TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Antropologia

Por:   •  27/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 3

Durante a idade moderna houveram grandes transformações

politicas, econômicas e sociais. Foi quando surgiu o mercantilismo, que deu origem ao capitalismo.

Os três aspectos: economia, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano caminham juntos, pois à medida que o ser humano evolui e procura ocupar o seu espaço na sociedade, faz com que a economia cresça, pois é capaz de desenvolver novas tecnologias.

Na idade moderna, o fim das guerras e crescimento das cidades foi um fator muito importante para a economia. Outro fator essencial para esse crescimento foi a chegada das navegações.

Em relação ao desenvolvimento humano, o homem foi evidenciado como centro, e os valores humanos começaram a ser levados mais a sério. Houve também um crescimento tecnológico, devido as pesquisas cientificas da época, pensando no bem estar do ser humano e sua saúde.

Ainda falando de idade moderna, no século 18, ocorreu a Revolução Industrial, então a tecnologia evoluiu de modo que os maquinários industriais ocupassem o lugar da mão de obra humana.

Um dos acontecimentos mais importantes dentro da idade moderna foi a transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Também ocorreram mudanças referentes ao campo politico. As nações que surgiram se estruturaram ao redor do Rei Luís XIV.

Ocorreu a reforma religiosa, a igreja perdeu força, fazendo com que a predominância da razão se sobressaísse, e assim nasceram os iluminalistas.

Certamente uma das grandes dificuldades predominantes foi a rivalidade entre a igreja e a ciência, pois a igreja pregava que o homem deveria ser submisso à Deus, enquanto a ciência afirmava que nem tudo era milagre, e buscava evoluir através de seus estudos.

A idade moderna teve fim em 1789, e então entramos na idade contemporânea.

Em relação à idade contemporânea, no que se trata de economia, houve o surgimento do imperialismo econômico e um grande investimento militar, que fizeram com que ocorresse uma grande mudança econômica.

O desenvolvimento humano fez com que o homem se tornasse mais independente e individualista em relação ao espaço que ocupa na sociedade, pois ele vai em busca de novas oportunidades de negócio, portanto podemos afirmar que houveram grandes transformações relacionadas à tecnologia, como o surgimento de automóveis e antibióticos. Em contra partida, a criação de armas mais letais que promoveu o aumento da destruição humana.

Houve o enfraquecimento da monarquia absolutista, dando lugar a monarquia constitucional. Também podemos destacar o surgimento do socialismo.

Os Direitos Humanos ganham maior notoriedade, e passam a agir com mais firmeza, no que se diz defender os direitos do ser humano.

A idade contemporânea nos trouxe o fenômeno da “pós-verdade”, termo usado pela primeira vez em 1992, e é tratado como uma verdade que não é real, ou seja, não importa se uma noticia é verdadeira ou não, se ela passar uma ideia que para nós soa como algo que nos faz sentido e que concordamos, mesmo que aquela noticia não seja verdadeira, por nos fazer sentido, tomaremos aquilo como verdade. Essa teoria também funciona de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com