TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação de Dados

Por:   •  11/8/2015  •  Resenha  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

3 Comunicação de Dados

Profa. Silvana Dal-Bó Meios

Físicos de Transmissão Sumário Tipos de Transmissão Cabo coaxial Par trançado Fibra ótica Meios sem cabo O que são os meios físicos? O canal que carrega as mensagens entre os elementos da Rede é chamado de meio de transmissão ou mídia de transmissão. Basicamente, podemos classificar os meios de transmissão em dois grupos: Meios com Cabo e Meios sem Cabo.

Características gerais dos meios Custo Instalação Taxa de transmissão - quantidade de bits Atenuação – queda da potência de um sinal ao longo da distância percorrida. Susceptibilidade a Interferência Eletromagnética Formas de Utilização do Meio Simplex – permite a comunicação em apenas um único sentido. Em uma extremidade o emissor e na outra o receptor.

Ex: um via de mão simples, uma fibra ótica. Half-duplex – nas extremidades os dispositivos podem receber e transmitir mas não simultaneamente.

Ex: estrada de ferro. Full-duplex – os dados podem ser transmitidos e recebidos simultaneamente em ambos os sentidos.

Ex: estrada com duas pistas, modens modernos. Meios com cabo Cabo coaxial Par trançado Fibra ótica Cabo Coaxial É constituído de um condutor interno circundado por um condutor externo, tendo, entre os condutores, um isolante que os separa. O condutor externo (malha) por sua vez, é circundado por outra camada isolante. Cabo Coaxial Foi um dos primeiros a ser utilizado nas redes locais. Em cada placa de rede se coloca um conector tipo “T” que permite a conexão do cabo que vem de outro PC.

 Na última máquina da linha coloca-se um terminador para que os dados sejam absorvidos e não retornem para a rede causando ruídos e terferências. Vantagens e Desvantagens Algumas vantagens do cabo coaxial: baixos custos de implementação, topologia simples de implementar, resistência à ruídos e interferências. Algumas desvantagens do cabo coaxial: distâncias limitadas, baixo nível de segurança, dificuldade em fazer grandes mudanças na topologia da rede.

Classificação Coaxial fino (Thin Ethernet - 10Base2) Coaxial grosso (Thick Ethernet - 10Base5) Cabo coaxial fino cabo coaxial banda base Mais utilizado em redes locais Topologia em barra Mais maleável Modo de transmissão half-duplex Cabo coaxial grosso cabo coaxial banda larga A banda é dividida em dois caminhos: de transmissão e de recepção. aplicações em redes locais com integração de serviços de dados, voz e imagens. Modo de transmissão FullDuplex Par Trançado consiste em um par de fios elétricos de cobre ou aço recoberto de cobre (aumenta a resistência à tração).

Os fios são recobertos de uma camada isolante, geralmente de plástico, e entrelaçados em forma de trança (de onde surgiu o seu nome). Este entrelaçamento é feito para se evitar a interferência eletromagnética entre cabos vizinhos e para aumentar a sua resistência.

O conector utilizado é o RJ-45. Par Trançado Transmissão analógica ou digital Utilizado em redes de computadores e telefonia Vantagens e Desvantagens Vantagem: Custo Facilidade de instalação pode trabalhar com velocidades de redes de 10, 100, e recentemente de 10000 megabits Desvantagem: susceptível a ruídos (crosstalk –fiação adjacente).

UTP (Unshielded Twisted Pair ) Par trançado sem blindagem Mais utilizado nas redes de computadores Foi padronizado pelas normas EIA/TIA (Electronic Industry Association/ Telecommunications Industry Association) com a norma 568 Várias categorias – indicam a qualidade do cabo e suas aplicações. Categoria 5 e 5e – mais utilizado redes Ethernet de 10 ou 100Mbs. Distância máxima permitida 100 mts.

Categorias Cabo UTP Categoria 5e - melhoria das características dos materiais utilizados e permite um melhor desempenho e taxas de até 1 Gbps categoria 6, velocidades que variam de 1Gbps até 10Gbps. Padrões de Conectorização Cabo cross-over (pares cruzados) - interligar duas máquinas diretamente – posição dos fios é diferente nas pontas. Cabo STP (Shielded Twisted Pair ) Par trançado blindado Necessário em ambientes com grande nível de interferência eletromagnética.

Fibra Ótica Ideal para transmissão de dados. Taxas de transmissão altíssimas. Imunidade a ruídos e interferências eletromagnéticas. Vários quilômetros de comprimento sem a necessidade do repetidor. Desvantagem: custo custo de instalação e manutenção. Características consiste em um filamento de sílica ou plástico, por onde é feita a transmissão de luz. Ao redor do filamento existem outras substâncias com menor índice de refração, que fazem com que os raios sejam refletidos internamente, minimizando assim as perdas na transmissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com