TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  30/1/2018  •  Abstract  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DO MARANHÃO

DISCIPLINA DE ENGENHARIA DE REQUISITOS

ALUNO: CLESIO AVELINO LIMA

Resumo do cap. 26/27 do livro de Engenharia de Software

Estimativa de projeto de software

 Ao iniciar um projeto deve ser realizado uma série de atividades chamadas de planejamento sendo assim a equipe deve fazer uma estimativa do trabalho, recursos e tempo necessários para conclusão,  devem também estabelecer um cronograma e definir as atividades.

 

Observações e estimativas

 O planejamento requer que você assuma um comprometimento inicial mesmo que  venha a perceber mais tarde que está errado, deve-se portanto aceitar um certo grau de incerteza

 A estimativa  é muito mais uma arte do que uma ciência assim, requer experiência acesso a boas informações históricas e a coragem de se comprometer com as previsões quantitativas quando tudo o que existe são apenas informações qualitativas.

Desta forma alguém que pela primeira vez desenvolve uma sofisticada aplicação para o comércio eletrônico pode considerá-la excessivamente complexa,  no entanto,  uma equipe de engenharia para web  que desenvolve sua décima aplicação web para comércio eletrônico consideraria isso um trabalho comum.

 O tamanho do projeto é outro fator importante que pode afetar a precisão e a eficácia das estimativas à medida que o tamanho aumenta a interdependência entre os vários elementos do software que cresce rapidamente.  a decomposição do problema é uma abordagem importante para a estimativa .

O grau de incerteza estrutural também pode ter um efeito sobre o risco das estimativas, neste contexto,  a estrutura refere-se ao grau segundo o qual os requisitos foram santificados a facilidade com   a qual as opções podem ser separadas e a natureza das informações a serem processadas.

Recursos

 A segunda tarefa do planejamento e a estimativa dos recursos necessários para executar o trabalho de desenvolvimento de software as principais categorias de recursos de engenharia de software são pessoas componentes de software reutilizados e o ambiente de desenvolvimento

Recursos humanos

 

É importante selecionar as habilidades necessárias para completar o desenvolvimento,  para projetos relativamente pequenos o único profissional para executar todas as tarefas da engenharia de software mas para projetos maiores a equipe pode estar geometricamente dispersa em localizações diferentes,  portanto é especificada a localização de cada recurso humano.

Recursos de software reutilizáveis

  A criação e a reutilização de blocos básicos de software é muito importante, estes blocos básicos também são chamados de componentes e devem ser catalogados para facilitar a referência,  nesta catalogação Podemos dividir em Componentes de prateleira, componentes totalmente testados, componentes parcialmente testados, novos componentes.

 Recursos de ambiente

O ambiente que suporta um projeto de software muitas vezes chamado de ambiente de engenharia de software,  se incorpora hardware  e software, o  hardware fornece uma plataforma que suporta as ferramentas de software necessárias para produzir os artefatos.

.

Estimativa do projeto de software

 Apesar das estimativas de custos e esforço de  software nunca serão uma ciência exata muitas variáveis fatores humanos técnicos e ambientes e políticos podem afetar o custo final do software.  para conseguir estimativas confiáveis de custo e esforço surge uma série de opções:

  1. adie a estimativa no decorrer do projeto
  2.  fundamente suas estimativas em projetos similares que já foram completados
  3. use técnicas relativamente simples para gerar estimativas de custo de projeto e esforço
  4. use um ou mais Modelos empíricos para Estimativa de custo e esforço do software.

 Técnicas de decomposição

A estimativa de projeto de software é uma forma de solução de problema e na maioria dos casos o problema a ser resolvido é  desenvolver uma Estimativa de custos e esforço que se tornam uma atividade  muito complexa para ser considerado em uma única parte,  por esta razão você deve decompor o problema em partes menores.

 No dimensionamento de software a precisão de uma estimativa de projeto de é baseada em vários itens:

  1. Grau com que você estimou adequadamente o tamanho do produto a ser criado
  2. Habilidade para traduzir a estimativa de esforço humano; tempo de trabalho e recursos financeiros
  3. O grau com que o plano do projeto reflete as habilidades da equipe de software
  4. A estabilidade dos requisitos do produto e o ambiente diz que suporta o trabalho de engenharia de software

 No contexto do planejamento de projetos tamanho se refere a um resultado quantificável do projeto de software,   se for adotada uma abordagem direta o tamanho pode ser medido em linhas de código e se for colhida uma abordagem indireta o tamanho representado por pontos de função.

  Estimativa baseada em problema

Dados de LOC e FP   são usados de duas maneiras diferentes durante a estimativa do projeto de software a primeira como variáveis de estimativa para dimensionar cada elemento do software e a segunda como métricas de referência coletados de projetos anteriores e utilizados em conjuntos estimativa para desenvolver projeções de custo e esforço.

 Estimativas LOC e FP  são técnicas distintas, no entanto, ambas têm muitas características em comum. inicia-se com uma definição de limitado do escopo do software e daí tentasse decompor a definição e funções de problemas que podem ser estimados individualmente.

Estimativas baseadas em processo

 Esta é a técnica mais comum para estimativa de projeto,  baseada no processo a ser usado,  Isto é,  o processo é decomposto em um conjunto relativamente pequeno de tarefas e estudado o trabalho necessário para executar cada tarefa, Igual as técnicas baseadas em problemas,  a estimativa baseada em processo começa com delineamento das funções de software obtidas do escopo do projeto.Da combinação  entre as funções do problema e as atividades do processo você pode estimar o esforço necessário para executar cada atividade de software .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com