TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Essencial de Sistemas

Por:   •  8/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

Análise Essencial de Sistemas – APS

ONG

Sumário

Objetivo do Trabalho 3

Introdução 4

Análise Essencial/Diagrama de Contexto 6

Lista de Eventos 8

Diagrama de Fluxo de Dados 10

Cadastro de novo usuários 10

Diagrama de Fluxo de Dados do Sistema 11

Cadastro de Denúncia 11

Objetos/Diagrama Entidade Relacionamento 13

Objetivo do Trabalho

Nesse trabalho temos como objetivo criar toda a documentação de um sistema de denúncias. Que atendem em várias partes do mundo. Esse sistema é gerido por uma ONG com foco na proteção ambiental. Sendo assim o sistema recebe denúncias de danos ambientais e a ONG deve analisar a veracidade de cada denúncia e colocar uma equipe responsável para cuidar de tal denúncia. Assim ajudando o meio ambiente para aquela situação.

As denúncias podem ser sobre desmatamento, incêndio, poluição e tudo que possa prejudicar o meio ambiente. A ONG tem equipes especificas não só para as regiões, mas também para os tipos de queixas.

Esse trabalho irá auxiliar em nossa formação pois entenderemos como é importante toda a documentação de um projeto.

Introdução

No trabalho da APS foi sugerido que realizássemos a documentação de um sistema para uma ONG, que atende denúncias ambientes por todo o mundo.

Baseado nisso criamos:

Analise Essencial/Diagrama de Contexto

Lista de Eventos

DFD do Sistema

Declaração de Objetos/Diagrama ER (Normalizado)

Dicionário de Dados

Cada um dos tópicos acima tem sua devida importância na documentação desse projeto. Como a Análise Essencial podemos apresentar o projeto para os responsáveis da ONG. Pois é uma modelagem simples para compreensão de todo. Assim conseguiram entender como o sistema irá funcionar.

Os Eventos registram as ações que o sistema é capaz de fazer, se ele consegue cadastrar dados, editar e/ou apagar. Essa é uma etapa importante pois assim o cliente consegue compreender tudo que será desenvolvido dentro da ferramenta.

O DFD é uma modelagem mais complexa é desenvolvida especificamente para o desenvolvedor. Pois ele conseguira entender as regras da ferramenta e assim desenvolver conforme está ali apresentado. Quem não tem uma base de conhecimento em TI dificilmente conseguira compreender detalhadamente o que esse modelo está apresentando. ´

Os objetos e o dicionário de dados servem para o DBA criar a base de dados do sistema. Ele consegue ver todos os objetos que serão utilizados na ferramenta juntamente com a descrição de cada tipo de dado. Essa é uma fase importante para o desenvolvimento, pois para termos um bom sistema é necessária uma boa base de dados com todas as regras de normalização aplicadas. Assim não teremos dados replicados. Também é importante criarmos todas as chaves primarias e estrangeiras, assim deixamos uma base segurança caso necessário alterar ou apagar dados.

Pensamos no sistema como se fosse um HELPDESK. Pois os usuários abriram denúncias como chamados.

Pensando na importância que é o combate a crimes ambientais implementamos em nosso DFD uma validação da denúncia. Para assim não direcionarmos equipes para trotes. Por ser uma ONG mundial criamos um sistema de fila que é organizada pelo grau de importância da denúncia.

Análise Essencial/Diagrama de Contexto

No diagrama de contexto demostramos o funcionamento do sistema em sua camada sem restrições tecnológicas. Um modelo de alto nível que pode ser compreendido por todos como funcionara com sua forma mais abstrata. Nesse diagrama é necessário mostrar as relações do sistema, sendo apresentado como um processo único. Esse diagrama também é considerado uma forma de diagrama de fluxo de dados.

Para esse diagrama ser desenvolvido de forma clara é necessário definir previamente alguns pontos:

• O processo que representa todo o sistema. O nome do processo é normalmente o nome do sistema

• As entidades externas com as quais o sistema se relaciona como pessoas, organizações ou outros sistemas. As entidades externas não podem comunicar entre si

• Os dados trocados entre o sistema e o exterior

• Os fluxos de dados gerados

Como no Diagrama de Fluxo de Dados um diagrama de contexto também contém suas regras para utilização da notação gráfica, onde cada forma serve especificamente para determinado tipo de situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com