TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) III UNIP 2º SEMESTRE

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.289 Palavras (14 Páginas)  •  2.942 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Cursos Superiores de Tecnologia

SISTEMA INFORMÁTICO DE BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Registro e Catalogação de doação de livros

Cidade – ES

2017

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Cursos Superiores de Tecnologia

SISTEMA INFORMÁTICO DE BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Registro e Catalogação de doação de livros

Nome: Nome Completo

RA: Número

Curso: Sup Tec em Redes de Computadores

Semestre: 2º

Orientador: Prof. Fulano

Cidade – ES

2017

Resumo

No Sistema Informático de Biblioteca Comunitária, a empresa PIM III responsável pelo sistema foi designada para uma tarefa de ordem voluntária, organizando o Registro e Catalogação de doação de livros na periferia da cidade de Goiânia – GO.

No atual contexto da cidade, a empresa criou critérios na catalogação de livros e conceituação teórica, utilizando a Metodologia Científica. Abrangendo os princípios da ética na constituição em manutenção de uma biblioteca comunitária, utilizando elementos base para a alimentação do banco de dados do sistema de controle e uma estrutura de programação contendo uma rotina base de um menu de opções ao sistema da biblioteca, visando à integração dos conceitos de todas as disciplinas cursadas no bimestre.

Palavras-chave: Sistema, Biblioteca, Registro, Catalogação, Comunitária.

Abstract

In the Community Library Computer System, the PIM III company responsible for the system was assigned to a voluntary task, organizing the Registration and Cataloging of book donation in the outskirts of the city of Goiania – GO.

In the current context of the city, the company created criteria in book cataloging and theoretical conceptualization, using the Scientific Methodology. Covering the principles of ethics in the maintenance constitution of a community library, using base elements to feed the database of the control system and a programming structure containing a basic routine of a menu of options to the library system, aiming at the integration concepts of all disciplines studied in the two-month period.

Keywords: System, Library, Registration, Cataloging, Community.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 Critérios usados em uma Biblioteca        6

3 ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS        7

3.1 Conceito de Banco de Dados        7

3.2 Tecnologias e arquiteturas do mercado        8

3.3 Modelagem de dados        9

3.4 Desempenho e segurança dos dados        10

4 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO APLICADA        11

5 METODOLOGIA CIENTÍFICA        12

5.1 Conceituação, caracterização e classificação de ciência        13

5.2 A questão do método científico        14

5.3 Projeto de Pesquisa e Monografia        15

6 ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL        16

6.1 Regras Gerais de Direito: Direito Civil, do Trabalho e Constitucional        16

6.2 Aspectos Jurídicos da Internet        17

6.3 Higiene e Segurança do Trabalho        18

7 CONCLUSÃO        19

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar a empresa PIM III, no qual foi designada para uma tarefa de ordem voluntária, a organização de um sistema informático para uma biblioteca comunitária, localizada na periferia de Goiânia – GO.

A empresa deverá apresentar os resultados da elaboração de um conceito de sistema informático para registro de usuários e catalogação de livros que foram doados pela população para uso na biblioteca comunitária.

Será conceituado o Banco de Dados, mostrando a importância e a aplicação para os sistemas de informação. Na linguagem de programação aplicada será verificado o funcionamento efetivo e livre de falhas, sendo a parte mais importante das redes de computadores. No trabalho será aplicado e demonstrado os conhecimentos adquiridos como diferentes fontes de conhecimentos e seus limites explicativos. O trabalho abrange regras gerais de Direito: Direito civil, do trabalho e constitucional. As propostas que serão interessantes, buscando demonstrar com a maior simplicidade, porém objetiva, todas as partes a serem desenvolvidas, assim como metas a serem alcançadas. O foco será passar todo o procedimento de maneira que o leitor entenda de forma clara, não deixando abertura para dúvidas quanto ao que lhe for apresentado.

Todo o conteúdo deste Trabalho foi embasado em pesquisas, usando como vias de informações de livros, material de apoio fornecido pela UNIP e principalmente pesquisas sistemáticas na internet.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Critérios usados em uma Biblioteca

Diante da configuração social, na qual o acesso ao computador tornou-se um elemento presente na vida cotidiana de um número considerável de brasileiros, apresenta-se um panorama de organização de bibliotecas comunitárias. Esse panorama aborda os aspectos de construção de coleções para o acervo, baseando-se em princípios da informatização, materializados no uso de softwares livres que automatizam os procedimentos inerentes à gestão de um acervo de biblioteca de pequeno ou médio porte. Para tanto, propõe-se o conceito de biblioteca comunitária relacionado à idéia de informação pública. Esse conceito emerge do sentido contido na construção da biblioteca que, normalmente surge de ações idealizadas e concretizadas por agentes individuais ou coletivos, sem muito apoio institucional. Neste sentido, Badke explica que uma biblioteca comunitária, a qual ele denomina biblioteca popular, caracteriza-se por surgir da vontade, necessidade e trabalho da comunidade: [...]ela emerge do esforço de pessoas que lutam juntas, tendo como principal objetivo realizar um trabalho baseado na proposta de transformar a realidade vigente. Estas bibliotecas, normalmente, aparecem em bairros onde vivem pessoas de uma classe social menos favorecida com experiências de lutas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com