TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variáveis Moderadoras e de controle (ambos complexos)

Artigo: Variáveis Moderadoras e de controle (ambos complexos). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Artigo  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 2

Variáveis Moderadoras e de controle (ambos complexos)

1. Variáveis Moderadoras

1.1 Variáveis Moderadoras relacionam-se com determinados fatores circunstanciais que podem aparecer no meio de uma investigação.

1.2 Passa por vezes despercebida.

1.3 Causam desvios, moderando ou alterando os resultados.

1.3.1 Uma variável moderadora apresenta-se geralmente ligada à variável independente, reforçando ou inibindo a ação desta.

1.4 Apresentando vários fatores que podem afetar o caso estudado, a variável moderadora vai apresentar até que ponto, os diferentes fatores têm importância na relação entre as variáveis independente e dependente.

Tuckman apresenta um exemplo: “entre estudantes da mesma idade, a inteligência, o desempenho de habilidades está diretamente relacionado com o número de treinos práticos, particularmente entre os meninos, mas menos particularmente entre as meninas”

X = número de treinos práticos

Y = desempenho de habilidades

M = sexo dos estudantes

2. Variável de controle

2.1 neutralizam ou anula propositadamente em uma pesquisa, com a finalidade de impedir que interfira na análise da relação entre as variáveis independentes e dependentes.

2.1.1 Muito importante para que eu pesquisador não tenha que analisar todos os experimentos (como os que não o interessam)

2.2 Muitas vezes ocultas.

2.3 Devem ser identificada e controlada ou no caso neutralizá-los para que não interfiram ou não exerçam influencia sobre o fenômenos estudado

Idade e gral de inteligência foram selecionados como variáveis de controle e neutralizados (entre estudante da mesma idade e inteligência) para analisar a relação entre variável independente e dependente (o desempenho de habilidades está diretamente relacionado com o número de treinos práticos...)

C = idade C¹ e grau de inteligência C²

Y = número de trinos práticos

Y = desempenho de habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com