TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA HIDRÁULICA O QUE É?

Por:   •  5/11/2022  •  Seminário  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

ENERGIA HIDRÁULICA

O QUE É?

É a forma de energia obtida pelo aproveitamento do potencial gravitacional da água corrente e de quedas d`água. Para a geração de energia elétrica sua transformação ocorre dentro das usinas hidrelétricas.

O Brasil possui em seu território uma diversificada matriz energética e um enorme potencial hídrico. Por conta disso, a energia hidráulica continua sendo a principal fonte da matriz energética do Brasil, como mostra o gráfico:

[pic 1]

QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?

É uma fonte de eletricidade segura para o meio ambiente e os seres humanos por substituir as termoelétricas que emitem grandes quantidades de gases de efeito estufa pela queima de combustíveis fosseis e não produzem poluentes do ar. Além disso, pode ser alterada rapidamente a sua capacidade de geração, por meio do aumento da vazão e água que passa pelas turbinas, as hidrelétricas conseguem atender picos de consumo mais rápido que outras fontes.

E trata-se de uma fonte limpa e renovável. Afinal de contas, é um recurso que ainda é constantemente reposto pela natureza.

COMO FUNCIONA?

A energia hidráulica é gerada por meio de uma série de processos, como a precipitação das águas. Sua geração depende da ocorrência de chuvas que geram um aumento significativo do volume de água dos rios, aumentando a produção de energia nas hidrelétricas além de impactarem diretamente no preço da energia que vai ser repassada para o consumidor

Para ser transformada em eletricidade, a energia potencial da água armazenada nos reservatórios precisa antes ser convertida em energia cinética por meio dos dutos coletores, em seguida em mecânica por meio do movimento de rotação das turbinas e por fim em elétrica por meio do gerador no interior das usinas.

A água é conduzida por dutos coletores até a turbina. Essa turbina nada mais é que uma roda dotada de pás que é ativada com a chegada da água.

Essas pás estão conectadas ao eixo de um gerador, que finalmente transformará a energia do movimento de rotação da turbina em energia elétrica. Após provocar esse movimento, a água volta ao seu leito natural pelo canal de fuga.

COMO MEDIR A POTÊNCIA DA ENERGIA HIDRELÉTRICA?

É medida por duas grandezas o desnível e a vazão de água.

O desnível é a medida vertical entre o nível da represa e o nível mais baixo onde a água pode ser devolvida no leito natural do rio.

A vazão é a água disponível para movimentação das turbinas.

[pic 2]

P: Potência média (kW)

ρ: Densidade da água (kg/m3)

g: Aceleração da gravidade (aproximadamente 9,81 m/s2)

Q: Vazão de água (m3/s)

h: altura (m)

η: Rendimento

O rendimento representa o aproveitamento total, já que ocorrem perdas no decorrer de toda operação fazendo com que não ocorram 100% de aproveitamento. Essas perdas estão em diversos fatores como a queda da tomada de água, nível do reservatório e perdas mecânicas e hidráulicas nos equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (650.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com