TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 5

Engenharia de Software

Questionário

  1. Quais as principais etapas de um projeto de software? Diferencie-as, mencionando seus objetivos e atividades.

Concepção – Analise de requisitos, identificando as necessidades informações da organização e analise das alternativas identificando a avaliação de sistemas alternativos.

Projeto – trata da construção das especificações para o projeto. Essas especificações incluem o projeto das interfaces, banco de dados, características físicas do sistema, tais como número, tipos e localizações das estações de trabalho, hardware de processamento, o cabeamento e os dispositivos de rede. Deve especificar os procedimentos para testar o sistema completo antes da instalação.

Criação – Desenvolvimento ou aquisição do software, a provável aquisição do hardware e o teste do novo sistema.

Implementação - Ocorre após o sistema ter passado satisfatoriamente por testes de aceitação. O sistema é transferido do ambiente de desenvolvimento para o ambiente de produção. O sistema antigo (se existir) deve migrar para o novo.

Manutenção - Refere-se a todas as atividades relacionadas a um sistema depois que ele é implementado. Deve incluir atividades tais como a correção de software que não funcione corretamente, a adição de novos recursos aos sistemas em resposta às novas demandas dos usuários.

  1. Diferencie os conceitos de Engenharia de software, Projeto de Software (fase de desenvolvimento, projetar), Arquitetura de Software (atividade, arquitetar) e infraestrutura de sistemas.

Engenharia de Software – Conjunto de técnicas e atividades de forma a produzir um software de qualidade.

Projeto de Software –  É o primeiro passo da fase de desenvolvimento de qualquer produto ou sistema. O objetivo do projetista é construir um modelo (ou representação) de uma entidade que será construída. O processo utilizado no desenvolvimento do modelo combina intuição, julgamento baseado na experiência adquirida no desenvolvimento de entidades similares entre outros.

Arquitetura de Software – Enfoque no ambiente externo, ou seja, atribuições de funcionalidades a elementos de design: distribuição física; composição de elementos de design; escalonamento e desempenho e seleção entre as alternativas de design.

Infraestrutura de sistemas – Conjunto de atividades e estruturas que servem de base para o desenvolvimento de outras atividades.

(Engenharia de sistemas – Se ocupa de todos os aspectos do desenvolvimento e da evolução de sistemas complexos, em que o software desempenha papel principal. A engenharia de sistemas se preocupa não só com o desenvolvimento do hardware, projetos, politica de processos e implantação de sistemas, mas também da Engenharia de Software)

  1. O que é arquitetura de software? Qual a sua importância?

A arquitetura de software é um nível de design voltado para questões que vão: "além dos algoritmos e das estruturas de dados da computação”. A projeção e a especificação da estrutura geral do sistema emergem como um novo tipo de problema. As questões estruturais incluem organização total e estrutura de controle global; protocolos de comunicação, sincronização e acesso a dados; atribuição de funcionalidade a elementos de design; distribuição física; composição de elementos de design; escalonamento e desempenho; e seleção entre as alternativas de design. A arquitetura é um elemento essencial em qualquer projeto de sistema de software atuando como um elo entre requisitos e código.

  1. O que é um padrão arquitetural? Qual seu objetivo?

Padrões Arquiteturais expressam formas de organizar a estrutura fundamental do sistema, através delas e possível à construção de uma arquitetura aderente a certas propriedades. Tem como definição a organização do sistema.

  1. O que é um modelo de referência da arquitetura?

Um modelo de referência é um framework abstrato para entendimento dos relacionamentos significantes entre as entidades de algum ambiente. Ele habilita o desenvolvimento de arquiteturas específicas usando padrões consistentes ou especificações suportando aquele ambiente.

  1. E o que é uma arquitetura de referência?

Padrão ou conjunto de padrões de arquitetura predefinido, possivelmente parcial ou totalmente instanciado, projetado e testado em determinados contextos de negócios e técnicos com artefatos de suporte que permitam seu uso. Geralmente, esses artefatos são resultantes de projetos anteriores.

  1. O que é um estilo arquitetural? Como eles são utilizados?

Também chamado de visão de arquitetura, o estilo arquitetural  reduz o conjunto de formulários que podem ser escolhidos e impõe um determinado grau de uniformidade à arquitetura. O estilo pode ser definido por um conjunto de padrões, ou pela escolha de componentes ou conectores específicos que funcionarão como os tijolos básicos da construção. Em um determinado sistema, alguns estilos podem ser capturados como parte da descrição da arquitetura como um guia de estilo de arquitetura.

  1. O que deve ser considerado para a seleção de um estilo? Que passos a serem seguidos?

Os principais elementos da arquitetura, o estilo arquitetural dominante, responsabilidades adicionais associadas com a escolha do estilo e modificação do estilo para atingir objetivos adicionais.

  1. Quais são os principais passos do processo de arquitetura de software? Descreva cada passo brevemente.

Elaboração do modelo de negócio – Analisar custo, tempo de desenvolvimento, restrições de mercado, interfaces com outros sistemas, etc.

Entendimento dos requisitos – Levantamento dos requisitos e modelos de negócios.

Criação ou uma seleção de uma arquitetura – identificação dos componentes e suas interações, das dependências de construção e tecnologias que apoiam a implementação.

Representação da arquitetura e divulgação – permitir as desenvolvedores e testadores o entendimento da arquitetura.

Implementação da arquitetura seguindo sua estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com