TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Confidencialidade Um Fator Essencial Na Profissão De Secretariado Executivo

Exames: Ética E Confidencialidade Um Fator Essencial Na Profissão De Secretariado Executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  3.038 Palavras (13 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 13

Ética e confidencialidade um fator essencial na profissão de Secretariado Executivo

Autora: Erika de Sousa Lima

Resumo

A profissão de Secretário Executivo cresce a cada ano em suas funções diárias, toma decisões gerenciais,executa tarefas relevantes para a empresa e pelas suas mãos circulam informações de grande importância. O trabalho parte do seguinte problema: A ética nas organizações e confidencialidade empresarial de leitura de livros, vários autores que tratam dessas temáticas foram pesquisados eanalisados. Respaldada nessa teoriaentre outras questões, que o SecretárioExecutivo para estar integrado com as funções que lhe são exigidas, tem que agir comhonestidade, ter conduta ética pautada em sólidos valores morais e saber gerenciar suasemoções, criando em torno de sium ambiente harmônico, de confiança e estruturado naverdade.

Palavras-Chaves: Ética,Confidencialidade,Organização.

ABSTRACT

The profession ofExecutive Secretarygrows everyyear intheir daily duties, takingmanagerial decisions, performtasksrelevant tothe companyand itshandscirculateinformationof great importance. Theworkingpart of thefollowing issue: Ethicsin organizationsandbusiness confidentialityreadingbooks, many authors dealing with suchthemeswere researched andanalyzed. Supportedthat theoryamong otherissues, thatthe Executive Secretary tobeintegrated withthe functionsthat arerequired, must actwith honesty,ethical conducthaveguidedon solidmoral valuesandlearnto manage youremotions, creating arounditself aharmonious environment, reliableand structuredactually.

1.Introdução

Atualmente o mercado de trabalho e muito mais exigente, e busca profissionais que estejam comprometidos com a responsabilidade e a verdade. Neste trabalho e abordado os pontos principais para que uma secretaria (o) desenvolva em seu local de trabalho a conduta profissional, e preocupando-se com crises, inversão de valores, confidencialidade e ética, esse tema tem sido alvo de estudiosos que tentam entender o que leva milhões de profissionais a agirem em nome da desonestidade e do individualismo no contexto atual. Nesse sentido analisar a profissão de Secretariado Executivo dentro desse mesmo cenário, resgatar valores éticos universais como a solidariedade, justiça, respeito e honestidade, fator essencial na profissão de Secretaraido Excutivo.

2. Conceito Geral da Ética

Ética é a ciência da conduta humana, segundo o bem e o mal, com vista á felicidade. É a ciências que estuda a vida do ser humano, sob o ponto de vista da qualidade da sua conduta . Disto precisamente tratar a Ética, da boa e da má conduta e da correlação entre boa conduta e felicidade, na interioridade do ser humano. Segundo Raiz (2008) “A ética não e uma ciências teórica ou especulativa, mas uma ciência prática, no sentido de que se preocupa com a ação, com o ato humano”.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com as outras relações justas e aceitáveis via de regras queestá, fundamentada nas ideias do bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz. Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser o seu diferencial no mercado. Segundo Jacomino (2000).

Hoje mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha, no mercado, a mancha vermelha da desconfiança. Conforme Jacomino (2000).

3. Código de Ética do Profissional de Secretariado

Como publicado no Diário Oficial da União em julho de 1989, o Código de Ética do Profissional de Secretariado é um dos instrumentos básicos para o direcionamento correto da atuação como profissionais.

Art.1º. - Considera-se Secretário ou Secretária, com direito ao exercício da profissão, a pessoa legalmente credenciada nos termos da lei em vigor. Art.2º. - O presente Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas de procedimentos dos Profissionais quando no exercício de sua profissão, regulando-Ihes as relações com a própria categoria, com os poderes públicos e com a sociedade. Art.3º. - Cabe ao profissional zelar pelo prestígio e responsabilidade de sua profissão, tratando-a sempre como um dos bens mais nobres, contribuindo, através do exemplo de seus atos, para elevar a categoria, obedecendo aos preceitos morais e legais. Art.5º. - Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários: Considerar a profissão como um fim para a realização profissional; Direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética; Respeitar sua profissão e exercer suas atividades, sempre procurando aperfeiçoamento; Operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de comunicação com o público; Ser positivo em seus pronunciamentos e tomado de decisões, sabendo colocar e expressar suas atividades; Procurar informar-se de todos os assuntos a respeito de sua profissão e dos avanços tecnológicos, que poderão facilitar o desempenho de suas atividades; Lutar pelo progresso da profissão; Combater o exercício ilegal da profissão; Colaborar com as instituições que ministram cursos específicos, oferecendo-lhes subsídio e orientações. Art.6º. - A Secretária e o Secretário, no exercício de sua profissão, deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados. Art.7º. - É vedado ao Profissional assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria.

4.A Importância da Ética ao Secretariado Executivo

Agir corretamente, hoje, não é só uma questão de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter umacarreira longa e respeitada. Esta técnica está relacionada aos comportamentos humanos, pois o profissional de Secretariado Executivo precisa ter uma postura adequada para conviver na organização. Segundo Jacomino (2000): A competência humana é pessoal, cada um tem sua própria personalidade. E atualmente, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso.

Segundo o mesmo autor, Ética deve ser entendida como um conjunto de princípios básicos que visa a disciplinar e regular o costume, a moral e a conduta das pessoas. Analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com