TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Introdução Processo de Software

Por:   •  6/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Ceará

Campus de Crateús

DISCIPLINA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE [CRT 0040]

Aula 01 - Introdução | Aula 02 - Processo de Software

MATEUS VIEIRA MOURÃO - 421736

Explique o que é a Engenharia de Software e qual a sua importância.

A Engenharia de Software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, em relação a todos os aspectos da produção de software.

Explique os principais fatores críticos que causam falhas no desenvolvimento de software.

Aumento de demanda, conforme técnicas nos auxiliam a construir sistemas maiores e mais complexos, as demandas mudam. Expectativas baixas, software frequentemente mais caro e menos confiável do que deveria ser.

Explique o que são softwares genéricos e softwares feitos sob encomenda, e cite exemplos.

Softwares genéricos são produzidos por uma organização de desenvolvimento e distribuídos no mercado a quem quiser comprá-los, como por exemplo, sistemas para supermercados. Já os sistemas sob encomenda são vendidos a um cliente específico e é desenvolvido sob a ótica da necessidade de negócio desse cliente, podemos citar como exemplo um sistema de uma universidade, como o sigaa.

Explique o que foi a chamada “Crise de Software”.

A crise do software foi um termo utilizado nos anos 1970, quando a engenharia de software era praticamente inexistente. O termo expressava as dificuldades do desenvolvimento de software frente ao rápido crescimento da demanda por software, da complexidade dos problemas a serem resolvidos e da inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas que funcionassem adequadamente ou pudessem ser validados.

Justificando sua resposta com base no tipo de sistema a ser desenvolvido, sugira o modelo genérico de processo de software mais adequado para ser usado como base para a gerência do desenvolvimento dos sistemas a seguir:

Um sistema para controlar o antibloqueio de frenagem de um carro.

Modelo espiral de boehm, porque exige várias análises antes de ser implementado, sendo um sistema crítico, carece de constante testes e mensuração dos riscos.

Um sistema de realidade virtual para dar apoio à manutenção de software.

Modelo de cascata, pois é necessário haver processos bem definidos de: especificação, desenvolvimento, validação e evolução. Assim o modelo de cascata pode oferecer fases bem distintas para isso.

Um sistema de contabilidade para uma universidade, que substitua um sistema já existente.

Modelo orientado ao reuso, já que já existe um sistema, pode reutilizar as funcionalidades que podem ser aproveitadas assim como incluir novas que sejam necessárias.

Um sistema interativo de planejamento de viagens que ajude os usuários a planejar viagens com menor impacto ambiental.

Modelo Incremental, já que o sistema é desenvolvido como uma série de versões (incrementos), de maneira que cada versão adiciona funcionalidade à anterior.

Explique por que o desenvolvimento incremental é o método mais eficaz para o desenvolvimento de sistemas de software de negócios.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com