TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  28/5/2018  •  Resenha  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 5

Engenharia de Software - Lista 2

Explique as principais causas da Crise do Software.

As razões da crise do software tem ligação com a complexidade do processo de software e a imaturidade em relação a profissão da engenharia de software. Na prática, diversos sistemas são mal projetados, mal estruturados, mal documentados e não condiz com às expectativas dos clientes. As principais razões dessas questões se devem aos seguintes fatos:

• As avaliações de prazo e de custo constantemente são equivocadas;

• Não dedica-se tempo para fazer a coleta de dados a respeito do processo de desenvolvimento de software;

• Com poucos dados históricos como guia as estimativas têm sido a olho, com resultados previsivelmente ruins;

• A produtividade das pessoas da área de software não está associado a demanda por seus serviços;

• Os projetos de desenvolvimento de software normalmente são realizados apenas com uma imprecisão do que o cliente exige;

• A qualidade de software é menos que apropriada;

• O software existente é muito difícil de manter: A facilidade na manutenção do software não foi destacada como algo importante.

Comente os seguintes mitos relacionados ao processo de desenvolvimento de software:

Se a equipe dispõe de um manual repleto de padrões e procedimentos de desenvolvimento de software, então a equipe está apta a encaminhar bem o desenvolvimento.

Antes da equipe partir para o desenvolvimento é necessário estabelecer regras e procedimentos para trabalho em equipe, como: definir objetivos, ferramentas para o desenvolvimento, divisão de trabalho, cronogramas e recursos.

Se o desenvolvimento do software estiver atrasado, basta aumentar a equipe para honrar o prazo de desenvolvimento.

O aumento da equipe nem sempre traz benefícios, pois como o desenvolvimento já começou, os novos membros precisam antes estudar e entender o funcionamento do software, assim, somente quando se adaptarem ao funcionamento e ao que é esperado do software, poderão trabalhar de maneira adequada, o que pode levar um prazo além do estimado.

Uma descrição breve e geral dos requisitos do software é o suficiente para iniciar o seu projeto... maiores detalhes podem ser definidos posteriormente.

Na gerência de processos um dos parâmetros para o sucesso de um projeto é um escopo bem definido e uma visão ampla de todos os detalhes do software antes da sua execução, assim, antes de iniciar a programação do software, a documentação deve estar bem definida e detalhada, para evitar erros e confusões e garantir um desenvolvimento bem sucedido.

Enquanto o programa não entrar em funcionamento, é impossível avaliar a sua qualidade.

A premissa básica dos estudos de qualidade é que a qualidade do produto depende da qualidade do processo de desenvolvimento (PRESSMAN, 2006). Portanto, a qualidade do programa pode ser avaliada de acordo com seu processo de desenvolvimento e não apenas no resultado final.

O produto a ser entregue no final do projeto é o programa funcionando.

Além do programa funcionando, o produto final deve conter toda a documentação do sistema, que descreve sua estrutura; documentação do usuário, que explica como usar o sistema; e sites, para usuários baixarem a informação recente do produto.

Conceitue Engenharia de Software e explique sua importância.

Engenharia de software é uma abordagem sistemática e disciplinada para o desenvolvimento de software (PRESSMAN, 2006). A engenharia de software é muito importante porque com ela é possível especificar, projetar, implementar e manter o sistema de software para que assim, se tenha a garantia de que o software que está sendo desenvolvido é de qualidade.

Discorra sobre o triângulo crítico de Engenharia de Software: requisitos, prazos e custos.

O cliente precisa saber quanto custará o software que ele está pedindo. Mas para isso é necessário verificar os requisitos e quanto tempo o desenvolvimento do software irá demorar. Assim como um pedreiro na construção civil, antes de falar o preço ele precisa saber exatamente o que deverá ser feito para só depois fazer alguns cálculos e falar o quanto custará.

Conceitue projeto, de acordo com o PMI, e explique as suas fases.

De acordo com o PMI, um projeto pode ser classificado como um conjunto de atividades realizadas em grupo que visam produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Ele é considerado temporário, pois tem um início, meio e fim, dirigidos por um escopo bem definido. As fases são:

Iniciação: Observar o problema ou oportunidades claramente, identificar e avaliar as partes interessadas (stakeholders), identificar o processo decisório, delimitar as expectativas na realidade e desenvolver a documentação de abertura do projeto.

Planejamento: Restringir o escopo do projeto, traduzir requisitos de negócio em especificações de projeto, elencar e gerenciar riscos, estimar custos, prioridades e cronograma.

Execução: Construir times de projeto, facilitar comunicação, cooperação e colaboração, negociar e gerenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com