TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Corporativa: Uma Comparação Entre Dois Modelos do Mercado

Por:   •  20/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura Corporativa: Uma Comparação Entre Dois Modelos do Mercado

Simposio Ibero-Americano de Aplicaciones y Tecnologías de Información y Comunicaciones: ATIC 2012

A área de Tecnologia da Informação (TI) torna-se uma área cada vez mais importante dentro das organizações, mas alinhar a área de negócios juntamente com a área de TI é um desafio. No mercado, existem diversas metodologias e frameworks que propiciam às organizações obterem meios de mensurarem e administrarem melhor seus ativos de TI. Entre várias metodologias, está a Arquitetura Corporativa que tem como função proporcionar uma visão de longo prazo dos processos, sistemas e tecnologias das organizações.

O objetivo do artigo é apresentar os conceitos de Arquitetura Corporativa e os dois modelos mais populares de frameworks disponíveis no mercado conhecidos como Zachman Framework e The Open Group Architecture Framework (TOGAF) fazendo uma comparação entre eles. Pretende-se responder a seguinte pergunta: Existe a diferença significativa entre os modelos de Arquitetura Corporativa considerados pelo mercado? Quais os benefícios que a empresa poderá ter adotando uma Arquitetura Corporativa?

Foi utilizado o método da pesquisa descritiva onde, reuniu-se um conjunto de documentos que detalham os modelos de Arquitetura Corporativa escolhidos para formar uma base literária como fonte de dados. O material foi organizado e estruturado para análise comparativa. Este estudo comparou os frameworks citados anteriormente com o objetivo de identificar semelhanças, forças e fraquezas de cada modelo para auxilio na tomada de decisão.

Por meio da análise conclui-se que os modelos estudados podem ser implantados em conjunto mesmo que as suas abordagens sejam diferentes. Uma arquitetura corporativa não precisa ser obrigatoriamente composta por apenas um framework. Pesquisas realizadas pela empresa britânica de pesquisa Ovum revela que a 66% das empresas que adotam Arquitetura utilizam mais de um framework. O modelo TOGAF, na maioria dos casos, é utilizado como ponto de partida para a elaboração da Arquitetura Corporativa, mesmo que inicialmente não garante a entrega de uma boa Arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com