A Modelagem Diagrama de Entidade Relacional
Por: Gustavo Henrique Nogueira Florencio • 12/11/2021 • Artigo • 444 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
CAPÍTULO II
MODELAGEM DE DADOS
2.1. Diagrama de Entidade Relacional
| [pic 1] | 
| No DER descrito acima podemos visualizar a modelagem se comunicando entre as tabelas, onde a tabela caminhão segue as rotas e tem uma relação de muitos para um com a mesma. Já a tabela relatório possui os dados do caminhão através de vários relatórios para um caminhão. O motorista solicita o relatório de peças em uma relação de vários relatórios para um motorista. E por último a tabela relatório solicita ao almoxarifado as peças necessárias em uma elação de muitos para muitos. | 
2.2. Modelo de Entidade-Relacional
| [pic 2] | 
| Na figura acima temos a modelagem onde é possível ver o cadastro de caminhões através de seus dados e usando seu chassi como chave primária, o mesmo se relaciona com a tabela rotas. A tabela peças relatório usa como chave estrangeira os dados do chassi e código do produto (peça) como chave estrangeira, e o código do relatório como chave primária além do uso de dados do motorista, no caso o seu CPF. | 
2.3 Dicionário de Dados
tbl_insert_caminhao tem como atributos os dados do caminhão para cadastro e o cd_chassi_caminhao do tipo varchar como chave primaria.
tbl_pecas_relatorio tem como chave primaria o código do relatório além de chaves estrangeiras como o chassi do caminhão e código do produto da tabela almoxarifado, além dos dados de cpf do motorista e cpf do despachante, com dados do tipo varchar, com a única diferença do tipo de dado DATE para a data do relatório.
A tbl_motorista tem como chave primaria o cpf ou cnpj do motorista além do relacionamento com a tbl_rota e dados como nome e tipo da cnh, todos do tipo varchar.
A tbl_almoxarifado tem como chave primaria o código da peça além de sua descrição, estoque e código de barras, todos do tipo de dado varchar.
E a tbl_rotas tem como relacionamento a tabela caminhão e motorista, tendo como atributos o tipo, origem e destino da carga, todos também em varchar.
2.3.1 tbl_insert_caminhao
Tabela onde serão inserios os dados do caminhão
Tabela 1 – Tabela caminhão
| Campo | Tipo/Tamanho | Obrigatório | Comentário | 
| cd_chassi_caminhão | Varchar(45) | s | Chave primaria da tabela | 
| placa_caminhao | Varchar(8) | s | |
| marca_caminhao | Varchar(50) | s | |
| modelo_caminhao | Varchar(50) | s | |
| ano_fabricado | Smallint | S | |
| ano_modelo | Smallint | s | |
| qtd_eixo_caminhao | tinyint | n | |
| volume_carga_caminhao | float | s | |
| cor | Varchar(20) | s | |
| RELACIONAMENTOS | |||
| Tabela | Descrição | ||
| tbl_pecas_relatorio | Realizará o relacionamento através do campo cd_chassi | 
2.3.2 tbl_motorista
Tabela onde serão inserios os dados do motorista.
Tabela 1 – Tabela motorista
| Campo | Tipo/Tamanho | Obrigatório | Comentário | 
| cd_cpf_cnpj_motorista | Varchar(45) | s | Chave primaria da tabela | 
| nome | Varchar(100) | s | |
| tipo_cnh | Varchar(10) | s | |
| RELACIONAMENTOS | |||
| Tabela | Descrição | ||
| tbl_pecas_relatorio | Realizará o relacionamento através do campo tbl_motorista_cd_cpf_cnpj_motorista | ||
| tbl_rota | Relacionamento através do campo tbl_rota_cd_chassi_caminhão | 
2.3.3 tbl_rota
Tabela onde serão inserios os dados dda rota. 
Tabela 1 – Tabela rota
| Campo | Tipo/Tamanho | Obrigatório | Comentário | 
| cd_rota | Varchar(45) | s | Chave primaria da tabela | 
| tipo_carga | Varchar(225) | s | |
| tipo_origem | Varchar(225) | s | |
| tipo_destino | Varchar(225) | s | |
| cd_chassi_caminhao | Varchar(45) | S | |
| RELACIONAMENTOS | |||
| Tabela | Descrição | ||
| tbl_insert_caminhao | Realizará o relacionamento através do campo cd_chassi_caminhao | 
...
