TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Codificação em C# do Mecanismo de Acesso a um Trecho de Banco de Dados de Uma Aplicação de Teleatendimento Médico para consultas via app/web

Por:   •  19/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

 Projeto Integrado Multidisciplinar

nomes ra

Codificação em C# do mecanismo de acesso a um trecho de banco de dados de uma aplicação de Teleatendimento Médico para consultas via app/web

SÃO PAULO

2023

RESUMO

A startup de soluções tecnológicas, STAR&TECH, recebeu um contrato para dar continuidade ao projeto de um aplicativo de teleatendimento médico. O objetivo é entregar uma codificação em C# para o mecanismo de acesso a um trecho de banco de dados da aplicação, juntamente com protótipos de interface do usuário em ASP .Net e Android.

Para alcançar esse objetivo, a equipe de desenvolvimento da STAR&TECH utilizará o paradigma de Desenvolvimento Orientado a Objeto, juntamente com ferramentas contidas no Framework ASP.NET Core. O padrão MVC será escolhido para desenvolver a aplicação, além da conexão com o banco de dados.

É importante destacar que será necessário aplicar conhecimentos de desenvolvimento web, pois será manipulado texto de marcação para configuração dos layouts. STAR&TECH está pronta para enfrentar esse desafio e entregar uma solução tecnológica de qualidade aos seus clientes.

ABSTRAT

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. DESENVOLVIMENTO WEB        6

2.1 Aplicação Web        6

2.2 HiperTexto e marcação (HTML)        6

2.3 Cascating Style Sheets (CSS)        6

2.4 Plataforma ASP .NET        7

2.5 Banco de dados        7

3. PROTOTIPAGEM DA INTERFACE GRÁFICA        8

3.1 Protótipo de interface gráfica com o usuário em ASP .NET        8

  1. INTRODUÇÃO

A evolução tecnológica possibilitou a automatização de rotinas, facilitando assim o trabalho, seja ele em pequenas, médias e grandes empresas. Assim, as aplicações Web ganham espaço no cotidiano de todos na sociedade, tornando-se indispensável para execução das atividades, sejam simples (agendamento de compromisso em agenda) ou mais complexas (desenvolvimento de outras aplicações). Esse cenário aponta para um crescimento contínuo do desenvolvimento de software para atender as demandas tanto comerciais quanto pessoais.

Uma demonstração do crescimento da área de desenvolvimento de software é registada no relatório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que menciona a Indústria de Software e Serviços de TIC (ISSTIC) “no Brasil registrou uma produção estimada em US$ 53,3 bilhões em 2021, valor que responde por 82,8% do total dos serviços produzidos pelo setor de TIC”. (BRASIL, 2022)

 Em primeira análise neste contexto a STAR&TECH é uma Startup em ascensão, que foi criada em 2023 com foco em desenvolver soluções para o setor de saúde com base na tecnologia e assim satisfazer a demanda de sistema para Prevenção, Diagnósticos e tratamento gravíssimo à saúde. E, conta com técnicas de gerenciamento adequado para os negócios, assim consta para uma entrega de valor aos seus clientes, atendendo plenamente as demandas captadas.

A STAR&TECH com o propósito de implementar o Sistema de teleatendimento médico para consulta de pacientes via app/web, tem a meta de codificar em C# o mecanismo de acesso a um trecho de banco de dados, do referido Sistema, assim como os protótipos de interface gráfica com o usuário utilizando a plataforma ASP .Net e Android da Microsoft. Para o alcance da meta supracitada a equipe irá utilizar os conhecimentos adquiridos em disciplinas como: Programação Orientada a Objetos II, Desenvolvimento de Software para a Internet e Tópicos Especiais de Programação Orientada a Objetos. Assim, com a execução dessa implementação, a equipe será capaz de fomentar o hábito de executar atividades envolvendo múltiplas disciplinas, bem como desenvolver a capacidade de identificar necessidades e sugerir soluções técnicas.

  1. DESENVOLVIMENTO WEB

O projeto de uma aplicação para uso na internet, seja dispositivos móveis ou não, requer o envolvimento de vários conceitos, que serão abordados a seguir. Vale ressaltar que a necessidade de aplicações web seguras, para o fluxo de dados envolvidos, que não são somente baseadas em protocolo HTTPS, associado a uma funcionalidade de login. Para garantia da segurança é preciso o uso diversas práticas e técnicas, sendo que no geral elas seguem a três pilares: Gerenciamento do controle de acesso, Validação das informações recebidas e Gerenciamento dos ataques sofridos. (RFERREIRA, 2019).

2.1 Aplicação Web

A expressão aplicação Web é utilizado para descrever o software em ambiente Web, que pode ser desde uma simples página até um Web site completo. Aplicação Web ainda pode ser uma implementação lógica de negócio e cujo uso altera o estado do negócio, bem como um sistema de informática que utiliza uma arquitetura com base no protocolo http (FILHO, 2003; PRESSMAN, 2002)

2.2 HiperTexto e marcação (HTML)

Uma das principais tecnologia na produção de aplicativos web é o HyperText Markup Language, mais conhecido como HTML, em sua tradução Linguagem de Marcação de HiperTexto, cuja finalidade é ser uma linguagem de publicação de conteúdo, como imagens, áudios ou vídeos na web. As marcações em HTML é definidas por Tags, que são marcas ou etiquetas que podem descrever de maneira isolada cada elemento dentro do texto, ou seja, mostram a estrutura do documento. Desde a sua versão inicial (em 1991) o HTML já atualizou diversas vezes, sendo que a versão atual é o HTML 5.0. (MARINHO, 2022)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (293.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com