TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  6/11/2017  •  Artigo  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário estudos – Eng de Software

- O que é qualidade de software?

É estar em conformidade com os requisitos do cliente, antecipar e satisfazer as necessidades do usuário, escrever tudo o que será feito e fazer tudo o que foi escrito, produzir no prazo e custos estabelecidos e gerar um produto sem falhas.

- Segundo a atual norma brasileira de qualidade, como é conceituada a qualidade?

É a totalidade das características de uma entidade que lhe confere capacidade para satisfazer necessidades explícitas e implícitas.

- A quais princípios a qualidade está intimamente relacionada?

Desempenho de pessoas, processo de trabalho, satisfação do cliente e cultura organizacional.

- Cite 3 exemplos de software com e sem qualidade:

Sem: Projetos de softwares difíceis de planejar e controlar, custos e prazos não são mantidos, impacto na imagem da empresa no mercado.

Com: Projetos, prazos e custos sob controle, diminuição de erros nos projetos de software, melhoria na competitividade da empresa.

- Quais os princípios básicos da qualidade de software?

Fazer primeiro da primeira vez, processo preventivo, atenção às necessidades do usuário, responsabilidade de todos, melhoria continua.

- Quais os benefícios são observados como resultado direto da produção de um software com qualidade?

Aumento da produtividade, redução de defeitos no produto, aumento da confiabilidade no produto, menos retrabalho, menos horas extras, maior satisfação do cliente.

A NBR ISO 9000-3 abrange questões relacionadas com o entendimento dos requisitos funcionais, o uso de metodologias consistentes desde a concepção até a manutenção. Uma das principais limitações da NBR ISO 9000-3 é que nela não são abordados os aspectos relacionados com a melhoria contínua do processo, aspectos cobertos pelos modelos

Iso 15504 e CMMI

No processo de qualidade existem dois conceitos que sempre causam confusão com relação ao próprio conceito e à sua finalidade. São eles: a garantia da qualidade e o controle da qualidade. Assinale a alternativa que caracterize ações de garantia da qualidade.

Padrões e Revisões

Qual é o nível que se refere a atingir os objetivos, mas sem controle de escopo, prazo e custos e sem padrões de qualidade?

Nível 1        

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem diversos fatores para motivar uma empresa a implantá-lo. Entre os fatores apresentados a seguir, qual traz resultados mais eficazes?

Conscientização da alta administração.

A ISO 15504 detalha como deve ser realizado o processo de desenvolvimento, abordando os aspectos primários relacionados com a engenharia de software e a relação cliente-fornecedor, além dos processos de apoio à qualidade, gestão e os processos organizacionais.

No MPS.BR, as áreas de processo de validação e verificação estão associadas a qual nível de maturidade?

Ao nível D

Na representação estagiada do CMMI, as áreas de processo estão distribuídas em cinco níveis de maturidade, de forma a permitir a melhoria gradativa do nível de qualidade do software nas empresas. Essa representação é a mais usada e a mais comum no mercado de software, pois deriva do modelo CMM original. Assinale a alternativa que apresenta uma área de processo do nível 2.

Gerenciamento de requisitos

No MPS.BR, as áreas de processo de validação e verificação estão associadas a qual nível de maturidade?

Nivel D

O CMMI apresenta duas abordagens para definição do nível de evolução em que uma organização se encontra. São as representações contínua e estagiada. A representação contínua permite a uma organização atingir diferentes níveis de capacidade para cada área de processo e traz como vantagem:

maior flexibilidade na evolução da maturidade;

O MPS.BR estabelece 7 níveis de maturidade como indicadores de evolução da qualidade, representando estágios de melhoria da implementação de processos na organização. O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite definir quão maduro está seu modelo de qualidade. Os níveis que representam, respectivamente, a evolução para uma gestão quantitativa e de melhoria contínua dos processos são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com