TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica Supervisionada

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  2 Visualizações

Página 1 de 12

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIP - JUNDIAÍ

[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Reconhecimento de Imagem

Carlos Henrique T.A Santos, T2869C5

Gabriel Mazeu Santiago  D159798

Vitor Felipe Leite de Souza D320688

Jundiaí - 2019

SUMÁRIO

Objetivo        2

Introdução        3

Fundamentos das principais técnicas biométricas        4

Técnicas de reconhecimento        4

Biometria        4

Reconhecimento facial        6

Reconhecimento de íris        7

Palma da mão        8

Plano de desenvolvimento da aplicação        9

Biblioteca OpenCV        10

Projeto do programa        12

Código        14

Ficha de Atividades        22


Objetivo

O objetivo deste trabalho é mostrar as técnicas existentes de reconhecimento de imagens entre elas reconhecimento de digital, face, palma da mão, pulso, íris. E para exemplificar devemos criar um sistema de controle de acesso para o ministério do meio ambiente. Pois Existem suspeitas de que proprietários de zonas rurais estão fazendo uso de agrotóxicos proibidos.

        Portanto devemos tratar esse assunto com o maior sigilo possível e uma das opções a serem utilizadas é o reconhecimento de imagem para a identificação dos usuários.

 


Introdução

O reconhecimento de imagens como a biometria, é um técnica bem antiga antes mesmo da chegada dos computadores e que eram utilizada para identificar um indivíduo único por meio da sua impressão digital, porém esse método era feito de forma manual na qual era necessário uma demanda gigantesca de tempo para analisar estas digitais, com a chegada da tecnologia moderna, como redes de computadores, leitores de alta precisão, scanners, câmeras digitais, surgiram também outras técnicas para este reconhecimento. Como por exemplo, o reconhecimento facial, reconhecimento de íris, palma da mão entre outros.

Como estas técnicas são uma forma segura para identificar uma pessoa está sendo implementados por vários órgãos como bancos, governos públicos. Tanto que grande parte dos documentos atuais tem como forma de identificação o uso da biometria. Como é o caso do ministério do meio ambiente que precisa que seja implementando um sistema de identificação para acesso ao seu banco de dados.

Para o desenvolvimento da aplicação utilizaremos o método de reconhecimento de face que identificara o usuário e indicara o seu nível de acesso permitido. Existem três níveis de acesso o nível 1 que todos tem acesso, nível 2 que os diretores tem acesso e por fim o nível três que apenas o ministro do meio ambiente pode ter o acesso.


Fundamentos das principais técnicas biométricas

Técnicas de reconhecimento

Cada vez se torna mais comum a busca de meios únicos para identificar pessoas, animais e objetos e a alguns anos, a tecnologia vem se empenhando para apresentar novas técnicas de reconhecimento e melhorar as que já estão no mercado.

Ainda a mais reconhecida é de digital, que faz a identificação por meio da digital da pessoa, mas também temos o reconhecimento facial e de íris (dentro das técnicas de reconhecimento de imagem) que vem avançando muito nos últimos anos, tornando esses recursos mais acessíveis a grande parte da população.

Biometria

Certo dicionário on-line define a palavra Biometria como “junção das palavras gregas Bios (que significa “vida”) e metron (que significa “medida”). Na área tecnológica, Biometria indica as características físicas, biológicas e únicas dos seres humanos podendo ser usado em mecanismos de identificação e autenticação.” (Pedro, 2010)

O reconhecimento biométrico é exatamente isso, fazer o reconhecimento de uma parte do corpo, geralmente os dedos, onde por meio do desenho da digital que é único para cada pessoa faz a identificação do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (257.1 Kb)   docx (794.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com