática a Estatística pode ser usada na área médica fornecendo metodologia adequada que possibilita decidir sobre de um novo tratamento no combate á uma determinada doença, atuar em seu controle, no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o cálculo de posição de uma astronave, por exemplo, depende de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando essas informações como sinais de satélite, são recebidos de forma ruidosa e incerta.

O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e

avaliações objetivas. As informações nela contidas atuam na melhoria contínua de seus processos. No mercado de trabalho a Estatística pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas do saberás ciências naturais às sociais. Exemplo das atuações onde o estatístico atua com maior relevância: Indústria-> Começa no estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial. Recursos Humanos-> Na área de RH realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles. Universidades e Instituições de Pesquisa-> Podem atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas á Estatísticas, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas. Área de Demografia-> Estuda a evolução a as características da população. Área de Marketing e Análise de Mercado-> decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição e nas decisões de canais, desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, etc.

Área Financeira e Bancária-> Departamento de seguros e análise atuarial, seleção de Investimentos, desenvolvimento de modelos financeiros, informações gerenciais, carteiras de

investimentos, fluxo de caixa, avaliação e projeção de indicadores financeiros, contábeis, e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

O Perfil do Estatístico têm a finalidade de orientar, disciplinar a fiscalizar o exercício da profissão em todo o território Nacional. A formação acadêmica do Estatístico ETA fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação, métodos de análise de estatística e disciplinas profissionalizantes.

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.

2. AMOSTRAGEM

Como podemos determinar quantas pessoas em uma população apresentam certacaracterística? Por exemplo, quantos eleitores apóiam um candidato à presidência? Ou então, da população de determinado estado, quantas pessoas são crianças, quantas vivem em centros urbanos, quantas estão desempregadas? Uma forma de responder a essas questões consiste em entrevistar todas as pessoas. Mas este é um processo demorado e caro. Outro processo possível consiste então em consultar um grupo de pessoas, que constituem um amostra. Se a amostra representa de fato toda a população, podemos utilizar as características dos seus elementos para estimar as características de toda população. Distinguiremos dois tipos de amostragem: a probabilística e a não-probabilística. A amostragem será probabilística se todos os elementos da população tiverem probabilidade conhecida, e diferente de zero, de pertencer à amostra. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.

Exemplo: Numa empresa deseja-se escolher 3 diretores entre seus chefes executivos. A

escolha é aleatória e não depende do prestígio, da capacidade, dos anos de serviço, etc.

Temos uma amostragem probabilística.

As técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com