TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Divisão de números com ponto flutuante no Pentium

Por:   •  15/11/2017  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 2

O que Divisão de números com ponto flutuante no Pentium (1993).

Um problema com os microprocessadores provocou uma falha na divisão de números com ponto flutuante.

Quando Em 1994, um professor descobriu uma falha matemática no chip Pentium, que apresenta solução incorreta para divisão envolvendo números muito grandes.

Thomas Nicely percebeu o erro ao realizar alguns cálculos. Na expressão onde se divide A por B e depois multiplica o resultado por B, se obtém o próprio número A. Nicely atribuiu A= 4.195.835 e B= 3.145.727, o que resultava em 256.

Onde Todo o mundo

Como ocorreu Na época de testes, a empresa notou que havia uma falha em uma tabela usada para aumentar a velocidade do algoritmo de multiplicação em ponto flutuante do processador. No entanto, os testes mostravam que se tratava de um erro muito raro (uma vez em cada 27.000 anos).

Acreditando que ninguém iria perceber o erro, a empresa deixou para corrigir o problema em versões posteriores (Pentium III, IV, etc.) e não substituiu imediatamente os produtos como de costume.

A IBM, fabricante de inúmeros computadores com processadores da Intel, declarou que a possibilidade do erro era uma vez a cada 24 dias, e não os 27.000 anos anunciados pela Intel, ameaçando retirar do mercado todos os computadores com processadores que possuíam tal erro. A Intel se viu obrigada a trocar seus processadores que possuíam o erro.

Por que ocorreu Devido a falhas estruturais na fabricação do produto (Processador)

O processador Intel Pentium usa uma unidade de ponto flutuante para realizar cálculos de ponto flutuante ou decimais.

Quando um aplicativo tenta dividir dois números, essa unidade de ponto flutuante acessa uma tabela que contém dados de como realizar tal cálculo, mas acontece que alguns valores dessa tabela foram acidentalmente omitidos, o que causou com que os cálculos que necessitavam desses específicos dados omitidos, tivessem seu resultado impreciso.

Custos envolvidos A Intel assumiu o erro, mas inicialmente se propôs a trocar apenas os processadores de quem conseguisse provar que usava o computador para cálculos matemáticos que exigissem precisão absoluta.

Entre $300.000.000,00 - $450.000.000,00 dólares, sem contar os danos a sua imagem.

Como poderia ter sido evitado Como a empresa havia descoberto o erro na fase de testes do produto, deveriam ter optado por corrigir o defeito antes do lançamento, pois seria utilizando um valor muito inferior a substituição dos produtos e os problemas seriam solucionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com