TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Por:   •  24/5/2020  •  Resenha  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SENAC – PE

ALUNO: FELIPE XAVIER DE MOURA

CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PROF: THIAGO CABRAL

DISCIPLINA: ENGENHARIA DE REQUISITOS

 

RESENHA CRÍTICA – INFORMAÇÕES DE CONTEXTO E REQUISITOS NÃO-FUNCIONAIS NOS MODELOS DE PROCESSOS DE NEGÓCIO DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

 

Os autores do presente artigo são Amora Sukar, Fernanda Alencar, Higor Monteiro e Tarcísio Pereira que são pesquisadores da área de computação, que fazem parte de três institutos de ensino do estado de pernambuco, Universidade de Pernambuco,Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Inclusive o artigo, recebeu o prêmio de Best Paper no 21st Workshop on Requirements Engineering (WRE) realizado no Rio de Janeiro em 2018.

O artigo tem como objetivo principal, apresentar um diagnóstico sobre como são consideradas as informações de contexto e os requisitos não-funcionais (RNFs) nas empresas públicas. Os seus objetivos específicos foram realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) e realizar entrevistas em organizações públicas a fim de analisar se os conceitos do contexto e das RNFs são utilizados realmente na prática da empresas e organizações públicas.

Como já falado, para os procedimentos metodológicos foram utilizados a revisão sistemática para identificar abordagens que tratam de informações de contexto e requisitos não-funcionais da seguinte forma: houve um planejamento da revisão, execução da revisão, análise e divulgação dos resultados. Essa RSL teve o objetivo de responder duas perguntas, (1) Requisitos não-funcionais são representados na modelagem de processos de  negócio no setor público? (2) Informações de contexto são consideradas na modelagem de processos de  negócio no setor público?.

A revisão teve como norte, trabalhos publicados entre os anos de 2003 até 2018, depois de feita, foram formuladas as perguntas das entrevistas que foram direcionadas para servidores públicos (mas especificamente oito deles, de quatro instituições diferentes) que tinham cargos de analistas de processos. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. Para responder a questão 1, foram selecionados sete trabalhos e para responder a questão 2, quinze trabalhos foram catalogados. Após a análise dos trabalhos, o resultado foi positivo no tocante aos requisitos não-funcionais, que estão sendo utilizados na modelagem dos processos de negócio. Foi verificado que a maioria dos trabalhos estão fazendo uso da notação BPNM para a modelagem dos processos e estão utilizando do framework NFR quando vão expor os RNFs nos processos. Em relação à questão 2, após uma análise criteriosa dos trabalhos catalogados, conclui- se que  as informações de contexto estão sendo usadas na modelagem de processos de negócio.

Como na RSL não se obteve trabalhos ou artigos que falassem sobre informações de contexto e RNFs no setor público, as entrevistas foram feitas para responder a mais essa questão. O questionário elaborado foi feito com base nas questões de pesquisas de maneira semi estruturadas, dando a possibilidade de se perguntar fora do roteiro de questionamentos, caso houvesse necessidade. O resultado que se obteve nas entrevistas foi que os entrevistados não seguem nenhum padrão definido para tratar os RNFs e o conceito de mudanças de contexto foi reconhecida por todos, mas trabalham as mesmas de forma distinta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com