TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação (Hierarquia e Distância) e Topologia de Redes

Por:   •  5/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  2.058 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso Tecnólogo de Redes de Computadores

2013.2

Arquitetura de Redes

Resumo: Classificação (Hierarquia e Distância) e Topologia de Redes

Lucas Victor dos Santos Menezes

lucasvictorsm@gmail.com

Resumo: Hierarquia

Cliente-Servidor: é uma rede baseada no gerenciamento de vários dispositivos (Computadores, impressoras, etc.) feito por um dispositivo principal (máquina chamada Servidor), com a finalidade de restringir as ações de um usuário, restrições estas que são adotadas conforme a política da empresa através de um administrador de rede. Geralmente os servidores são dedicados, pois são otimizados para processar as requisições dos usuários da rede e garantir a segurança dos arquivos.

[pic 2]

Usada normalmente em redes que possuem mais de 10 computadores ou por redes menores mais que necessitam de segurança. Os dispositivos utilizados nesse tipo de rede não precisam estar numa mesma área.

Exemplos de servidores: servidores de arquivos, servidores de impressão, servidores de autenticação, servidores de comunicação, etc.

Vantagens

  • Maior desempenho na utilização das informações e recursos compartilhados;
  • Segurança elevada.

Desvantagens

  • Custo mais elevado em relação à rede ponto-a-ponto;
  • Necessita de especialistas para manutenção, configuração e gerenciamento do servidor.

Ponto-a-ponto: é uma rede onde não existe um controlador principal, ambas as máquinas compartilham recursos mutuamente sem muita burocracia. Cada máquina pode ser o controlador e ao mesmo tempo o usuário, conforme o desejo do usuário.

[pic 3]

Utilizada em redes pequenas e localizadas numa mesma área física.

Vantagens

  • Baixo custo e fácil uso;
  • Não necessita de um especialista para administrar esse tipo de rede.

Desvantagens

  • A rede terá um crescimento muito limitado, pois com uma grande quantidade de máquinas sobrecarregaria o fluxo dos dados, tornando-a lenta e, por conseguinte ineficaz;
  • Baixa segurança

Resumo: Distância

As redes se dividem em 3 categorias: Rede Local (LAN, Local Area Network), Rede Metropolitana (MAN, Metropolitan Area Network) e Rede de Longa Distância (WAN, Wide Area Network).

LAN: é o tipo mais comum de rede. É uma rede que cobre uma área muito pequena, é utilizada para ligar salas de um edifício ou até ligar um edifício a outro. Normalmente são redes particulares.

MAN: é uma rede que liga computadores e usuários em uma área maior que a LAN e menor que a WAN. Normalmente é resultado de várias LANs interligadas cobrindo uma área mediana como cidades. Essas redes podem ser públicas ou particulares.

WAN: é resultado de agrupamento de várias LANs e/ou MANs, fazendo a comunicação entre estados, países ou continentes. Atinge uma área relativamente grande. Esse tipo de rede é normalmente pública. A internet é o melhor exemplo de WAN, pois possibilita a comunicação entre pessoas de lugares totalmente diferentes.

[pic 4]

Outros tipos de rede

PAN (Personal Area Network) – Conexão entre PC’s

CAN (Campus Area Network) – Interligação entre edifícios da mesma planta

GAN (Global Area Network) – ligação entre a terra e satélites artificiais

[pic 5]

Resumo: Topologia

Topologia: Topo = Estrutura, Logia = Estudo

A topologia de rede esquematiza a estrutura do caminho que uma informação percorre numa rede e também a conexão dos dispositivos nessa estrutura, ou seja, a disposição física e lógica de cada ponto de conexão. A topologia é dividida em duas partes: Topologia Física e Topologia Lógica.

Topologia Física: a forma pela qual os computadores estão fisicamente conectados através das mídias de conexão, onde está cada ponto de conexão em relação aos outros e como está a configuração da rede através da localização do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (523.3 Kb)   docx (444.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com