TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  6/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

SISTEMA PARA CADASTRAR PACIENTES COM COVID-19

ATIBAIA

2020

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

SISTEMA PARA CADASTRAR PACIENTES COM COVID-19

Gustavo Seiti Endo Silva

RA: 2025968

Curso: Análise e Des. de Sistemas

2º Semeste

Orientadora: Patricia Toffolo

ATIBAIA

2020


RESUMO

Nesse projeto interdisciplinar apresentamos um sistema para ser utilizados em hospitais, com o objetivo de cadastrar pacientes diagnosticados com Covid-19, fazendo também a separação de pacientes diagnosticados, e pacientes diagnosticados do grupo de risco.

Para a realização do projeto foram colocados em prática os conceitos adquiridos nas disciplinas de Engenharia de Software e Linguagens e Técnicas de programação.

Nos capítulos do trabalho serão apresentados fluxogramas, diagramas de classe e diagramas de uso do sistema, também serão apresentados trechos do código em C e prints da utilização do programa e exportação em arquivos.

Palavras-chave: Linguagem C, Engenharia de Software, Diagnóstico, Covid.


        ABSTRACT

In this interdisciplinary project we present a system to be used in hospitals, with the objective of registering patients diagnosed with Covid-19, also separating diagnosed patients, and diagnosed patients from the risk group.

For the realization of the project, the concepts acquired in the disciplines of Software Engineering and Languages ​​and Programming Techniques were put into practice.

Flowcharts, class diagrams and system usage diagrams will be presented in the chapters of the work, excerpts of the C code and prints of the use of the program and exportation in files will also be presented.

Keywords: C language, Software Engineering, Diagnosis, Covid.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. PANDEMIA COVID-19        6

3. ENGENHARIA DE SOFTWARE        7

3.1 PRÁTICAS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE        7

4. LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO        9

5.SISTEMA – CADASTRO DE PACIENTES COM COVID        10

5.1 DECLARAÇÃO DE VISÃO DO PROJETO        10

5.1.1 TÍTULO        10

5.1.2 OBJETIVO        10

5.1.3 JUSTIFICATIVA        10

5.1.4. DESCRIÇÃO GERAL        11

5.1.5. IMPLANTAÇÕES FUTURAS        11

5.1.6.        Descrição dos Requisitos Funcionais e Não Funcionais        11

5.2. FLUXOGRAMA DO SISTEMA        12

5.3. PROGRAMA EM EXECUÇÃO        17

6. CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

Esse PIM tem o objetivo de apresentar um sistema funcional em linguagem C para ser utilizado em hospitais.

Devido a pandemia do Covid-19, o fluxo de pacientes em hospitais do mundo todo aumentou, após o diagnóstico, é necessário fazer um rastreamento e acompanhamento dos infectados.

Utilizando o CodeBlocks desenvolvemos um programa que cadastra os pacientes com diagnóstico positivo e exporta para arquivos txt, para que esses cadastros possam ser consultados posteriormente ou, até mesmo enviados para algum órgão de controle.

Durante o projeto serão apresentados os processos do desenvolvimento do sistema, fluxogramas, requisitos funcionais e não funcionais e imagens do programa em funcionamento.

.


  1. PANDEMIA COVID-19

No final do ano de 2019 um vírus desconhecido pela ciência começou a causar doença pulmonar grave em centenas de pessoas na China, mas já havia sido detectado também nos Estados Unidos, Taiwan, Tailândia, Japão, Coréia do Sul e Macau.

Entre seus sintomas estão, febre alta, tosse, perda de paladar e olfato e dificuldade em respirar, em casos mais graves pode evoluir para pneumonia e síndrome respiratória grave.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa para pessoa, ou seja, alguém tendo contato com uma pessoa já infectada, a Covid-19 é transmitida por meio das gotículas do nariz ou da boca, por isso o uso de máscaras e distanciamento social se mostrou extremamente necessário.

Embora muitas pessoas não cheguem nos estágios mais graves da doença, pelo alto potencial infeccioso, os sistemas de saúde ao redor do mundo, ficaram sobrecarregados, levando a muitas mortes, por não conseguir atender a todos.

Segundo a OMS já são 57.2 milhões de casos confirmados no mundo todo, 1.3 milhão de mortes e 220 países com pessoas infectadas.

Imagem 1 – Casos de Covid-19[pic 1]

Quando alguém testa positivo para Covid-19 é necessário que essa pessoa se isole, até que não transmita mais a doença, também é necessário rastrear com quem essa pessoa teve contato nos últimos dias, para que as mesmas sejam testadas, por isso nasceu a necessidade de um cadastro e controle dos infectados pela doença.

  1. ENGENHARIA DE SOFTWARE

Segundo o Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos, Engenharia de Software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável ao desenvolvimento, à operação e à manutenção do software. Desse modo ela está relacionada com todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação de sistemas até a manutenção desse sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (409.8 Kb)   docx (214.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com