TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARQUITETURA DE DADOS ESTRUTURADOS E NAO ESTRUTURADOS

Por:   •  5/3/2022  •  Dissertação  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão de impressões com dados estruturados

Atualmente a empresa Terminal de Cargas S/A passa por uma expansão em sua produção e identificou a necessidade otimizar o gerenciamento das impressoras, pois o fluxo de entrada e saída de carga é controlado através de notas impressas e com o aumento da demanda identificaram um aumento exponencial nos chamados para trocas de toner, fusor e problemas nos equipamentos, por isso a área de TI foi requisitada para otimização do processo de abertura de chamados.

Uma vez que todas as impressoras estão interligadas em rede, o uso do modelo de arquitetura de dados estruturada permitirá o armazenamento centralizado dos dados relacionados a impressora como, por exemplo, IP, localidade, unidade, setor, data da aquisição do equipamento, data da última manutenção, quantidade de impressões realizadas desde a última troca do toner ou fusor, última conexão identificada na rede, erros, etc.

De acordo com DATE (2004, p. 6), um sistema de banco de dados é “um sistema computadorizado cuja finalidade geral é armazenar informações e permitir que os usuários busquem e atualizem essas informações quando as solicitar”. Para o autor um sistema de banco de dados é composto por dados, hardware, software e usuários.

Para armazenamento das informações, será utilizado o sistema gerenciador de banco de dados SQL Server, os dados também serão disponibilizados em um data warehouse que permitirá a geração de relatórios e criação de dashboards que serão utilizados pela gestão da empresa para avaliação de volumes de impressões por impressora e assim possa decidir pela desativação ou inclusão de novo equipamento para otimização da produtividade do setor.

Com base nas informações previamente armazenadas de forma estruturada a empresa adotará um processo de automatização para abertura de chamados baseado em inteligência artificial que inicialmente utilizará as estatísticas existentes para abrir o chamado de forma preditiva e com o passar do tempo otimizará o processo reduzindo consideravelmente tanto a necessidade de o funcionário abrir chamado quanto o tempo em que o equipamento estará indisponível para uso, assim o processo será mais eficiente.

O uso da arquitetura de dados estruturada permitirá a empresa ser mais eficiente no acompanhamento do uso das impressoras e na automatização da abertura de chamados, enquanto a aplicação de inteligência artificial possibilitará antecipar problemas e evitar que o equipamento fique fora de uso.

Referência

DATE, C. J.. INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com