TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  11/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.129 Palavras (17 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 17

1 Equipamentos e Tipologia física

1.1 Introdução

        Esse capítulo irá demonstrar de forma prática, quais equipamentos foram utilizados juntamente com as configurações utilizadas, as tipologias dos cabos, os padrões utilizados, bem como a tipologia da rede que mais atende as necessidades e ampliação das redes de dados e comunicação da empresa 2SHOW.IE.

1.2. Arquitetura da rede

        Ao analisar a quantidade de hosts e dispositivos que precisa estar conectado à rede, a tipologia física que melhor atende as necessidades do escritório e da sucursal, é a arquitetura em estrela. “Na arquitetura em estrela todos os pontos e equipamentos da rede convergem para um ponto central. Neste caso, todos os meios de comunicação convergem para um núcleo central” (0). A dependência de um host central apresenta algumas desvantagens. Caso o host central apresente alguma falha, toda LAN (Local Area Network) será prejudicada. Essa arquitetura também tem como desvantagem que mais cabos serão utilizados para conectar os hosts aos switches ou hubs. Por outro lado, essa arquitetura permite uma detecção de falhas mais precisas do que em outras tipologias conhecidas e permite uma manutenção mais objetiva, por exemplo, caso um host perca a conexão com a rede e os outros hosts continuem operando normalmente, a detecção da falha fica mais fácil de ser detectada (uma falha no cabo de rede, por exemplo).

1.2. Equipamentos

1.2.1. Equipamentos do escritório central

        A rede interna do escritório contém uma total de quarenta e cinco equipamentos que precisam estar conectados à rede. Entre esses dispositivos se encontram: trinta e cinco estações de trabalho entre notebooks e desktops, quatro servidores, cinco impressoras multifuncionais em rede e access point.

1.2.2 Equipamentos da sucursal

Já a filial, conta com um total de vinte e quatro equipamentos que precisam estar ligados em rede, que são os seguintes equipamentos: vinte hosts entre desktops e notebooks, um servidor e três impressoras multifuncionais em rede

1.2.3. Equipamentos para criar a rede de dados e comunicação

        Depois da análise feita de todos os equipamentos que operam em rede e da arquitetura que melhor atende ambos os prédios, surge a necessidade de equipamentos específicos para fazer todos esses dispositivos em rede conseguirem se comunicar entre si e com redes externas. Para isso, os seguintes equipamentos foram adquiridos para a intermediar essas conexões: dois switches com vinte e quatro interfaces fast ethernet cada, um switch com o módulo PT-SWITCH-NM-1FFE, um Roteador com o módulo PT-ROUTER-NM-1FFE e um access point para disponibilizar sinal WI-FI.

1.3. Switches, Roteadores e Access Point

1.3.1 Switches

O Switch é um equipamento que opera na camada de enlace do modelo OSI (Open Interconnection Model).” A função básica de um switch é interligar vários segmentos de redes locais, permitindo a comunicação entre elas. O switch deixa passar dados (frames Ethernet) de um segmento para outro, somente se o endereço de destino for para o outro segmento. Dados (frames Ethernet) endereçados a um dispositivo dentro do mesmo segmento de rede não passam para os outros segmentos.” (1) Diferente do HUB que é apenas um concentrador e não consegue identificar os hosts conectados em suas interfaces, o Switch possui uma memória interna que armazena uma tabela de dados que mapeia as suas interfaces aos endereços MAC (Media Access Control) dos hosts que estão conectados. A vantagem de se utilizar esse equipamento é a performance e o aumento de segurança, visto que ele conhece todos os endereços MAC dos hosts que estão conectados a suas interfaces, ele consegue segmentar a comunicação entre hosts, diferente do HUB que “repete” a informação para todos os hosts, causando uma lentidão e uma falha de segurança, onde as informações são enviadas para todos os hosts, e podem ser interceptadas e analisadas por terceiros que obtém o conhecimento para tal.

Para realizar conexão dos equipamentos em redes, foram adquiridos três switches. Dois switches estão diretamente ligados por cabo UTP e contêm vinte e quatro interfaces fast ethernet cada, na qual todos os equipamentos finais como servidores, impressoras, desktops e notebooks foram diretamente conectados por cabos UTP. O terceiro switch foi eleito para ser o switch central ou root da rede. Esse switch principal foi conectado diretamente por meio de cabos aos dois primeiros switches e está conectado diretamente ao roteador por meio de um cabo. Assim sendo, a ligação direta entre esses três switches forma uma espécie de “triângulo”, criando uma redundância na LAN conforme a imagem a seguir:

        [pic 1]

Switches conectados entre si com cabos de rede no escritório central.

1.3.2. Roteadores

Os roteadores serão os responsáveis em conectar à rede interna do escritório e a rede interna da sucursal que se encontram a 60 km de distância uma da outra formando assim uma WAN (Wide Area Network). São os equipamentos que operam na camada de rede do modelo OSI e são responsáveis em conectar uma rede local com redes externas.” A conexão física à Internet é feita por roteadores e circuitos de comunicação de dados (LPs ou links privativos). Como os endereços internos da rede local são diferentes dos de acesso à Internet, esses roteadores e servidores que tratam o acesso da rede local à Internet funcionam como gateways, traduzindo os endereços validos da Internet para a comunicação com os endereços internos da rede da empresa.”(2) Através de protocolos específicos que serão vistos nos capítulos adiante, a conexão entre essas duas LANs será viável, podendo um host do escritório, se comunicar com um host da sucursal e vice e versa.

Para ambas as redes foi utilizado apenas um roteador. O roteador do escritório terá uma conexão com a sucursal e dessa forma, serão trocadas informações entre si, conectando as duas LANs.

1.3.3 Access Point

Alguns dispositivos finais, mais precisamente dois desktops e um notebook em ambos os prédios, necessitam de uma conexão sem fio com a rede. Para atender essa demanda, um Wireless Access Point será instalado em ambos os prédios. “Wireless Access Point (WAP ou AP), ou, traduzindo, ponto de acesso sem fio. É um dispositivo que recebe o sinal da rede (de forma cabeada ou sem fio) e disponibiliza o sinal Wi-Fi para outros dispositivos eletrônicos (tablets, smartphones, notebooks, smart TVs etc.). Literalmente, ele irá criar novos pontos de acesso à rede local através de Wi-Fi, que antes seria possível somente pela rede cabeada.(3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (708.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com