TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Essencial de um Sistema para uma ONG

Por:   •  12/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

 

EDSON LOPES DA SILVA – RA: 5889006

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS

Análise Essencial de um Sistema para uma ONG

SÃO PAULO

2019

EDSON LOPES DA SILVA – RA: 5889006

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS

Análise Essencial de um Sistema para uma ONG

Trabalho da disciplina de APS – Atividades Práticas Supervisionadas do 4º semestre do curso de graduação em Sistemas de Informação apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: PROFº LUIZ ANTONIO SCOTT GOBITTA

SÃO PAULO

2019


SUMÁRIO

1 OBJETIVO03

2 INTRODUÇÃO04

3 A ANÁLISE ESSENCIAL DE SISTEMA – Conceitos Gerais05

3.1 Modelo essencial05

3.2 Modelo de implementação06

4 Conceitos da declaração de objetivos06

5 Conceitos diagrama de contexto07

6 Lista de eventos08

6.1 DFD por evento08

6.2 Diagrama ER09

6.3 Normalização09

6.4 Dicionário de dados09

7 Desenvolvimento da problemática – Analise essencial do sistema criado10

7.1 Declaração de escopo e objetivos10

7.2 Objetivos.............................................................................................................10

8 Desenvolvimento da problemática - Diagrama de Contexto12

9 Desenvolvimento da problemática - Lista de Eventos13

10 Desenvolvimento da problemática - DFD por Evento  14

10.1 Nível 0 – Visão geral14

10.2 Nível 1 Criação da Ocorrência (1)14

10.3 Nível 1 Atualização da Ocorrência (2)15

10.4 Nível 1 Gerenciamento da Ocorrência (3)15

11 Desenvolvimento da problemática - Diagrama ER16

12 Desenvolvimento da problemática - Normalização17

13 Desenvolvimento da problemática - Dicionário de Dados18

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS21

15 ANEXOS - FICHAS APS 22

16 REFERÊNCIAS23

 

1. OBJETIVO

O projeto apresentado foi desenvolvido no intuito de praticar o conteúdo teórico abordado em sala de aula trabalhando um caso fictício proposto. Com base na problemática apresentada, foi elaborado todo o processo que compõe a construção de um sistema, utilizando como suporte a análise essencial.

A atividade proposta tem como objetivo trabalhar a parte teórica da matéria em questão, por esse motivo a codificação do sistema e implementação não serão elaboradas nesse conteúdo.


2. INTRODUÇÃO

O projeto apresentado neste trabalho, foi elaborado com base na problemática hipotética proposta onde, uma ONG (organização não governamental socioambiental internacional) ligada a ONU denominada “WORLD SURVIVE” conta com uma rede de centenas de estações de fiscalização para levantamentos, constatações de denúncias e consequente ajuda humanitária, amplamente distribuída nos cinco continentes. A ONG lida com questões ligadas à degradação humana e a destruição dos recursos naturais e, dentre as quais, por exemplo, no Brasil, as queimadas; a contaminação do lençol freático em regiões de práticas de monocultura predatórias com o uso de agrotóxicos nas regiões canavieiras, envolvendo a exploração da mão de obra dos “boias frias”; Nos Estados Unidos, Europa e Ásia, questões relativas a poluição industrial, inclusive das usinas nucleares; Na África, a mão de obra infantil e escrava impostas nas fazendas de cacau da Costa do Marfim e de Mali.

Diante dessa complexidade, se faz necessária múltiplas ações estratégicas simultâneas, a referida organização encontra no momento, dificuldades em tomar decisões de forma rápida e assertiva. O maior desafio é a consolidação da resolução entre milhares de denúncias, investigações e autuações que a ONG tem de proceder diariamente. Neste cenário é interessante que as informações estratégicas sejam disponibilizadas de uma forma mais estruturada e consolidada, auxiliando na tomada de decisões pelas altas cúpulas gerenciais instaladas em cada continente, todas ligadas a uma central mundial cuja presidência que fica em Genebra na Suíça.

Para atender a problemática apresentada acima, será desenvolvido uma analise essencial para possível implantação de um sistema que compreenda e solucione o tema proposto.

O trabalho foi dividido em partes onde, primeiro será abordado o conceito utilizado para elaboração do projeto, seguido da apresentação dos elementos como Diagrama de Contexto, o Diagrama de Fluxo de Dados, Diagrama Entidade-Relacionamento e Dicionário de Dados. Os elementos serão apresentados graficamente, contemplando as informações e contextos descritos.

O projeto será concluído narrando as vivencias adquiridas ao longo do desenvolvimento do trabalho bem como as lições aprendidas.


3. ANÁLISE ESSENCIAL – CONCEITOS GERAIS

A Análise Essencial de Sistemas relaciona-se com eventos que interagem diretamente com o sistema. O sistema, por sua vez, possui um conjunto de reações que responderão aos eventos. O modelo essencial é composto por Diagrama de Contexto, Lista de Eventos, Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), Modelo Entidade-Relacionamento (MER) e Dicionário de Dados.

 A Análise Essencial é a técnica que orienta a análise de sistemas para a essência do negócio ao qual se destina independente das soluções de informática que serão utilizadas em sua construção, partindo do princípio de que os sistemas existem independentemente dos computadores, e são feitos visando uma oportunidade de negócio.

 Na Análise Essencial existem dois modelos, denominados de Modelo Essencial e Modelo de Implementação.

[pic 1]

Figura1. Análise essencial. Fonte própria

3.1 Modelo Essencial

Apresenta o sistema em um nível de abstração completamente independente de restrições tecnológicas. Antes que um sistema seja implementado, é necessário conhecer-se a sua verdadeira essência, não importando saber se sua implementação vai ser manual ou automatizada, e nem mesmo que tipo de hardware ou software vai ser usado. O Modelo Essencial é formado por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com