TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA DE SOFTWARE

Por:   •  30/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

1. O que é um requisito?

Requisito é aquilo que foi requisitado; ou ainda uma condição para se alcançar determinado fim. Ao aplicar sua definição ao contexto de engenharia de software, podemos perceber que um requisito nada mais é do que uma especificação de uma funcionalidade - ou ainda necessidade - que deverá estar presente no software solicitado pelo cliente ou usuário.

2. O que são requisitos de um domínio?

Considerando que requisitos são especificações de abrangentes tanto a funcionalidade quanto às propriedades do sistema, é possível enquadrar requisitos do domínio como sendo objetivos que abrangem a aplicação como um todo, englobando também as restrições que possam haver no software - ou seja, as regras de negócio.

3. O que é estudo da viabilidade?

O estudo da viabilidade trata-se da validação da criação do projeto, isto é, se existem motivos para que o software seja desenvolvido e aplicado em determinada área. É estudado a coleta de informações de forma breve, a fim de concretizar a necessidade do projeto.

4. Qual a função da validação dos requisitos?

Trata-se em avaliar os requisitos feitos para o projeto, como por exemplo: validar se existem conflitos entres os requisitos, como eles se complementam, ambiguidades entre eles e a validação com o cliente.

5. O que define a limitação da complexidade?

É definido à partir da análise de pontos de função (APF), que nada mais é que classificar as referências das funcionalidades existentes no sistema a ser desenvolvido. Possui três métricas que podem ser utilizadas: Linhas de código (LOC), Pontos por caso de uso (PCU) e Pontos de função (PF).

6. Como devem ser as histórias nos testes de aceitação?

O teste de aceitação é a última ação de teste antes da implantação do software. A meta do teste de aceitação é verificar se o software está pronto e pode ser usado pelos usuários finais para executar as funções e as tarefas para as quais foi criado. Existem três estratégias comuns para implementar um teste de aceitação. Aceitação formal / Aceitação informal ou teste alfa / Teste beta.

7. No que o XP é baseado?

Essa metodologia - a qual é voltada para o desenvolvimento - é fundamentada em 5 pilares, ou valores, que são: • Comunicação: é importante que haja troca de informações entre todos os envolvidos no projeto, isto é, é de extrema que haja contato entre o cliente e a equipe responsável pela execução do projeto. • Coragem: esse pilar está focado principalmente em aceitar as mudanças que podem vir à ocorrer ao longo do desenvolvimento - isso porque os requisitos feitos pelo cliente podem sofrer alteração. • Feedback: consiste em avaliar como ocorrem as etapas do projeto, e deve ser feito o mais cedo possível, a fim de corrigir falhas e realizar ajustes necessários que poderiam afetar a finalização do projeto. • Respeito: trata-se do respeito que deve existir entre os envolvidos no projeto, para que eles possam conviver em um ambiente satisfatório. • Simplicidade: evitar fazer o uso de soluções genéricas que não serão utilizadas e optar pela solução que possa ser a mais simples.

8. Quais os quatro tipos de manutenção?

Manutenção Corretiva: Correção de erros no software que não foram identificados na fase teste, caso exista uma fase teste no software, em determinadas situações esses erros podem não atrapalhar a execução do software e não acarretar maiores preocupações, já que este pode ser solucionado por meio de simples reparos, no entanto pode haver casos mais complexos que necessite de um reparo temporário, para apagar o incêndio com o objetivo de o software voltar a executar suas funções básicas e que haja tempo a seus mantenedores para conseguir solucionar o erro em sua totalidade e assim disponibilizá-lo em uma nova versão

Manutenção Adaptativa: Adaptação no software para acomodar as constantes mudanças ocorridas em seu ambiente externo, essas mudanças podem ser em regras de negócio, constituição e leis que tenha consequências a funções do sistema, assim como a criação de uma nova plataforma de hardware, podendo ser uma nova geração de processadores, ou periféricos na qual o software consiga aproveitar seus recursos, além de uma nova versão de um sistema operacional que possa não ser totalmente compatível ao software.

Manutenção Evolutiva (ou perfectiva): Modificações não previstas no

documento de requisitos original do software. Tem por intuito melhorar a qualidade do software, acrescentando novas funcionalidades, melhorando seu desempenho, ou até mesmo modificando seu código-fonte buscando obter melhor legibilidade ou adequação a alguns paradigmas de programação.

Manutenção Preventiva (reengenharia): Alterações no software buscando melhorar a confiabilidade ou oferecer uma estrutura melhor para futuras manutenções. A manutenção preventiva parte de uma observação reconhecida pelos mantenedores sobre o que poderá gerar algum tipo de erro no software, desta forma tal erro será tratado antes que um problema venha a ocorrer.

9. O que é abstração?

A abstração demonstrar as características essenciais de um objeto que diferencia de outros. Permite agrupar entidades associadas por propriedades comuns, representando as propriedades dos objetos sem referência detalhes de implementação. Utilizando a orientação a objetos, podemos ocultar implementações e propriedades privadas atrás de interfaces públicas. Isso está relacionado ao conceito de encapsulamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com