TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acesso ao banco de dados

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo discorrer a respeito da NR7 e da NR17 - Normas Regulamentadoras. Nesta perspectiva, busca perceber as orientações e aplicações dessas NRs nos ambientes de trabalho dos profissionais de informática, de forma a identificar certos ricos, comuns ao ambiente de trabalho desta área, bem como os procedimentos que devem ser seguidos, caso um profissional esteja em situação desfavorável ao bom desenvolvimento de suas atividades profissionais e prejuízo de sua saúde ou mesmo dos colegas. Ressalta-se que é imprescindível ao empregado e ao empregador desenvolverem/aprimorarem a capacidade de identificar os possíveis riscos que o cercam, afim serem evitados com precauções e analise- técnica, de modo a evitar futuras complicações ao profissional e à empresa.

O CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DE TRABALHO

A NR7 refere-se ao programa de controle médico de saúde ocupacional. O profissional médico, responsável por avaliar a saúde do trabalhador, deve se basear nas orientações que a NR7 apresenta, para não realizar os exames apressadamente, fazê-los mal feitos, pois sem uma análise criteriosa pode admitir péssimos funcionários em uma empresa. Estudos apontam que o profissional produz com eficácia quando a empresa lhe oferece as condições ambientais e psicológicas para o desenvolvimento de suas tarefas. Por isso, a empresa que investe na saúde dos seus funcionários tende a colher boa produtividade, uma vez que o profissional, satisfeito com sua função e com as boas condições de trabalho, se compromete a desenvolver um trabalho correto.

Quanto ao contexto do ambiente de informática, as ações de saúde devem ser de conotação preventiva e ocupacional, sendo que os profissionais de informática devem realizar a prevenção de LER/DORT, prevenção de Tenossinovite e entre outras, pois essas doenças são as que mais prejudicam o profissional de informática. Em síntese, o médico não tem como adivinhar acidentes, mas pode se tornar um grande investigador de acidentes, fato que favorece a prevenção.                

A Norma Regulamentadora 17 tem como objetivo descrever as condições adequadas que podem proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente ao ambiente de trabalho. Neste sentido, em ambientes de trabalho para profissionais da área de informática deve-se observar os aspectos relacionados a Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT), indicação de postura a ser adotada, etc.

Conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho. Para, por exemplo, poder identificar LER/DORT é preciso notar os sintomas, tais como: dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso que geralmente afeta os membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores. A prevalência dessa doença tem sido causada pela impossibilidade de qualquer manifestação de criatividade e flexibilidade, execução de movimentos repetitivos, ausência e impossibilidade de pausas espontâneas, necessidade de permanência em determinadas posições por tempo prolongado. Ciente disso, deve o empregador, com as devidas orientações médicas, criar condições em permita ao trabalhador exercitar-se antes de iniciar as tarefas, e durante determinado intervalo.

No que diz respeito às atividades de processamento de dados, a que os profissionais de informática mais se envolvem, estabelece número máximo de toques reais por hora trabalhada, sendo o limite máximo de cinco horas por jornada para o efetivo trabalho de entrada de dados, pausas de dez minutos para cada cinquenta minutos trabalhados e retorno gradativo à exigência de produção em relação ao número de toques nos casos de afastamento do trabalho por quinze dias ou mais. 

Além disso, de acordo com o item 17.4.3, existem cuidados que podem ser tomados quando da necessidade de se utilizar equipamentos para processamento eletrônico de dados com uso de terminais de vídeo de forma habitual e permanente. Nesta situação, deve-se favorecer as condições para o empregado ter uma mobilidade suficiente, de modo a permitir que ele faça o ajuste da tela do equipamento para a iluminação do ambiente e  proteja-se contra reflexos, para isso ele deve proporcionar corretos ângulos de visibilidade.  O manuseio de teclado deve ser autônomo e ter mobilidade para facilitar que o trabalhador ajuste-o de acordo com as tarefas a serem executadas. A distância entre a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais. Assim se os equipamentos utilizados pelo o profissional de informática são usados eventualmente, poderão ser dispensadas as exigências previstas no subitem 17.4.3, observado o caráter das tarefas realizadas e levando-se em conta a análise ergonômica do trabalho, tal como destacado na NR17.

A postura mais adequada ao trabalhador é aquela que ele escolhe livremente e que pode ser variada ao longo do tempo. Os profissionais de informática têm suas vantagens em trabalhar sentados, pois eles têm baixa solicitação da musculatura dos membros inferiores, reduzindo, assim, a sensação de desconforto e cansaço, com a possibilidade de evitar posições forçadas do corpo, tendo o menor consumo de energia, facilitação da circulação sanguínea pelos membros inferiores. Mas também tem as suas desvantagens que é o sedentarismo, adoção de posturas desfavoráveis: lordose ou cifoses excessivas, estase sanguínea nos membros inferiores, situação agravada quando há compressão da face posterior das coxas ou da panturrilha contra a cadeira, se esta estiver mal posicionada. Para evitar que esses profissionais, que trabalham sentados, não venham a ter problemas, os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos requisitos mínimos de conforto como altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida, borda frontal arredondada nas cadeiras, encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar. Característica de pouco ou nenhum conforto na base do assento devem ser evitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com