TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação instantânea no combate ao desmatamento

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.588 Palavras (31 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 31

Ciência da Computação[pic 1]

Comunicação instantânea no combate ao desmatamento

Atividade Prática Supervisionada referente ao 5º semestre do curso de Ciência da Computação; criação de uma ferramenta de comunicação em rede que possa auxiliar em problemas ligados a questões ambientais.

Alunos:

Ailton Borges dos Santos RA: C47GAF-0

Felipe Consentino Capelli RA: C42894-9

Vitor Sumiyoshi Lima Mukai RA: C0733F-8

Índice

1 – Objetivo e motivação do trabalho        3

2 – Introdução        4

3 – Fundamentos da comunicação de dados em rede        5

4 – Plano de desenvolvimento da aplicação        8

5 – Projeto do programa        9

5.1 – Servidor        9

5.2 – Cliente        9

6 – Bibliografia        11

APÊNDICE        12

A. Relatório com linhas do programação        13

- Cliente        13

- Servidor        18


  1. 1 – Objetivo e motivação do trabalho

        Pensando na proposta da atividade prática supervisionada desse semestre, discutimos sobre como um projeto de comunicação instantânea poderia auxiliar em alguma situação ligada ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável de modo efetivo, sendo capaz de ajudar no combate a problemas encontrados em várias situações possíveis.

        Com isso em mente decidimos trabalhar entorno do desmatamento, sabendo que é um problema que atinge e prejudica diariamente a natureza causando grandes danos ambientais.

        Nosso objetivo é criar um chat para comunicação direta, que conecte vários órgãos de proteção ambiental e combate ao desmatamento para facilitar sua comunicação, algo que independa de qualquer meio existente como whattsapp, messenger entre outros.

        Assim tendo um meio independente de comunicação podemos adicionar melhorias no serviço para suprir as necessidades dos  usuários, pois estaremos trabalhando com um público específico e com um contato direto poderemos oferecer um suporte mais ágil a seus problemas.

        Nossa motivação para trabalhar com esse tipo de situação, veio após ver em nossa pesquisa todos os problemas que são causados pelo desmatamento e que poderiam ser evitados se uma comunicação mais ágil e incisa fosse aplicada; existem muitos meio para denúncias de irregularidades desse tipo, pelo que pesquisamos essas denúncias são feitas diretamente a uma linha direta à alguma  instituição ou órgão de defesa ao meio ambiente, mas não existe uma comunicação entre esses mesmos o que as vezes dificulta o trabalho de combate, pois essa denúncia deve ser repassada de maneira que chegue ao responsável por lidar com aquele tipo de situação constatada.

        No caso da nossa proposta essa comunicação seria feita por meio de um chat onde estariam conectados todos órgãos responsáveis por cuidar de situações que são ligadas ao desmatamento, assim que um deles recebesse alguma denuncia e a filtrasse usaria o chat  para enviar as informações da denuncia à instituição ou órgão responsável por combater esse tipo de ação não necessitando de outros meios como e-mail ou telefone, pois pelo chat seria possível enviar as informações e arquivos enviados pelo denunciante.

        

  1. 2 – Introdução

        O desmatamento é um dos grandes inimigos da natureza apesar de não ser algo novo, pois é uma prática que vem sendo aplicada no Brasil desde a época de seu descobrimento quando os colonizadores chegaram ao país e começaram a ter interesse no lucro com a venda do pau-brasil para o mercado europeu.

        Desde então essa prática vem sendo usada como meio de lucro para as grandes “potências” instaladas aqui no país. Hoje não existe apenas o interesse no corte das árvores pelo seu valor de venda pelas madeireiras que muitas vezes fazem derrubadas de árvores ilegal, principalmente em áreas afastadas como na floresta amazônica onde é difícil a fiscalização por sua extensão e geografia; em muitos casos são desmatadas grandes áreas de floresta por fazendeiros que compram terrenos para criação de gado e no intuito de aumentar sua produtividade expandem suas terras sem permissão derrubando a mata existente nos arredores de suas propriedades, assim com acontece com agricultores que compartilham da mesma prática para aumentar seu território para plantio.

        O desmatamento também pode acontecer de outras formas como com a urbanização. Com o crescimento populacional, a necessidade de criação de novas áreas para moradia faz com que sejam necessários expansões territoriais urbanas destruindo áreas de mata nos arredores das cidades. Também relacionado a esse tipo de ação encontramos outros exemplo que são a ampla demanda de áreas para construções de industrias que se instalam em novos locais, a construção de condomínios residências e a expansão de rodovias ligando os quatro cantos do país.

        Além de tudo já citado o desmatamento ainda pode provir de ações como queimadas e incêndios florestais. Ocorrem em muitos casos por motivos econômicos, onde fazendeiros assim como já citados com interesse em expandir suas terras causam incêndios em áreas de matas protegidas por lei para ter acesso a novas terras para o cultivo e criação de gado; mas também acontecem por descuido e irresponsabilidade de muitos motoristas que ao dirigir nas estradas jogam bitucas de cigarro no acostamento onde existe mata e acabam causando inicio de incêndios florestais que podem chegar a ter grandes proporções.

        Esses são exemplo bem visíveis no nosso país e que podemos observar facilmente no nosso dia a dia, mas vale lembrar que isso não é algo exclusivo do Brasil; infelizmente é decorrente em todo o mundo, e com o aceleramento do desenvolvimento de vários países como China, Estados Unidos e Índia por exemplo a cobertura vegetal desses locais vem sendo quase totalmente explorada acabando com várias áreas de mata.

        Os grandes perigos do processo de desmatamento estão ligados a causa do processo de desertificação em algumas áreas e principalmente ao aumento na emissão de CO2, se tornando um dos grandes vilões no aumento da emissão de gases do efeito estufa em nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (371.6 Kb)   docx (316.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com