TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso em análise estatística

Projeto de pesquisa: Uso em análise estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.

Algumas medidas que são normalmente usadas para descrever um conjunto de dados são medidas de tendência central e medidas de variabilidade ou dispersão. Medidas de tendência central incluem média, mediana e moda. Medidas de variabilidade incluem desvio padrão, variância, o valor máximo e mínimo, obliquidade e curtose.

Uso em análise estatística

A Estatística descritiva fornece resumos simples sobre a amostra e sobre as observações que foram feitas. Tal resumo pode ser quantitativo ou visual. Esses resumos tanto podem formar a base da descrição inicial dos dados, como parte de uma análise estatística mais extensa, ou eles podem ser suficientes por si mesmos.

Por exemplo, a porcentagem de arremessos no basquetebol é uma descrição estatística que resume a performance de um jogador ou time. Esse número é a quantidade de arremessos bem sucedidos dividido pelo o número de arremessos. Por exemplo, um jogador que consegue porcentagem de 33% faz aproximadamente um arremesso bem sucedido em cada três arremessos. A porcentagem descreve ou resume múltiplos eventos discretos. Considere também a média da [nota escolar]. Esse número descreve a performance geral de um estudante em um curso.

O uso de descrição e resumo estatísticos tem uma história intensiva e, de fato, a simples tabulação de populações e dados econômicos foram a primeira forma em que a estatística apareceu. Mais recentemente, uma coleção de técnicas de resumos apareceram com o título de análise exploratória de dados, um exemplo dessas técnicas é o diagrama de caixa.

No mundo dos negócios, estatística descritiva fornece um resumo útil de muitos tipos de dados.

Análise univariada

A análise univariada envolve descrever a distribuição de uma única variável, incluindo sua medida central(incluindo a média,mediana, e a Moda (estatística) e dispersão(incluindo a diferença entre o maior e menor valor da amostragem equantil do conjunto de dados, além da variância e desvio padrão. A forma da distribuição pode também ser descrita com obliquidade e curtose. Características da distribuição da variável podem também ser representados em gráficos ou tabulas, incluindo Histograma.

Análise bivariada

Quando uma amostra consiste de mais de uma variável, a estatística descritiva pode ser usada para descrever o relacionamento entre os pares de variáveis. Nesse caso, estatística descritiva inclui:

• Tabulações cruzadas e tabelas de contingência

• Representação gráfica via gráfico de dispersão.

• As medidas quantitativas de dependência.

• As descrições de distribuição condicionais.

A razão principal para diferenciar analise univariada e bivariada é que a bivariada não é só análise descritiva simples, mas também o relacionamento entre duas variáveis diferentes. Medidas quantitativas de dependência incluem correlação ( como o coeficiente de correlação de Pearson quando ambas variáveis são continuas, ou Coeficiente de correlação de postos de Spearman quando ambas variáveis não são continua) e covariância.

Técnicas

As técnicas usadas costumam classificar-se como:

1. Gráficos descritivos: São usados vários tipos de gráficos para sumarizar os dados. Por exemplo: Histogramas.

2. Descrição Tabular: Na qual se usam tabelas para sumarizar os dados. Por exemplo tabelas de Frequências.

3. Descrição Paramétrica: Na qual estimamos os valores de certos parâmetros, os quais assumimos que completam a descrição do conjunto dos dados. Por exemplo: Média.

Objetivos dos parâmetros

• Podemos querer escolher um parâmetro que nos mostre como as diferentes observações são semelhantes. Os textos acadêmicos costumam chamar a este objetivo de "medidas de tendência central".

• Podemos querer escolher parâmetros que nos mostrem como aquelas observações diferem. Costuma chamar-se a este tipo de parâmetros de "medidas de dispersão“.

Exemplos

Medidas de tendência central ou Medidas de Posição

São medidas que indicam a localização dos dados. Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, a Mediana (estatística), ou a moda. Por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada chamados quantis como quartis, decis, ou percentis.

Medidas de dispersão

As medidas mais comuns de variabilidade para dados quantitativos são avariância; a sua raiz quadrada, o desvio padrão. A amplitude total, a distância interquartílica e o desvio absoluto são mais alguns exemplos de medidas de dispersão.

Estatística descritiva na área de administração

Qualquer conjunto de dados, tais como o tempo de uma ligação telefônica, a velocidade de processamento de um computador, a proporção de participação no mercado das empresas de um determinado setor, suscetibilidade de empresas a uma determinada mudança no mercado, opinião dos alunos quanto à didática de um professor, etc., contém informação sobre algum grupo de indivíduos. As possíveis diferenças entre indivíduos determinam a variação que está sempre presente na análise de dados.

Uma característica que pode assumir diferentes valores de indivíduo para indivíduo é denominada variável, pois de outra forma seria denominada constante.

Quando você coleta os dados para uma pesquisa, estas observações são chamadas de dados brutos. Um exemplo de dados brutos corresponde ao tempo em minutos que consumidores de uma determinada operadora de telefonia celular utilizariam em um mês (dados simulados pelo autor a partir de um caso real). Os dados foram obtidos em uma pesquisa de mercado e apresentados na forma em que foram coletados (Tabela 1), por este motivo são denominados dados brutos*.

Geralmente, este tipo de dado traz pouca ou nenhuma informação para quem é leigo, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com