TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação de Dados

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Comunicação de Dados

Lista de Exercícios

Questão 01 – Quais são os objetivos da aplicação de uma codificação de linha na transmissão de sinais digitais?

Envio de elementos de dados os quais são a menor entidade que pode representar um pedaço e informação: o bit.

Questão 02 – A relação entre o número de elementos de dados e o número de elementos de sinal para a representação de um determinado valor digital é dada por r. Com base nessas informações, calcule o valor de r para cada caso a seguir:

Questão 03 – Diferencie taxa de dados e taxa de sinalização. Quando se trata de aprimorar a performance da rede, ambas deverão subir? Justifique.

A taxa de dados define o total de elementos de dados (bits) enviados por segundo, sendo medida em bps. A taxa de sinalização é o número de elementos de sinal enviados por segundo, sendo medida em baud.

Questão 04 – Explique, com suas próprias palavras, a influência da sinalização sobre a largura de banda necessária para a transmissão de um sinal.

Quando se reduzir a taxa de sinalização implica a reduzir a largura de banda necessária, isso, na prática, reduz a ocorrência de congestionamento, sem falar que auxilia economia da banda.

Questão 05 – Defina autossincronização e explique por que transmissor e receptor precisam estar sincronizados, especialmente sob taxas maiores de transmissão.

Interpretar corretamente os sinais recebidos pelo transmissor, os intervalos de bit do receptor precisam coincidir com os intervalos de bit do transmissor, sob risco de má interpretação dos sinais.

 Questão 06 – Explique por que a presença de componentes DC em um sinal digital é indesejável em comunicações de dados.

Quando o nível de tensão de um sinal permanece constate por curto tempo, surgem no espectro do sinal frequências bem baixas, conforme visto antes na análise de Fourier. Tais frequências próximas a 0, chamado componente DC, representam problemas para um sistema, por exemplo que use canais incapazes de transmitir baixas frequências.

Questão 07 - Assinale a alternativa que não representa um grupo de codificação de linha.

Tripolar

Questão 08 – Cite as principais vantagens e desvantagens do esquema de codificação Manchester.

A duração do bit é devida de em duas metades. A tensão permanece em um nível durante a primeira metade e muda para outro nível na segunda metade, tendo a vantagem do sincronismo à transmissão.

A única desvantagem é sua relativamente alta taxa de sinalização devido às mudanças ocorridas durante a transmissão dos bits, atingindo uma largura de banda, no mínimo, de 2x a banda consumida pelas técnicas NRZ.

Questão 09 – Explique por que, embora seja vista como uma evolução em codificação de linha, a técnica AMI exige a atuação complementar de outros mecanismos, como a codificação de bloco HDB3, para permitir uma recepção confiável dos dados. Questão 10 – Aplique as codificações de linha RZ, Manchester e AMI para a sequência de bits

Porque possui problemas de sincronismo, quando diante de longas sequências de bits 0.

Questão 10 – Aplique as codificações de linha RZ, Manchester e AMI para a sequência de bits abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com