TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Sistemas Operacionais Processos e Threads

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

Componente curricular: Sistemas Operacionais

Docente: João Paulo D. de Almeida

Período/Turno: 3º Período / Noturno

Aluno: José Cosme de Sena Costa

Lista de Exercícios 01

  1. O Sistema Operacional (SO) pode ser definido por dois pontos de vista diferentes. Assinale a alternativa a seguir que melhor descreve estes dois pontos de vista.

  1. O SO pode ser visto como um gerenciador de recursos ou como programa executado em modo usuário
  2. O SO pode ser visto como uma abstração de um hardware complexo ou como um conjunto de dispositivos de entrada e saída
  3. O SO pode ser visto como um conjunto de dispositivos de entrada e saída ou como um aplicativo
  4. O SO pode ser visto como uma máquina estendida ou como um gerenciador de recursos
  5. O SO pode ser visto como uma abstração de um hardware complexo ou como um programa executado em modo usuário
  1. É possível afirmar que o Sistema Operacional (SO) tem como principais funcionalidades gerenciar os recursos do computador e oferecer abstrações que sejam mais convenientes ao usuário. Explique, através de exemplos, como o SO realiza o gerenciamento de recursos, e como ele oferece abstrações ao usuário.

O SO gerencia os recursos do computador, - aqui recursos significa todos os hardwares que estão conectados ao computador, como memória RAM, CPU, “impressoras” -  ele gerencia como e quando esses recursos serão usados. O SO utiliza compartilhamento no tempo e no espaço. No tempo, um programa de usuário utiliza um recurso enquanto outro programa aguarda para usar o mesmo recurso, um exemplo comum é o compartilhamento de impressoras. No espaço, todos os programas utilizam o recurso ao mesmo tempo, como é feita a gravação de arquivos no disco rígido.

O Sistema Operacional entende a linguagem de máquina e passa um interface mais “simpática” aos usuários, através dos programas de usuários. Como por exemplo, uma pasta arquivos é uma trilha no disco rígido que usa de um alto grau de complexidade para ser gravado no disco, mas para os usuário é uma ícone na tela do computador que pode ser aberto, lido, editado e fechado. O Usuário não precisa visualizar o todo o processo que é feito. Esse o papel do SO, abstrair o que é complexo.

  1. Sabemos que existem diferentes tipos de Sistemas Operacionais (SO), estes tipos são listados logo a seguir:
  • SO para computadores de grande porte
  • SO para servidores
  • SO para computadores pessoais
  • SO para computadores portáteis (smartphones)
  • SO para sistemas embarcados
  • SO para nós sensores
  • SO para computadores de grande porte: É diferenciado dos demais pois gerencia um número de processos, serviços e dados muito alto. Um exemplo é o main frame do Facebook.
  • SO para servidores: Também precise gerenciar um número muito grande de serviços, no entanto é bem menor do que um main frame.
  • SO para computadores pessoais: Precisa ter um grau de facilidade de operação muito alto.
  • SO para computadores portáteis(smartphones): Gerenciamento de diversos recursos, como ligações, acelerômetro, câmera, GPS e outros.
  • SO para sistemas embarcados: São sistemas com alta confiabilidade, esses sistemas operacionais não podem apresentar defeito em hipótese alguma, como aparelhos médicos e robôs espaciais. Como os que são utilizados pela NASA na exploração de outros planetas no Sistema solar.
  • SO para nós sensores: São utilizados por hardwares bem simples, como sensores de abalos sísmicos. Duas de suas principais características são o gerenciamento da comunicação e a grande quantidade de dispositivos que ele é capaz de gerenciar.

Explique quais são as principais características de cada tipo. Inclua em sua explicação exemplos desses SO’s ou indique uma empresa (ou organização) onde eles são utilizados.

  1. Um dos pontos importantes ao se escolher um Sistema Operacional é a segurança que ele é capaz de oferecer aos seus usuários. Cite duas medidas de segurança comuns que Sistemas Operacionais oferecem em computadores pessoais.

Proteção contra acessos externos e privacidade dos dados compartilhados entre vários usuários em um mesmo computador.


[pic 3]

  1. Uma das funções do Sistema Operacional (SO) é oferecer abstrações de hardware que facilitam o uso do computador pelo usuário. O SO utiliza chamadas de sistema para realizar a abstração entre o hardware e o software que está sendo executado. Descreva o modo no qual as chamadas de sistema são executadas (modo núcleo ou usuário) e cite três tipos de chamadas de sistema.

A chamadas de sistemas são executados em modo núcleo e são feitas quando um programa de usuário precisa utilizar um serviço do sistema operacional.

- Chamadas de sistemas para gerenciamento de processos

- Chamadas de sistemas para gerenciamento de diretórios

- Chamadas de sistemas para gerenciamento de arquivos

  1. A estrutura interna de um SO pode ser organizada de diferentes formas. Assinale a alternativa abaixo que apresenta uma destas formas de organização.
  1. Sistema Hierárquico
  2. Máquina Virtual
  3. Bloatware
  4. Sistema GUI
  5. Sistema POG
  1. O sistema monolítico é uma das abordagens mais comum para organizar a estrutura interna de um SO. Até mesmo os famosos Windows, Linux e MAC OS já fizeram uso desta abordagem no passado.

Descreva como é organizado um Sistema Operacional monolítico e como as rotinas são executadas. Cite vantagens e desvantagens desta abordagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com