TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  13/10/2018  •  Artigo  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

  1. O SOFTWARE: INTRODUÇÃO

Software de computador é um produto desenvolvido por profissionais, ao qual abrange programas executáveis em um computador de diversas arquiteturas, abrangendo praticamente qualquer tipo de mídia eletrônica. A engenharia de software abrange um processo, um conjunto de métodos e um leque de ferramentas que possibilitam aos profissionais desenvolverem software de alta qualidade.

Os engenheiros de software criam e dão suporte a ele e, direta ou indiretamente, todos do mundo industrializado o utilizam.

O Software é importante porque afeta quase todos os aspectos de nossas vidas, tornou-se algo incorporado, seja no comercio, na cultura e em nossas atividades Cotidianas. A engenharia de software é importante porque ela nos capacita para o desenvolvimento de sistemas complexos dentro de um determinado prazo e com alto nível de qualidade.

Na criação de um software muitas etapas são envolvidas, cria-se software para computadores da mesma forma que produtos bem-sucedido: aplicando-se um processo adaptável e ágil que conduza a um resultado de alta qualidade, atendendo as necessidades daqueles que usarão o produto. Aplica-se uma abordagem de engenharia de software.

Do ponto de vista de um engenheiro, um Software é um conjunto de programas, conteúdo (dados) e outros artefatos que são software. Entretanto, ao ponto de vista do usuário, o software consiste em informações resultantes que, de alguma forma, tornam a vida dele melhor.

Software de computadores continua a ser a tecnologia única mais importante do cenário mundial. Há cinquenta anos, ninguém poderia prever que o software iria se tornar uma ferramenta indispensável aos negócios, ciência e engenharia; que software iria viabilizar a criação de novas tecnologias, o aditivo por trás da revolução do computador pessoal; que tais seriam comprados pelos consumidores em lojas de bairro; que software evoluiria de produto para serviço, na medida que empresas de software “sob encomenda” oferecessem funcionalidades imediatas a seus clientes, por via de um navegador Web; que uma companhia de software iria se tornar a maior e mais influente do que quase todas as companhias da era industrial.

Conforme aumenta a importância do software, desenvolve-se tecnologias que tornem mais fácil, mais rápido e mais barato desenvolver e manter programas de computador de alta qualidade.

  1. NATUREZA DO SOFTWARE

O software, nos dias de hoje, assume um papel duplo. Ele é um produto e, ao mesmo tempo é o veículo de distribuição de produtos. Como um produto, fornece o potencial computacional representado pelo hardware ou, por uma rede de computadores que podem ser acessados por um hardware local. Independente do software ser de um celular ou operar dentro de um mainframe, ele é um transformador de informação, produzindo, gerenciando, adquirindo, modificando, exibindo ou transmitindo informações que podem ser tão simples quanto um bit, ou complexo quanto uma apresentação multimídia. Como veículo de distribuição do produto, o software atua como a base para o controle do computador (Sistemas Operacionais), a comunicação de informações (redes) e a criação e o controle de outros programas (ferramenta de software e ambientes).

O software distribui o produto mais importante de nossa era: a informação. Ele transforma dados pessoais de modo que possam ser mais uteis num determinado contexto; fornece um portal para redes mundiais de informação (internet) e os meios para obter as informações.

O desempenho do software tem passado por grandes mudanças nos últimos cinquenta anos. O aperfeiçoamento no desempenho do hardware, grandes mudanças de arquitetura, evolução, aumento na capacidade de memória e armazenamento, tudo isso resultou em sistemas computacionais mais sofisticados e complexos, produzindo resultados impressionantes quando o sistema é bem-sucedido.

  1. DEFININDO SOFTWARE

Uma descrição de software poderia ser a seguinte: (1) Software consiste em: instruções (programas de computadores) que, quando executadas, fornecem características, funções e desempenhos desejados; (2) estrutura de dados que possibilitam aos programas manipular informações adequadamente; e (3) informação descritiva, tanto na forma impressa como na virtual, descrevendo a operação e o uso dos programas.

  1. SOFTWARE NÃO “SE DESGASTA”

Software não é suscetível aos males ambientais o qual faz com que o hardware se desgaste. Portanto, mesmo não havendo desgaste, o software pode se encontrar em estado de deterioração. Durante sua vida, o software passa por alterações, e conforme essas medidas são tomadas, é provável que sejam introduzidos erros, assim o software pode vir a ficar deteriorado devido as modificações. Outro aspecto é que não existe peças de reposições de software. Cada defeito de software indica um erro no projeto ou no processo de codificação (programação).

  1. SOFTWARE GENÉRICO E PERSONALIZADO

Existem dois tipos de software: genéricos (que são conhecidos popularmente como software de prateleiras) e os softwares sob encomenda. Os softwares genéricos são aqueles desenvolvidos por uma organização para qualquer pessoa que quiser compra-lo. Seu desenvolvimento é feito com base em estudos de necessidades de mercado, como por exemplo o Office da Microsoft, um software desenvolvido para o público em geral onde suas especificações são controladas pelo próprio desenvolvedor.

O software sob encomenda, são desenvolvidos de acordo com as especificações do cliente, com todo o foco nas necessidades do cliente especifico.

  1. CAMPOS DE APLICAÇÕES DE UM SOFTWARE

Existem sete grandes categorias de software que apresentam desafios para os engenheiros de software:

Software de sistema – conjunto de programas feito para atender a outros programas, como por exemplo, compiladores, editores, componentes de sistemas operacionais, drivers, entre outros. São sistemas caracterizados por pesada interação com o hardware do computador.

Software de aplicação – programas sob medida que solucionam uma necessidade especifica do usuário. Além das aplicações convencionais de processamento de dados, o software de aplicação é usado para controlar funções de negócio em tempo real (por exemplo, transação em pontos de venda).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com