TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dependabilidade e Confidencialidade

Por:   •  1/10/2020  •  Exam  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Falha: É um comportamento inesperado do software. Uma falha pode ter sido causada por diversos erros, mas alguns erros podem nunca causar uma falha. Exemplo prático: Houve um retorno de um valor não esperado, como null, isso é um erro, e por causa desse null ocasionou uma falha no sistema.

Defeito: É uma inconsistência no software, algo que foi implementado de maneira incorreta. Ele ocorre em uma linha de código, como uma instrução errada ou um comando incorreto. O defeito é a causa de um erro, porém se uma linha de código que contém o defeito nunca executar, o defeito não vai provocar um erro.

Erro: Erro humano produzindo resultado incorreto. O erro evidencia o defeito, ou seja, quando há diferença entre o valor obtido e o valor esperado constitui um erro.

  1. Redundância é a duplicidade do objeto a ser protegido fazendo-se por exemplo a repetição de dados a instalação de fontes alimentações reservas e Diversidade é ter um backup em diferentes servidores com sistemas operacionais diferentes, de diferentes arquiteturas, como exemplo salvar dados em hds com linux, salvar em hds com windows.
  2. Os atributos da Dependabilidade são:
  1. Confiabilidade: Probabilidade R(t) de um sistema apresentar serviço correto continuamente durante um intervalo de tempo t, dado que o mesmo apresentava serviço correto em t=0. Em outras palavras, é a probabilidade do sistema não apresentar defeito durante o intervalo de tempo considerado.
  2. Disponibilidade: É a probabilidade A(t) de um sistema apresentar serviço correto num determinado instante de tempo t.
  3. Segurança(Safety): É a probabilidade S1( t) de um sistema não apresentar defeito que acarrete conseqüências catastróficas contra os usuários ou contra o meio ambiente, em um intervalo de tempo t.
  4. Confidencialidade: Probabilidade C(t) de não ocorrer divulgação não autorizada de informação, em um intervalo de tempo t.
  5. Integridade: Probabilidade I(t) de não ocorrer alterações impróprias de estado em um sistema, em um intervalo de tempo t.
  6. Reparabilidade: Probabilidade M(t) de um sistema estar restaurado (retornar ao estado de serviço correto) no tempo t, dado que o mesmo apresentou defeito em t=0. Em outras palavras, é a capacidade que um sistema tem de passar por reparos e modificações.
  7. Segurança(Security): Segurança pode ser definida como a probabilidade S2(t) de que não ocorra acesso ou manipulação indevidos no estado do sistema, em um intervalo de tempo t.
  1. Os métodos formais têm sua eficácia de maneira que descobre e evita duas classes nas representações de software, são os erros e omissões na especificação e no projeto e ainda a inconsistência entre uma especificação e um programa. Dessa forma, à medida que uma especificação formal é desenvolvida em detalhes, desenvolve-se uma compreensão profunda e detalhada dos requisitos do sistema, ainda podemos perceber que os custos de testar um programa podem ser reduzidos porque ele foi verificado em relação a sua especificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com