TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPUTAÇÃO COGNITIVA NA ÁREA DA SAÚDE

Por:   •  8/6/2020  •  Ensaio  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

FUNDAMENTOS PARA COMPUTAÇÃO

ALVARO BIAGGIO PACHECO COLOGNESE – 21355339

ARTUR SANTIAGO FERNANDES BIAGUE – 21342150

MARCELO WERNER CYON – 21190777

COMPUTAÇÃO COGNITIVA NA ÁREA DA SAÚDE

SÃO PAULO – SP

2019

ALVARO BIAGGIO PACHECO COLOGNESE – 21355339

ARTUR SANTIAGO FERNANDES BIAGUE – 21342150

MARCELO WERNER CYON – 21190777

COMPUTAÇÃO COGNITIVA NA ÁREA DA SAÚDE

Atividade Prática Supervisionada apresentado à Universidade Anhembi Morumbi, do curso de Fundamentos para Computação, sobre o tema Computação Cognitiva.

Orientador: Dr., Professor José Ernesto de Araujo Filho.

SÃO PAULO – SP

        2019

SUMÁRIO

  1. CAPA
  2. SUB CAPA
  3. SUMARIO
  4. INTRODUÇÃO
  5. INTRODUÇÃO
  6. DESENVOLVIMENTO
  7. DESENVOLVIMENTO
  8. DESENVOLVIMENTO
  9. DESENVOLVIMENTO
  10. DESENVOLVIMENTO
  11. CONCLUSÃO
  12. BIBLIOGRAFIA/REFERENCIA

Introdução

        Em meados de 1938-1939, durante a Guerra Espanhola, os nazistas utilizavam uma máquina chamada Enigma para criptografar suas mensagens manter suas comunicações seguras dos seus inimigos. Durante o conflito para derrubar a República o Enigma era o grande um diferencial, já que possibilitava uma comunicação segura e extremamente difícil de decifrar para a época devido aos seus rotores, mecanismo que permitia mais de um tipo de permutações das letras do alfabeto, criando diversos conjuntos de letras. Além de diversas possibilidades de permutações, a cada letra pressionada o conjunto de letras mudava, dando uma nova sequência de letras, dificultando mais ainda o processo para decifrar as mensagens codificadas. Ao decorrer da guerra a Inglaterra e seu aliados já percebiam uma necessidade enorme em decifrar as mensagens do Enigma, então reuniram diversos matemáticos em Bletchley Park para poderem trabalhar em cima destas cifras alemãs. Foi então que Alan Turing entrou para esse grupo de matemáticos afim de quebrar a criptografia do Enigma.

        Porém somente após a inteligência britânica conseguir recolher materiais suficientes sobre o Enigma, seu funcionamento, parte de algumas cifras e a aquisição de algumas máquinas que Marian Rejewski elaborou um mecanismo chamada de Bomba, que basicamente eram seis maquinas Enigmas que exploravam uma vulnerabilidade das maquinas alemãs. Após essa descoberta Turing elaborou uma máquina que possuía uma Bomba com trinta replicas da máquina Enigma interligadas, este conjunto além de funções elaboradas por ele, constituía em uma grande máquina Enigma, na qual era muito mais fácil decifrar as mensagens codificadas, quebrando a segurança da comunicação alemã.

        Os feitos de Alan Turing apesar de serem grandiosos, foram, somente, reconhecidos em meados de 1970, com o trabalho de Brian Carpenter e Bod Doran, historiadores que reviveram os trabalhos de Turing e sua importância, que desencadeou uma grande influência, contribuindo para muitos outros estudos em diversas áreas do conhecimento. Como por exemplo a área de Inteligência artificial que foca no estuda da inteligência e aprendizagem. Esses estudos veem de muito antes, as tentativas de reproduzir o cérebro humano vem muitas antes do surgimento das máquinas, porém com o advento de novas tecnologias esse conceito ganhou forma e influência, com nomes como Claude Shannon, Marvin Minsky, John McCarthy, Nathan Rochester e muitos outros cientistas que se reuniram na Conferência de Dartmouth, o qual foi um marco para a Inteligência artificial  pois foi nele que apresentaram o primeiro conceito de rede neural que veio ser base dos programas feitos até hoje.

        As aplicações dos estudos da Ciência Cognitiva atuam em diversas áreas e na maioria das vezes são utilizados para ajudar a tomar decisões, processar grandes quantidades de dados, para categorização, entre outras funções. Podemos ver seu uso mais especificamente em empresas financeiras que usam sistemas especialistas para analisar investimentos, cortes de investimentos, etc. Este programa analisa, por exemplo, diversos investimentos já realizados e observa seus aspectos, analisa com o a proposta e auxilia a empresa a tomar a decisão devida. Também temos sistemas especialistas para ajudar no atendimento pré-hospitalar de pacientes que sofreram traumas, no qual exige do enfermeiro uma bagagem grande de conhecimento, um raciocino rápido para realizar as melhores escolhas, e os sistemas especialistas entram justamente nesta área, para ajudar o enfermeiro ter decisões rápidas e benéficas para aquele paciente em questão.

Desenvolvimento

Desde os tempos antigos, a mente sempre foi utilizada como um objeto de estudo que transmitia curiosidade e cativava devido sua extrema importância. Isso atribuiu diversos fatores entre eles sua extrema complexidade por ser algo subjetivo e com grande dificuldade de definição por possuir vários objetos de pesquisas relacionados como a percepção, memória, linguagem, raciocínio, atenção, inteligência, emoção e significado e por possuir características relacionadas aos processos mentais como a consciência, intencionalidade, representação e livre-arbítrio.

O Cognitivismo é importante para todas as áreas do conhecimento que se relacionam com o estudo da mente, no plano científico a Psicologia em especial a Psicologia Cognitiva e, no interior desta, a Linguística no plano filosófico, correspondentemente, a Filosofia da Mente, a Epistemologia e a Filosofia da Linguagem.

A psicologia cognitiva estuda a cognição, logo estuda os processos mentais por trás do comportamento mental. É algo atribuído das disciplinas da ciência cognitiva. É uma área que parte do principio de investigar os diversos domínios, analisando questões sobre atenção, memoria, percepção, representação do conhecimento, criatividade, raciocínio e resolução de problemas. Podemos definir cognição como a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, sendo um amplo leque de processos mentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com