TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS

Por:   •  13/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------- 3

2 ORÇAMENTO ----------------------------------------------------------------------- 4

3 ORÇAMENTO GERAL ----------------------------------------------------------- 4

4 ORÇAMENTO FLEXÍVEL ------------------------------------------------------- 5

5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO --------- 5

6 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO ---------------6

7 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIO -------------------------------------6

8 BALANÇO PATRIMONIAL----------------------------------------------------- 7

9 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO --------------- 8

10 DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA ------------------------------ 9

11 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS -------------------------------------------- 10

12 CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------- 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------------- 12



  1. INTRODUÇÃO

Sabemos que o sucesso empresarial é decorrente de três fatores a capacidade financeira, a técnica e a administrativa, além das práticas contábeis e financeiras adequadas, que levam qualquer empresa a um crescimento sólido e sustentável.

O presente trabalho fará uma abordagem de tópicos e seus conceitos como: Orçamento, Orçamento Geral, Orçamento Flexível, Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão, As questões tributárias para o orçamento, Isenção e imunidade tributária, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos fluxos de caixa e a comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos.



2 ORÇAMENTO

Orçamento é o cálculo realizado com antecipação tanto das receitas como as das despesas de uma empresa, uma entidade pública, um estado ou simplesmente da economia de uma família. Pode ser comparado com um plano de termos econômicos que tem como objetivo cobrir todas as metas manifestadas em valores e em termos financeiros de acordo com as condições estipuladas.

Ele é um instrumento que qualquer empresa, instituição pública ou até mesmo pessoas físicas usa para desenvolver seus objetivos a serem alcançados durante o ano. Pode se concluir que o orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício.

‘’Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência. ’’ (FORD, Henry).

3 ORÇAMENTO GERAL

É um orçamento que prevê a quantidade de moeda que me determinado período, normalmente um ano, deve entrar e sair dos cofres públicos, ou seja, as receitas e despesas públicas devem ter a especificação das principais fontes de financiamento e das categorias de despesa mais relevantes. Este tipo de orçamento é formalizado por uma lei proposta pelo poder executivo, analisada, apreciada e ajustada pelo poder legislativo na forma definida pela constituição.

Nos tempos atuais ele é instrumento de planejamento, pois ele assumiu o caráter múltiplo, isto é, político, econômico, programático (planejamento), gerencial e financeiro. Eles devem ajustar-se à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Plano Plurianual (PPA), discriminando as previsões de receitas e as alocações para despesas segundo diferentes perspectivas.


  1. ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O orçamento flexível teve origem no início da década 70 na Alemanha por Kilger e Plaut, ele engloba dois princípios básicos: controle e cálculo de custo por produto e diversificação entre custos fixos e variáveis.

Tem como principal objetivo auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.

Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação.

5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

O orçamento proporciona ênfase na eficácia empresarial, pois toda entidade econômica necessita ser eficaz e atingir seus objetivos. A eficácia é boa para toda cadeia de relacionamentos do sistema empresa internamente e externamente, além de ajudar na identificação da missão da empresa e das áreas internas, tem o lucro mensurado corretamente pelos conceitos econômicos poderá ser uma boa medida da eficácia empresarial; mas não a única, tampouco a melhor. Tal indicador possibilita aos gestores a avaliação de quão corretos estão os rumos seguidos, além de tudo o resultado empresarial não é exclusividade da área comercial das empresas, mas sim de todas as áreas. Portanto, suas contribuições precisam ser apuradas e demonstradas, de forma a possibilitar a avaliação de cada uma separadamente, a eficácia de sua área é boa para ele e para sua equipe de colaboradores, pela própria sobrevivência do empreendimento.

É considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a prestação de contas dos gestores seja objetiva. Isso ocorre pelo fato que os gestores têm o compromisso especificado e definido no plano estratégico, que acabam sendo firmados no momento da montagem do orçamento.

O orçamento fornece uma grande quantidade de relatórios gerenciais e fiscais e permite análises que ajudam a organizar e controlar os setores na contabilidade, proporcionando o bom desenvolvimento empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (320.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com